Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Eterno Capitão

Por André Bernardo
07 Jun, 2023

Editorial da edição n.º 3927 do Jornal Sporting

 

O aclamado filme Clube dos Poetas Mortos eternizou a cena em que um grupo de alunos se coloca de pé, cada um em cima da sua mesa da sala de aula, em homenagem e agradecimento ao seu professor, Mr. Keating (protagonizado pelo actor Robin Williams), proferindo a exclamação “O Captain! My Captain”.

É nesse mesmo espírito que lançamos a edição limitada da camisola de Manuel Fernandes e que escrevo este editorial.

Nascido em Sarilhos Pequenos, o oráculo determinou que estava destinado a dar grandes sarilhos a todos aqueles que lhe tentassem tirar a bola dos pés.  Não quis o destino, mas sim o próprio que vestisse a listada verde e branca de Leão ao peito. Quando jogava na CUF, ao intervalo dos jogos, a sua grande preocupação era o resultado do jogo do Sporting Clube de Portugal.

Conseguiu concretizar o seu sonho de jogar de Leão ao peito e, com ele, permitir vários sonhos a muitos mais.

Manuel Fernandes é uma lenda viva e um arquétipo de Sportinguista. Carimbou de golos e estilo o seu passaporte para o pódio das memórias. Tornou “jogos maiores que campeonatos”*. Porém, maior ainda que o seu talento, tem a sua maneira de ser, que carimba o seu passaporte para o Olimpo. Tenho tido a oportunidade e o privilégio de desfrutar da sua companhia e de testemunhar a sua genuína simplicidade, generosidade, boa disposição e amor pelo Sporting CP. Transportava o número 9 nas costas que, por coincidência ou não, em numerologia representa o altruísmo. É uma excelente pessoa. Muito provavelmente também por isso se tenha tornado Capitão, mas certamente por isso Eterno.

Obrigado Manuel Fernandes, o nosso Eterno Capitão.    

*referência à citação de Manuel Fernandes relativa à vitória de 7-1 sobre o SL Benfica em que marcou quatro golos.