Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

José Moreira e Susana Godinho venceram Corrida Sporting

Por Jornal Sporting
02 Jul, 2017

Dia de aniversário do Clube ficou marcado pela participação de 5.600 pessoas no elogio ao atletismo e ao Professor Mário Moniz Pereira

Que melhor maneira do que comemorar o 111.º aniversário do Clube do que com um louvor especial a quem deu tanto ao desporto português? A VII edição da corrida Sporting homenageou o Professor Mário Moniz Pereira e 5.600 pessoas compareceram à chamada, 1.400 na vertente de caminhada, um percurso de quatro quilómetros com término no Pavilhão João Rocha, 4.200 na corrida propriamente dita.

Na chegada ao José Alvalade e após 10 quilómetros de esforço, José Moreira levantou os braços para festejar, destronando o campeão de 2016, Licínio Pimentel, com a marca de 30.33 minutos. Em terceiro, Andralino Furtado, fechando um pódio 100% leonino. Andralino começou na frente, mas o quarteto que o perseguiu detectou que o esforço poderia estar a ser acima do desejado. A 500 metros, já em pleno Campo Grande, Moreira arrancou para o triunfo: "Quando se ganha, tudo corre bem. O Andralino colocou um ritmo forte. Não fomos na 'cola' e apanhámo-lo depois, ainda na viragem, a meio do percurso. Sendo do mesmo Clube ajudamo-nos a todos. Foi estranho estar a competir contra eles, a correr sozinho, de certa forma. Arrisquei nos últimos 500 metros e venci. Esta iniciativa é muito importante porque descreve a nossa modalidade e aproxima-nos do Clube. Foi óptimo estrear-me com uma vitória".

Licínio Pimentel garante que deu o melhor, mas não estava desiludido, elogiando os companheiros: "Queremos estar ao nosso melhor nível. Fiz muito para ganhar. O José foi mais feliz e é merecido. O Andralino é um herói e é especial por estarmos todos juntos. Fizemos a festa com os adeptos e honrámos uma figura não do atletismo, mas do Sporting CP".

Do lado feminino, Susana Godinho, com 36.47 minutos, suplantou Solange Jesus e Leonor Carneiro, em nova subida aos três lugares cimeiros por parte de atletas leoninos: "O ano passado fui segunda. Vim com o objectivo de ganhar a corrida e consegui sair vencedora. Houve uma grande ajuda do público ao longo da corrida", explicou Susana Godinho, já depois de Solange nos ter dado conta da ideia de "que ninguém estava abaixo ou acima e tudo dependia da prova de cada uma".

Nogueira da Costa, treinador do atletismo verde e branco salientou que a festa foi bonita e que o pódio era previsível: "Estamos de parabéns. Dois pódios completos e, muito sinceramente com o que vemos nos treinos, davam a entender-me que seriam estes os três primeiros de cada género, tendo em conta as ausências da Sara Moreira e da Jéssica Augusto, por exemplo. Esta iniciativa é louvável, cumpre as tradições do Clube. E ter a referência a Moniz Pereira faz todo o sentido. Faltou só que a chegada tivesse sido feito junto ao público, o atletismo vive disso, desse contacto na hora do festejo".

A vontade de praticar desporto juntou simpatizantes, Sócios, Núcleos espalhados pelo país, mas também equipas e organizações amadoras de atletismo, tanto sénior como de veteranos. Houve quem passeasse o seu recém-nascido pelo espaço e vários adeptos de outros Clubes louvaram a iniciativa do Sporting CP.

Luís Gestas, vogal do Conselho Directivo, terminou a noite, já depois de um pódio que também homenageou os vencedores de cada faixa etária, a ressalvar a ligação umbilical do atletismo ao Sporting CP e a euforia que se viveu em Alvalade durante o dia de aniversário: "A corrida Sporting já se tornou uma prova importante. Vi três gerações diferentes, o que mostra como o amor pelo Clube passa de avós, para filhos e netos. Homenageamos de forma sentida o Professor Mário Moniz Pereira e é importante ter aqui as figuras que sempre orgulharam o Sporting CP. Foi um dia fantástico de comemoração, estivemos congregados no nosso espaço desportivo, agora com o Pavilhão João Rocha. Vimos carrinhos de bebé a serem empurrados, vários Núcleos a participarem... Somos a maior potência desportiva nacional. Isso é um facto e indesmentível".

O director da prova, José Abreu, revelou-nos como a taxa de adesão surpreendeu pela positiva: "Foi uma prova bastante positiva. Houve 10 minutos de atraso na corrida devido a indicação policial, por incêndio no Saldanha, onde os atletas iam passar, mas ninguém me apontou mais algum inconveniente. Esta corrida tem potencial para 8.000 ou 9.000 participantes e a chegada ao João Rocha da modalidade de caminhada foi o reconhecer de uma obra magnífica. 98,3% das pessoas 'levantaram' o seu dorsal. O habitual é 5% não irem buscar, portanto foi uma participação muito positiva", concretizou.