Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Fortino crucial na vitória frente ao Burinhosa

Por Jornal Sporting
05 Nov, 2017

Sporting CP saiu vitoriosos de um jogo duro, em que esteve a perder, mas com Fortino a ser decisivo com três golos

A equipa de futsal do Sporting CP bateu o Burinhosa por 4-1 no final deste domingo, no Pavilhão João Rocha, conseguindo os três pontos na 9.ª jornada da Liga Sportzone. O jogo foi difícil - a equipa visitante foi a primeira a marcar e foi para o intervalo com o empate -, mas um Fortino de grande nível fez três golos e eliminou as dificuldades.

Com Gonçalo Portugal, Pedro Cary, Diogo, João Matos e Dieguinho de início, a equipa leonina entrou bem, sobretudo pelos desequilíbrios gerados por Diogo, que várias vezes ficou perto do golo ou da assistência, ainda que sem a eficácia necessária para desfazer o empate. Aos 7', o Burinhosa criou a sua primeira situação de perigo, com uma belíssima investida individual de Russo, parada por Gonçalo Portugal. 

O guardião leonino continuou em bom plano minutos depois, ao impedir o conjunto visitante do primeiro com mais duas boas intervenções. Num jogo dividido, foi mesmo o Burinhosa que fez o 1-0, na sequência de uma grande penalidade, efectuada por Varela, que Marquinhos não desperdiçou aos 9'. Na resposta, e com o apoio dos 2508 Sportinguistas presentes no Pavilhão João Rocha, os leões reagiram, mas primeiro foi Dieguinho a acertar no poste, depois foi João Matos a não conseguir concretizar um lance de golo iminente. 

Num bom momento da partida, a equipa de Nuno Dias não baixou a intensidade e foi recompensada por isso, com Fortino a empatar através de um fantástico gesto técnico, de primeira, a tirar a bola do alcance de John Welton, guarda-redes do Burinhosa, aos 15'. Até fim da primeira-parte, as duas equipas, cada uma com as suas armas, prosseguiram na procura pelo golo: os leões tiveram mais bola, mas a melhor ocasião até foi da equipa do Burinhosa, com o guarda-redes verde e branco a ser decisivo. 

O segundo tempo acabou por ser diferente, mas começou com a mesma intensidade do primeiro e com mais uma bola ao poste por parte dos leões. João Matos foi quem rematou com violência, mas sem conseguir colocar o Sporting CP na frente do marcador. Foi aos 5' da segunda-parte que a equipa da casa passou para a frente, de novo por Fortino, que agora marcou de grande penalidade. A vencer, o colectivo leonino não mostrou confiar na vantagem mínima e continuou a jogar exactamente da mesma forma, falhando algumas ocasiões para dilatar o marcador.

Foi através das já tradicionais bolas paradas que os leões conseguiram chegar ao 3-1, com Cavinato a encontrar espaço num canto e a facturar de pé esquerdo, sem hipóteses de defesa. A cinco minutos do fim, os visitantes começaram a utilizar guarda-redes avançado, o que forçou a equipa de Alvalade a um jogo de paciência. Foi já a poucos segundos do fim que Fortino recuperou uma bola no meio-campo defensivo e fechou o seu hat-trick, rematando sem oposição para o 4-1 final.