Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Leões vencem e vão ser cabeças de série

Por Jornal Sporting
14 Out, 2017

O Sporting CP venceu o Ekonomac (3-2) na última jornada da main round e garantiu o primeiro lugar do grupo, que dá o estatuto de cabeça de série à equipa verde e branca

Estando já apurada para a ronda de elite da UEFA Futsal Cup, a equipa de futsal do Sporting CP entrou neste sábado ao fim da tarde em acção frente ao Ekonomac, a equipa da casa nesta main round, na terceira e última jornada do grupo. Com o primeiro lugar em disputa - para o garantir, os leões tinham de não perder, enquanto os sérvios tinham de vencer -, a equipa verde e branca venceu (3-2) e conquistou assim o estatuto de cabeça de série no sorteio da próxima fase.

Com Marcão, João Matos, Pedro Cary, Merlim e Dieguinho de início, Nuno Dias viu a sua equipa a criar a primeira ocasião logo aos 2', com Cavinato a rematar ao lado em excelente posição para marcar. Os sérvios, a precisar de vencer para ficar em primeiro, apresentaram-se também com uma postura ofensiva, atirando ao poste por duas vezes nos minutos seguintes e dominando os primeiros minutos do encontro. 

Com dificuldades perante o conjunto do Ekonomac, a equipa leonina teve de subir as linhas de pressão e só a partir daí começou a condicionar mais o jogo do adversário, mas foi num lance de bola parada que o resultado se alteraria, no minuto 13, com o número 11 a marcar após uma reposição bem trabalhada. A perder pela primeira vez nesta main round, o Sporting CP fez subir Marcão por várias vezes, e numa delas acabou mesmo por conseguir o empate, após remate do guarda-redes e com um desvio de João Matos ao segundo poste, no minuto 16'. Depois do empate, a equipa verde e branca podia inclusive chegar à vantagem antes do intervalo por mais do que uma vez, mas no fim da primeira parte era a igualdade que se registava. 

O segundo tempo recomeçou da mesma forma, mais uma vez com Cavinato a ter a primeira oportunidade logo no primeiro minuto, em que o italo-brasileiro não acertou no alvo. A diferença acabou por surgir depois, visto que os leões não abrandaram e o Ekonomac não conseguiu contrariar a organização ofensiva do Sporting CP, que continuou à procura do golo e o marcou mesmo, precisamente por Cavinato, mais uma vez após assistência de Marcão. 

Claramente melhor após o regresso dos balneários, o conjunto de Nuno Dias dominou totalmente os primeiros minutos e, mesmo depois do golo, Dieguinho voltou a ameaçar, atirando à barra aos 6'. Depois de várias ameaças do conjunto português, a equipa da casa esteve muito perto de empatar, aos 10', mas com Marcão a ser superior perante um adversário isolado. Na sequência do canto dessa jogada, o Ekonomac enviou mesmo a bola por duas vezes consecutivas ao poste, mas com alguma sorte os leões mantiveram a sua vantagem.

A nove minutos do fim, o técnico sérvio optou pelo 5vs4, mas foi o Sporting CP quem primeiro criou perigo, uma vez mais por Marcão, que atirou de baliza a baliza e ainda acertou na barra. O golo acabaria por chegar depois, a quatro do fim, com Dieguinho a servir Diogo após uma grande jogada, que terminou praticamente com as aspirações dos sérvios, obrigados a vencer para ganhar o grupo. Até final, o Ekonomac ainda reduziu, numa jogada com guarda-redes avançado, mas a vitória leonina não foi colocada em causa.