Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

No Rumo Certo

Por Jornal Sporting
16 Fev, 2018

Editorial do Director do Jornal Sporting na edição n.º 3663

Em 111 anos e meio de história do Sporting Clube de Portugal foram 42 os seus Presidentes, uma média de 2,5 anos por mandato. Destes, 28 Presidentes, cerca de 67%, cumpriram menos anos de mandato que a média. Se considerarmos até ao número de anos equivalente a um mandato, temos que 83% cumpriram quatro anos ou menos. Quer isto dizer que apenas 17% dos Presidentes, ou seja, sete em 42, em 111 anos cumpriram apenas quatro anos ou mais de mandato. Compare-se estes com os números dos nossos principais adversários…

A (in)estabilidade governativa no nosso Clube ao longo da história reflete-se no número de Presidentes e será esta uma das causas por andarmos tão arredados de títulos. Completo amanhã 52 anos, nasci numa época em que o Sporting foi campeão e neste período o nosso clube foi campeão sete vezes (1965/66, 1969/70, 1973/74, 1979/80, 1981/82, 1999/00, 2001/02), cerca de 7,5 anos por título, em média. Nos últimos 50 anos, este número sobe para cerca de 8,5…

João Rocha (13 anos), Brás Medeiros (11 anos), Joaquim Oliveira Duarte (11 anos) e Ribeiro Ferreira (7 anos) foram aqueles que mais tempo permaneceram na Presidência do Clube. O Presidente Bruno de Carvalho ainda não completou cinco anos à frente dos destinos do Clube e já é o SEXTO com mais tempo na liderança do Clube, apenas com menos um ano do que o quinto que é José de Sousa Cintra. Depois de Sousa Cintra é o PRIMEIRO e nem cinco anos tem!

Tudo isto vem demonstrar a importância da decisão dos Sócios na próxima Assembleia-Geral de dia 17 de Março, no Pavilhão João Rocha, obra que eterniza o nome deste Presidente e demonstra a capacidade, competência e compromisso do Presidente Bruno de Carvalho que o ergueu. 

O que está em causa é a continuidade de um projecto que colocou o Sporting no rumo certo e cujos os resultados começam a ficar à vista de todos. Orgulho recuperado, finanças equilibradas, centenas de títulos, com as modalidades a passaram de 35 para 55. O Sporting Europeu regressou aos velhos tempos de glória, com seis títulos já conquistados neste período, em quatro modalidades diferentes (hóquei em patins, andebol, atletismo e goalball), em média mais do que um título europeu por ano. 

No futebol masculino – no feminino, no regresso da modalidade, ganhámos tudo e este ano vamos no mesmo caminho – lutamos pelo título que nos fugiu em 15/16 mas que vouchers, sms’s e emails parecem explicar. Conquistámos uma Taça de Portugal, uma Supertaça e uma Taça da Liga e mantendo-nos esta época ainda em três frentes. Nas modalidades de pavilhão lideramos em todas ou estamos na luta pelo título. 

Está mais do que provado que não há nenhuma carta escondida ou tentativas de reforço de poder, ou imposição de um regime ditatorial. Estas são as frases feitas que os cartilheiros e os aziados propagam aos sete ventos para ver se destronam a todo o custo Bruno de Carvalho e os seus órgãos sociais. Veja-se o regozijo que os nossos adversários internos e externamente os rivais e inimigos do Sporting se movimentam para tentar eliminar o percurso de sucesso que o nosso Clube iniciou. Vejam quem são eles, os seus rostos e os seus percursos, e logo percebem que não há qualquer problema com Estatutos ou Regulamento Disciplinar que a maioria dos que criticam nem leu. A prova que não há regulamentos à medida é o exemplo dado pelo Jornal “O Jogo”, que como se sabe não morre de amores por BdC, em que afirma que se o regulamento disciplinar estivesse em vigor o próprio BdC já estaria a ele sujeito!

A iniciativa promovida pelo Presidente Bruno de Carvalho, com duas sessões de esclarecimento, uma com Sócios que se têm veemente manifestado críticos e outra com jornalistas e comentadores, foi um exercício de democracia. A primeira, uma lista de cerca de 40 nomes, justifica-se, pois sendo estes os mais críticos seriam aqueles que teriam as perguntas mais difíceis e complicadas. Através de a resposta a estas, todos os Sócios ficariam assim mais esclarecidos. Sabem quantas perguntas foram feitas sobre os temas que estão em discussão na AG? ZERO!!! E na segunda apenas UMA questão… A baixa participação revela também que não querem ser esclarecidos, mas apenas correr com Bruno de Carvalho.

Tudo isto é elucidativo da manobra de destabilização que querem infringir no nosso Clube, quem são os rostos e que interesses servem. Vejam o que se está a passar na imprensa e irá passar até sábado, os fretes que se estão a fazer a todos que querem atacar Bruno de Carvalho.

Voltamos nesta edição a publicar as propostas em discussão na próxima AG que são já propostas alteradas que incorporam contributos dos Sócios na sua melhoria, em mais um exemplo de pluralidade, participação e democracia.

Sábado é vital para os destinos do Clube a participação dos Sócios. As opções são claras ou a continuação dos actuais órgãos sociais e do projecto que colocou e mantém o Sporting no rumo certo ou o regresso ao passado de má memória. Confiança, gratidão e reconhecimento. Como sempre, os Sócios decidirão. 

Boa leitura!