Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

“Seremos sempre Sporting CP até morrer”

Por Jornal Sporting
20 maio, 2018

RastaArtur sagrou-se vencedor da Taça de Portugal de 1vs1 ao triunfar, com grande mérito, frente a RunRun (3-2)

Com os dados da partida lançados na passada sexta-feira, no sorteio das meias-finais da Taça de Portugal eSports 1vs1, Gonçalo “RastaArtur” Pinto, jogador do Sporting CP – profissional a nível competitivo há três anos –, mostrou de que raça era feito, este sábado, frente a Hugo “HugoBoss52” Sousa, em jogo a contar para a final-four da prova.

Com o Estádio Nacional a servir de palco dos sonhos, os jogadores ‘entraram em campo’ com um único objectivo: vencer. Num jogo muito renhido por ambas as formações, o triunfo acabou por sobrar para o leão que venceu o oponente por 2-1. Com o apuramento garantido, o jogador leonino deparou-se, na final, com José "RunRun" Soares.

À semelhança do primeiro jogo, RastaArtur entrou menos dominante no duelo, factor que ditou o primeiro golo do adversário. “Sol de pouca dura”. Impondo um novo ritmo de jogo, o leão rapidamente se distanciou no marcador ao assinalar três golos na partida, dando, ainda, espaço para o oponente reduzir para 3-2. Estava, assim, decidido o vencedor e campeão da Taça de Portugal.

Com a recente criação da modalidade de Pro Clubs, após o triunfo e eliminação de grandes adversários, a equipa de eSports do Sporting CP apurou-se para a final de 11vs11, frente aos Grow Up.

Apesar de os leões dominarem grande parte da partida, foi do comando dos adversários que surgiu o primeiro golo ao minuto 90. Quando parecia não haver esperança para a equipa, aos 92’, após várias tentativas de remate, a equipa leonina reduziu (1-1). Com a final ao rubro, os adversários conseguiram voltar a estar na frente ao marcarem o segundo golo no prolongamento.

Ainda havia tempo, mas não havia servidor. A 15 minutos virtuais do fim da partida, oito jogadores do Sporting CP perderam o acesso ao jogador que controlavam, disputando a segunda parte do prolongamento em modo automático. Sem grandes possibilidades de resposta, os leões acabaram por ver fugir entre as garras o título da prova Rainha.

Apesar dos incidentes ocorridos na final da prova Pro Clubs, o coordenador de eSports da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Raul Faria, fez um balanço positivo da organização. “Foi a primeira vez que organizámos uma prova desta dimensão. Tivemos duas finais: uma fase final na modalidade de Pro Clubs e uma de 1vs1 aqui, no Estádio Nacional, um palco mítico, um dia antes da final de futebol. Foi uma experiência única. Tivemos uma grande final-four com os quatro melhores jogadores de FIFA de 1vs1, em mais de mil participantes, a disputar o prémio de cinco mil euros. RastaArtur foi o grande vencedor, uma vez mais. Foi a terceira conquista na FPF eSports para o Sporting CP e tivemos na final de Pro Clubs de 11vs11, os Grow Up e Sporting CP, jogo que acabou por sorrir ao Grow Up. Estamos muito satisfeitos por aquilo que fizemos em termos do evento e espetáculo”, afirmou. 

Experiente nestas competições, RastaArtur mostrou-se satisfeito com a conquista individual. “Estou muito feliz porque consegui cumprir um objectivo e levar o troféu para casa, neste caso, para o Museu Sporting, é um motivo de orgulho. A taça de Portugal é um sonho para muitos jogadores, não fujo à regra. Estou muito feliz por ter conquistado este troféu. Seremos sempre Sporting CP até morrer”, comentou.

Márcio Figueiredo, um dos coordenadores de eSports do Sporting CP, revelou um sentimento ‘agridoce’ face à competição. “Disputámos duas finais. O Gonçalo [RastaArtur] esteve muito bem. Inicialmente, na primeira meia-final, esteve quase a perder, mas conseguiu dar a reviravolta e fazer-nos saltar do lugar. Na final, voltou a fazer o mesmo, a conseguir dar uma grande reviravolta e a ganhar por 3-2. Relativamente à final de Pro Clubs, ainda não conseguimos controlar a formatação e os computadores para manter a justiça. A nossa equipa fez o 1-1 aos 90+2 de forma emocionante e, depois, no minuto 115, foram vários jogadores abaixo, ficámos com três jogadores online contra oito adversários. Não houve fair-play. Mas o saldo é positivo com a conquista de mais um troféu”, relembrou, finalizando.