Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Isabel Silva

Eficácia verde e branca ‘partiu a loiça toda’ em 45 minutos

Por Sporting CP
09 Mar, 2024

Entrada de Leão desfez Caldas SC e encaminhou cedo o triunfo da equipa B (3-0)

No Estádio Aurélio Pereira, a equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu o Caldas SC por 3-0, este sábado, na partida da quarta jornada da série 2 da fase de manutenção da Liga 3.

Numa primeira parte de tremenda eficácia, os jovens Leões ‘partiram a loiça toda’ frente à equipa das Caldas da Rainha: antes dos dez minutos já venciam por 2-0 - golos consecutivos de Marco Cruz e Rafael Nel - e antes do intervalo David Monteiro fixou o 3-0 que seria definitivo.

À terceira foi de vez esta época, depois de duas derrotas, a formação de Filipe Çelikkaya bateu o Caldas SC, segundo classificado (11 pontos), e reforçou a sua liderança na série, agora com 18 pontos. São já cinco as vitórias seguidas do Sporting CP, que continua com pleno de triunfos nesta segunda fase.

Para este duelo entre os dois primeiros classificados da série 2, Filipe Çelikkaya, treinador da equipa B verde e branca, apostou no mesmo onze inicial que venceu o 1.º de Dezembro na jornada anterior, composto por Guilherme Pires na baliza, os defesas David Monteiro, Chico Lamba, Miguel Alves e Pedro Bondo, o meio-campo entregue a Alexandre Brito, Marco Cruz e Manuel Mendonça e na frente estiveram Tiago Ferreira, Vando Félix e Rafael Nel.

O primeiro sinal de perigo até pertenceu ao emblema das Caldas da Rainha, com Miguel Alves a ficar perto de fazer um autogolo – a bola foi à barra -, mas a resposta dos jovens Leões foi de tal forma rápida e eficaz que num intervalo de três minutos chegaram ao 2-0.

Aos 6’, Marco Cruz apareceu na meia-lua da área adversária para desferir um remate seco directamente para o fundo da baliza e, a seguir, o avançado Rafael Nel soube aproveitar o passe magistral de Manuel Mendonça e, isolado, levou a melhor no cara-a-cara com Diogo Garrido. Assim, num abrir e fechar de olhos, o Sporting CP encaminhou cedo a sua missão.

Por sua vez, o Caldas SC tentou reagir, sobretudo através de remates de longe, mas sem grande perigo. O resto da primeira parte foi equilibrado e sempre muito discutido, apesar da maior qualidade verde e branca em posse de bola (52%-48% ao intervalo).

E os primeiros 45 minutos não acabariam sem mais um - belo – golo da equipa B Leonina. Descaído para a esquerda, Marco Cruz cruzou para a área onde surgiu, de rompante, o lateral David Monteiro com um pontapé de primeira e cheio de intenção que assinou o claro 3-0 ao intervalo. Para trás ficou uma primeira parte marcada pela eficácia demolidora dos jovens Leões – três golos em três remates enquadrados.

Um remate de Pedro Bondo, logo nos primeiros instantes do reatamento, mostrou que o Sporting CP queria mais, mas uma série de aproximações visitantes cada vez mais perigosas também deixaram claras as intenções do Caldas SC. Embora estivesse repartido o encontro, a formação verde e branca continuou a ser a mais ameaçadora.

Prova disso foram a vistosa ‘bicicleta’ de Bondo, que saiu ligeiramente ao lado, e o tiro ao poste de Marco Cruz – sempre ligado aos principais momentos da equipa. Pelo meio, o melhor que o conjunto das Caldas da Rainha conseguiu foi um cabeceamento de André Perre às malhas laterais da baliza de Guilherme Pires.

Depois, a partir do banco de suplentes, Filipe Çelikkaya foi refrescando a equipa com as entradas de Diogo Abreu, Geovany Quenda, Miguel Menino, Rodrigo Marquês e José Silva, numa fase em que o ritmo do jogo foi diminuindo gradualmente, tal como a esperança de um sempre esforçado conjunto visitante.

Nada mudaria no resultado, mas até final Guilherme Pires ainda teve de mostrar serviço e ‘fechou’ a baliza com sucesso. Desta forma, a equipa B do Sporting CP sai deste duelo ainda mais líder, reforçando também os seus registos enquanto melhor ataque (11 golos marcados) e melhor defesa (dois sofridos) da série 2.

Para a próxima jornada está agendada uma deslocação a casa do FC Oliveira do Hospital.

Sporting CP: Guilherme Pires [GR], David Monteiro, Chico Lamba [C], Miguel Alves, Pedro Bondo (José Silva, 75’), Alexandre Brito, Marco Cruz (Miguel Menino, 75’), Manuel Mendonça (Diogo Abreu, 60’), Tiago Ferreira (Rodrigo Marquês, 75’), Vando Félix (Geovany Quenda, 65’), Rafael Nel