Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

No topo da Europa

Por Jornal Sporting
07 Set, 2017

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3640

Futebol, Andebol, Futsal e Hóquei Patins, quatro modalidades, das chamadas profissionais, vão estar no palco maior da Europa a disputar as respectivas Champions. Trata-se da primeira vez que um clube Português disputa a Liga Europeia com a totalidade das suas modalidades profissionais existentes na época transacta. O voleibol não é considerado, pois só irá regressar esta época desportiva. Ter equipas competitivas exige naturalmente esforço e… financiamento. Nas modalidades de pavilhão, o investimento vem sobretudo da receita de quotização e bilhética pelo que se queremos continuar a este nível temos de perceber que temos que dar também o nosso contributo para cumprir todos os nossos sonhos.

As equipas de futsal e hóquei em patins qualificaram-se directamente. No primeiro caso por se ter sagrado campeã nacional e no segundo por se ter classificado nas primeiras quatro posições. Futebol e andebol tiveram de disputar a pré-qualificação. No futebol como é sabido frente ao Steaua de Bucareste (empate caseiro 0-0 e vitória em Bucareste por 5-1) e no andebol, através de dois jogos disputados – o primeiro frente aos finlandeses do Cocks (31-27) e o segundo contra os eslovacos do Alpla HC Hard (35-34). Se no futebol é sabido que não teremos vida fácil, com jogos frente ao Barcelona, Juventus e Olympiacos, no andebol também não, integrados que estamos no grupo D da Liga dos Campeões, onde enfrentamos adversários como HC Metalurg, Montpellier HB, HC Motor Zaporozhye, Besiktas Mogaz HT e Chekhovskie Medvedi.

Mas a presença europeia nas competições de topo felizmente não se confina só a estas modalidades, já que poderemos também assistir às provas de Atletismo, Ténis de Mesa, Goalball…

Esta presença expressiva e eclética faz jus à visão do nosso fundador, José Alvalade, de fazer do Sporting Clube de Portugal “um Clube tão grande, como os maiores da Europa”. A contribuir para este desígnio estará sem dúvida uma das “jóias da coroa”, o Pavilhão João Rocha que ontem viveu um dia histórico com o seu primeiro jogo oficial, tendo a nossa equipa de andebol a honra de o disputar num encontro que teve como oponente o Fafe (resultado final ainda desconhecido quando escrevo este texto). Num ambiente fantástico e de orgulho leonino, a nossa equipa sénior, antes do início do jogo, recebeu no centro do terreno de jogo do nosso pavilhão das modalidades, o Troféu de Campeão Nacional 16/17.

No próximo sábado mais uma modalidade se estreia no pavilhão João Rocha. Será a vez da equipa sénior masculina de futsal, num embate frente aos Leões de Porto Salvo, e por certo mais uma enchente, com o apoio incansável do nosso camisola 12 a partir das bancadas. Mas antes, na sexta-feira, a equipa de futebol terá uma deslocação à Cidade da Feira, para uma disputa com a equipa local, o Feirense, onde o objectivo é a conquista dos três pontos que nos garanta a manutenção da liderança e a motivação redobrada para o jogo da próxima terça-feira na Grécia, frente ao Olympiacos, o primeiro da fase de grupos da Champions.

No passado dia 31 de Agosto terminou a primeira janela de transferências que assistiu a um mercado, como sempre, muito activo. Este período que irrompe pela época adentro, criando inevitável instabilidade nos mais diversos agentes desportivos, viu finalmente o seu término. No que respeita ao nosso Clube, este coincidiu com a transferência de Adrien Silva para o Leicester. Adrien não é um jogador qualquer, é um leão em que a sua própria vida se confunde com a do Clube. Não foi à toa o nosso Capitão! Saiu para cumprir um desejo legítimo, actuar na Premier League de Inglaterra. Adrien, como o Presidente Bruno de Carvalho já afirmou publicamente, teve um comportamento exemplar em todo este processo, pelo que não só por isto, mas também, queremos desejar a Adrien Silva toda a sorte do mundo, a nível pessoal e profissional, fazendo votos para que o possamos reencontrar no final do campeonato para erguer o troféu de campeão pelo nosso Clube. Um título que também será seu. Esta é e será sempre a tua casa. Boa sorte, Adrien!

Boa leitura!