Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Balde de água fria no Pavilhão João Rocha

Por Sporting CP
14 Nov, 2022

Reviravolta tardia do SC Braga impôs primeiro desaire aos Leões (2-3)

Quase um mês depois, a equipa principal masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal voltou a jogar em casa, esta segunda-feira, mas caiu frente ao SC Braga por 2-3 na partida que fechou a sexta jornada da fase regular do Campeonato Nacional.

Num duelo tenso do início ao fim, os Leões até estiveram a vencer por 2-0 graças aos golos de Diego Cavinato e Hugo Neves, contudo uma eficaz reacção arsenalista no segundo tempo não só valeu o empate como ainda, a seis segundos do fim, a chegada ao 2-3 resultaria no primeiro desaire do futsal Leonino em 2022/2023.

Sem Zicky Té e Miguel Ângelo nas opções, o treinador Nuno Dias lançou Guitta, João Matos, Erick Mendonça, Alex Merlim e Diego Cavinato no cinco inicial Leonino para fazer frente a um SC Braga reforçado para esta época, vindo de um empate caseiro diante do SL Benfica (3-3) e no sétimo lugar à entrada para a partida.

Apesar do equilíbrio de forças a abrir, Pany Varela e Esteban Guerrero, para os Leões, foram-se assumindo como os mais ameaçadores. Depois, os bracarenses conseguiram mostrar-se no ataque, criando superioridades numéricas desde trás com o seu guarda-redes, mas também sem conseguir marcar – Guitta sempre atento, bem como Tomás Paçó nas coberturas.

Em duas bolas paradas concluídas pelo jovem fixo e num remate de João Matos o Sporting CP voltou a ‘cheirar’ o golo, tal como Robinho - ao poste - para o SC Braga. Depois, já com Guitta a subir mais no terreno com bola, Erick e Cavinato tiveram as melhores oportunidades na recta final dos primeiros 20 minutos, contudo o nulo, num encontro pleno de intensidade e muita acção, só seria desfeito bem perto do intervalo.

Ora, quando tudo indicava que os dois guardiões acabariam como as principais figuras do primeiro tempo, a pouco menos de dois minutos do fim, em velocidade, o inevitável Cavinato surgiu isolado e finalizou de forma subtil para fazer o primeiro da partida. Apareceu, rematou e marcou, tudo na hora certa para deixar o Sporting CP na frente para a segunda parte e subir, com o seu sétimo golo na Liga, ao topo da lista de melhores marcadores.

Logo nos primeiros instantes do reatamento, Cavinato voltou a surgir e só não voltou a facturar porque o poste e, a seguir, Deivd lhe negaram o golo. Melhor pontaria teve o pivô Hugo Neves, que servido directamente por Guitta, trabalhou de costas, rodou e atirou colocado para o fundo das redes, soltando a festa nas bancadas.

No entanto, a resposta arsenalista não se fez esperar e o 2-1 chegou graças a um remate do guardião Deivd ainda desviado em Pauleta. Com a passagem dos minutos, o duelo ficou mais duro, partiu-se e surgiram muitas e boas oportunidades para as duas formações, mas sem efeitos prácticos – Guitta brilhou nesta fase - até que à entrada para os últimos sete minutos chegou o 2-2. Aproveitando o adiantamento do guardião verde e branco num lance ofensivo, Robinho rematou em balão, de costa a costa, para reestabelecer o empate.

Até ao fim, o esforço final foi do Sporting CP, que tentou de tudo e somou várias aproximações perigosas, mas sofreria ainda um golpe inesperado e tardio. Depois de Deivd já ter travado as investidas prometedoras de Pauleta e Cavinato, Fabio Cecílio encheu o pé para, de fora da área, concretizar o 2-3 e a reviravolta do SC Braga a seis segundos da buzina final, na última oportunidade do jogo.

Desta forma, os Leões de Nuno Dias seguem com 13 pontos, menos dois do que o Eléctrico FC, actual líder isolado do campeonato.

Sporting CP: Guitta [GR], Bernardo Paçó [GR], Tomás Paçó, Hugo Neves, Erick Mendonça, João Matos [C], Pauleta, Anton Sokolov, Diego Cavinato, Pany Varela, Alex Merlim e Esteban Guerrero.