Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto César Santos

Mão cheia de entusiasmo e orgulho

Por Jornal Sporting
07 Jan, 2018

Vitória frente ao Marítimo (5-0) foi a melhor resposta em Alvalade, com novo hat-trick de Bas Dost

A visita do Marítimo a Alvalade, ainda no rescaldo do empate no dérbi da Luz, foi a melhor circunstância para uma recuperação plena dos leões. Não apenas pelo resultado, que mais não foi do que uma consequência natural da exibição do Sporting CP, mas sobretudo pelo facto de a equipa da Madeira, bem orientada por Daniel Ramos, ser motivo suficiente para, no mínimo, obrigar a equipa a olhar com desconfiança para o outro lado do terreno.

Mesmo com quatro alterações no 11 habitual, duas delas na defesa – Ristovski e André Pinto –, o Sporting CP não se ressentiu e foi até o central que ocupou o lugar de Mathieu ao lado de Coates, que entrou primeiro em acção (7'), ao cortar um lance de Rodrigo Pinho, que pela esquerda já vinha lançado em direcção a Patrício. Fábio Coentrão (13') decidiu – e bem! – pressionar Charles, obrigando o guarda-redes maritimista a atirar a bola para os pés de Gelson Martins, que assistiu Bas Dost na direita, mas as posições estavam trocadas e a arte que o jovem extremo empresta à sua posição não encontrou eco no avançado holandês, que acabou por perder ângulo e permitiu a intercepção da defesa contrário na tentativa do último passe.

Dois minutos depois do central Diney, de cabeça, ter atirado por cima da trave (21'), na sequência de um canto, Bas Dost inaugurou o marcador. Gelson Martins – agora sim, cada um na sua posição certa! – assistiu o goleador leonino, que mal sabia da noite que lhe esperava. Teve oportunidade de bisar na partida, num lance em tudo idêntico ao do primeiro golo, desta feita com Ristovski no papel de assistente, só Dost chegou atrasado e falhou a emenda.

O segundo tempo chegou com dois lances de perigo, um para cada equipa e ambos no mesmo minuto (48'). Primeiro, por William Carvalho, a atirar de cabeça por cima da trave, após pontapé de canto de Bruno Fernandes; segundo, por Fabrício, em lance individual pela direita a obrigar Patrício a defender para canto. Um ensaio para o golo de Bryan Ruiz (50'). Assistência de Bruno Fernandes (a primeira de três que deu em golo), com o costa-riquenho a ser feliz num remate poderoso e colocado, sem qualquer hipótese para Charles.

Sair da vantagem mínima libertou ainda mais os leões e dois minutos depois (52'), William Carvalho lançou Bas Dost, que cara-a-cara com Charles só não cumpriu porque não chegou a tempo, permitindo o encaixe do guardião insular. O Marítimo ainda não tinha baixado os braços. Gamboa (59'), em tiro espontâneo, rematou a passar muito próximo da baliza leonina.

Jorge Jesus operou duas substituições de uma assentada: Bryan por Acuña e Podence por Battaglia. No mesmo minuto, o trinco argentino surgiu ao segundo poste, após marcação de livre de Bruno Fernandes, mas viu a boola ser interceptada antes de poder dar-lhe o melhor seguimento. Foi quase, como se costuma dizer, a frio! Na sequência do pontapé de canto, foi Coates quem atirou por cima.

Em quatro minutos (74' e 78'), Bas Dost completou o seu hat-trick – segundo esta época –, e ainda que Luís Martins tenha salvo o quinto golo na, provavelmente, mais bonita jogada do encontro, Acuña, mesmo em cima do apito final (90+1'), fechou a contagem numa mão cheia, não apenas de golos mas de entusiasmo e orgulho que se fundiu com os 41.754 leões nas bancadas.

Assim se fecha a primeira volta do campeonato, ficando assim a faltar a metade mais importante para os os objectivos pretendidos.