Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Feito de Sporting

Por Jornal Sporting
27 Jul, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3634

No passado sábado o futebol regressou ao Estádio José Alvalade, com o jogo de apresentação do plantel profissional, para a época 17/18. Este é sempre um acontecimento importante do calendário leonino, pois é o primeiro grande encontro entre a massa adepta com a sua equipa. Este ano também foi assim, com mais de 40 mil Sócios e Adeptos a assistir ao jogo frente ao AS Monaco, campeão francês em título, que conta com muitos nomes sonantes nas suas fileiras, alguns bem conhecidos do futebol português. 

Como não poderia deixar de ser, o primeiro motivo de destaque vai para o nosso “camisola 12”, que além da presença expressiva demonstrou, uma vez mais, todo o seu carinho e devoção no apoio ao nosso Clube, fazendo jus ao lema da campanha desta época "Feito de Sporting”!

Quanto ao jogo frente ao campeão gaulês, mais de que o resultado o que conta neste tipo de encontros é testar as ideias de jogo, o coletivo e assimilar aquilo que o treinador Jorge Jesus pretende. O público gostou do que viu e dos sinais positivos revelados.

Face aos jogos anteriores, como novidade tivemos o regresso dos internacionais portugueses que estiveram a disputar a Taça das Confederações e a estreia do novo reforço argentino Marcos Acuña. Assistimos já a bons momentos de futebol para gáudio de todos quanto puderam presenciar este encontro, que ditou a vitória da nossa equipa por 2-1 frente à formação orientada por Leonardo Jardim, num regresso a Alvalade, agora ao serviço do AS Monaco.

A brilhar, além dos jogadores, esteve a nova aquisição para esta época no apoio à equipa de arbitragem, o vídeo-árbitro (VAR). Neste jogo, ainda em fase de teste, demonstrou já o seu potencial e contributo para a verdade desportiva, tendo sido chamado por duas vezes em lance capitais, onde teve papel decisivo. A sua intervenção ditou que se alterasse uma decisão e se mantivesse outra, anulando um golo e confirmando outro. Estas incidências resultaram ambas de situações de fora de jogo, um real outro pretenso que tiveram implicação directa no resultado final e no vencedor. Caso a decisão de adoptar o VAR tivesse sido introduzida nos últimos campeonatos, provavelmente teríamos tido desfechos bem diferentes. 

Este jogo constituiu por isso um momento histórico, pois foi a primeira vez que em Alvalade o VAR foi utilizado, um reforço significativo para a arbitragem, que para nós tem um significado muito especial. Lembramos que foi o Sporting Clube de Portugal, através da determinada e resiliente intervenção do Presidente Bruno de Carvalho, um dos que mais lutou pela introdução do VAR no campeonato português, defendendo, tal como em outros desportos e sectores de actividade, a introdução das novas tecnologias. Neste caso tendo como principal propósito a defesa e o apoio às equipas de arbitragem, permitindo uma maior justiça e verdade desportiva. 

Por tudo isto, a que se somam os sinais positivos revelados pela equipa e o triunfo desta, o arranque da temporada em Alvalade não poderia ter sido melhor! No próximo sábado, é de novo dia de Sporting com mais uma edição do Troféu Cinco Violinos, com início marcado para as 18h00, tendo como adversário convidado a equipa da ACS Fiorentina. Mais um teste para a nossa equipa, com mais uma formação europeia de um campeonato competitivo como é o caso do italiano. Este servirá de preparação para a primeira jornada da Liga, em que a nossa equipa se irá estrear, na qualidade de visitante, a 6 de Agosto frente ao Desportivo das Aves. 

Quem também esteve em Alvalade para assistir ao jogo de apresentação foi Facundo Quiroga, jogador argentino que ingressou no nosso Clube na época 1998/99, vindo do Newell’s, para permanecer com o Leão ao peito até 2003/04, para na época seguinte se transferir para o Wolfsburg. No período em que defendeu as nossas cores conquistou dois Campeonatos Nacionais e uma Taça de Portugal. Que esta visita seja um bom presságio e nos permita começar já esta época a alcançar títulos, tal como Facundo Quiroga conquistou pelo nosso Sporting.

Boa leitura!