Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

"Foi das pessoas mais jovens que conheci até hoje"

Por Jornal Sporting
10 Set, 2017

José Quintela homenageia Maria de Lourdes Borges Castro e o Jornal Sporting relembra o aniversário comemorado em 2016

Realizou-se este domingo a cerimónia fúnebre da Senhora Dona Maria de Lourdes Borges de Castro, Sócia n.º 4 do Clube, que faleceu na sexta-feira aos 94 anos. Antes da cremação, deu-se o habitual tempo de luto na capela do Centro Funerário de Alcabideche, em Cascais, onde estiveram cerca de quatro dezenas de pessoas.

O Presidente do Sporting CP, Bruno de Carvalho, havia marcado presença no velório de sábado e, desta feita, o Clube foi representado por José Quintela, membro do Conselho Directivo, além de outras figuras do Universo Sporting, com destaque para Dias Ferreira.

O Jornal Sporting relembra a figura daquela que era a mais antiga colaboradora, depois de ter já sido atleta e dirigente, devidamente agraciada com o mais alto galardão do Clube, e exibe a foto do seu 93.º aniversário, apenas um a menos do que o jornal de clube mais antigo do Mundo.

José Quintela estava visivelmente emocionado e concedeu algumas palavras aos meios de comunicação do Clube: "Maria de Lourdes Borges Castro é sobretudo a vida e a vida dela é um exemplo para todos nós. Foi das pessoas mais jovens que conheci até hoje, cheia de convicções, de uma determinação incrível. É e será sempre eterna. Desde adepta a dirigente, de colunista... Aliás, recebeu o mais alto galardão do Clube, o Leão de Ouro com Palma. A vida de Maria de Lourdes e a do Sporting CP confundem-se e é para nós uma referência. Se dúvidas existissem, prova-se que o céu é mesmo verde". 

Dias Ferreira também comentou o triste acontecimento, elogiando a perseverança de uma mulher vanguardista pelo Sporting: "Como escrevi no livro dela, foi uma grande Senhora que viveu num corpo pequeno. A figura humana não se mede aos palmos, mas pelo que representa. Continuará a ser uma grande referência. É a demonstração de que o Clube consegue ter uma Sócia n.º4, uma Senhora com esta idade e com esta fidelidade. É alguém incontornável e vou ter muitas saudades delas. Soube de uma entrevista dada ao Jornal Sporting em 1992, em que se refere a mim. Tive a honra de ser minha cabeça-de-lista aquando da minha candidatura. Foi uma pessoa única e uma referência e viveu a vida sem fazer mal a ninguém, sempre por uma causa incrível que era o Sporting CP. Será sempre homenageada porque teve uma vida inteira".