Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

PRÉ-ÉPOCA 2021/2022 (… passando também por Moscavides e outras “histórias”)

Por Tito Arantes Fontes
15 Jul, 2021

Temos o rumo traçado! Percorremos o caminho da excelência! E é nesse que queremos estar! E é nesse que o SPORTING CP quer e vai prosseguir!

Estamos em plena pré-época depois da verdadeiramente extraordinária temporada de 2020/2021! Foi épica! Foi extraordinária! Foi histórica! E perdurará na nossa memória para todo o sempre… e passaremos essa memória aos vindouros, filhos, netos… a todos os Leões do futuro!

No entretanto, assistimos ao desmoronar da narrativa de um dos nossos rivais… o tal que estava “10 anos à frente do seu tempo”… onde a felicidade reinava, o dinheiro abundava e tudo funcionava como se num paraíso estivesse… longe vai o tempo de “vamos arrasar” e “jogar o triplo”… tão longe… mas, coitados, afinal têm problemas… e que problemas! Problemões! Arrastam-se penosamente esses nossos adversários em intermináveis questiúnculas internas, quais “baratas tontas”… discutindo tudo e nada… é vê-los, a eles e aos seus lacaios de sempre, a justificarem o injustificável… é vê-los à toa, desatinados… afinal – essa é que é a verdade - a décadas de distância do estado de organização a que – graças a Frederico Varandas e à sua Direcção – nos encontramos!

Quem diria que três anos depois de Alcochete o SPORTING CP estaria onde está? Quem diria que três anos depois de Alcochete o outro lado da Segunda Circular estaria assim… num pântano, rodeado de processos crime, que tudo envolvem… o presidente embrenhado, noites atrás de noites e depois de lautos e (im)prováveis almoços na Mealhada, nas “masmorras” de Moscavide, os seus correligionários aos “papéis” e – pese embora todo o esforço da comunicação social e dos seus apaniguados “comentadores do regime” – o próprio clube… com o seu nome inexoravelmente arrastado pela lama… mas, desta vez, sem nenhuma “palavra oficial” sobre o assunto! É como diz o nosso sábio povo… na vida há mesmo quem tenha “dois pesos e duas medidas”! Mas nós, Sportinguistas, temos memória e sabemos quem disse o quê… e que agora, vergonhosamente, está “oficialmente” calado… assistindo, como se nada fosse, ao “descalabro vermelho”…

Nesta pré-época nota-se a consistência e o rumo do Sporting CP. Não há tensões. Não há stress de “quem sai e quem entra”. Não há intermináveis “novelas”. Há consistência! Há rumo! Sabe-se o que se está a fazer. As saídas são as que o Clube quer. As entradas são cirúrgicas. Tudo tratado com o cuidado e a discrição que deve sempre imperar na vida. Nada de “show off” gratuito! E isto – é bom salientar – significa, numa palavra, a excelência! Temos o rumo traçado! Percorremos o caminho da excelência! E é nesse que queremos estar! E é nesse que o SPORTING CP quer e vai prosseguir!

Referência última para três jogadores que nos deixaram, por diferentes motivos e dos quais ficam diferentes memórias.

Caló! Um grande e excelente central que jogou vários anos no nosso SPORTING CP. Foi campeão nacional! Faz parte da minha meninice… no liceu havia um de nós, miúdos da época, que era sempre o “Caló”! Curvo-me perante a memória deste nosso campeão!

Pedro Gil! Enorme jogador de hóquei! Levantou este ano as Taças de Campeão Nacional e de Campeão Europeu! Sai – já com 41 anos – no zénite da sua carreira de jogador! Leva o SPORTING CP no seu coração… chorou, como sabemos, na sua despedida! E nós – também comovidos - ficamos com o Pedro Gil para sempre no nosso coração! Um Leão de juba alta! Obrigado, Pedro! Eternamente dos nossos!

João Mário… sai pela porta baixa… sai mal, muito mal… depois do título de campeão que com ele festejámos, escolheu o lado errado da vida… problema dele, actor principal e activo na “farsa circense” que criou e ajudou a desenvolver com vista a prejudicar os interesse do SPORTING CP! Na vida não vale tudo! E este João Mário não merece, por isso, nem mais um segundo da nossa existência… coitado, para mim, para nós… morreu! E não ressuscitará nunca! 

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!