Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Dérbi do título não sorriu às Leoas

Por Sporting CP
22 maio, 2021

Desaire (0-3) com SL Benfica na última jornada

A equipa feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu, este sábado, o SL Benfica no Estádio José Alvalade, saindo derrotada por 0-3 na 14.ª e última jornada da fase de apuramento de campeão da Liga BPI. Só o triunfo valeria às Leoas a conquista do título, que assim terminam a prova na segunda posição com 34 pontos, a cinco do primeiro lugar.

A entrada da equipa orientada por Susana Cova não foi a melhor e o SL Benfica aproveitou um desequilíbrio defensivo para fazer o primeiro logo aos cinco minutos. Cloé Lacasse foi mais rápida, arrancou pela esquerda e assistiu Nycole, que finalizou de forma certeira.

Ainda assim, o conjunto verde e branco reagiu, assumindo a iniciativa do jogo. Aos 15 minutos, na sequência de um canto batido por Joana Marchão, não apareceu o desvio decisivo na direcção da baliza deserta, após saída em falso de Letícia, guardiã encarnada.

Pouco depois, fruto da pressão alta e intensa que as Leoas exerciam, Raquel Fernandes recuperou uma bola no último terço, conduziu e serviu Andreia Jacinto, mas a jovem médio seria desarmada na hora certa. Mais posse de bola para o Sporting CP, que subia as suas linhas e esboçava uma reacção, mas faltava melhor definição na frente para finalizar em melhores condições. 

Depois da meia hora de jogo, chegou a resposta das águias, mas Inês Pereira afastou o remate de Andreia Faria para as malhas laterais. Daí em diante, o Sporting CP impôs-se defensivamente e soltou-se um pouco mais na frente. Primeiro, Joana Marchão encontrou Ana Borges dentro da área, mas esta não armou o remate a tempo e, já na compensação, chegou a melhor oportunidade para as Leoas. Depois de um livre batido por Joana Marchão, a bola sobrou para o remate enrolado de Raquel Fernandes, Ana Capeta não conseguiu o desvio, mas ainda assim Letícia foi obrigada a aplicar-se para manter o 0-1, que seguiu para o segundo tempo.

O golo precoce do SL Benfica castigava a turma de Alvalade, que apesar do domínio territorial não teve ideias para desmontar a estrutura defensiva encarnada. Por sua vez, o conjunto de Filipa Patão jogava com o resultado, uma vez que tanto a vitória como o empate asseguravam o título.

No reatamento, os primeiros avisos foram das Leoas e, ainda que tímidos, saíram sobretudo a partir de cruzamentos. Um deles, particularmente traiçoeiro, obrigou Letícia a desviar a trajectória da bola. Depois, Cloé Lacasse atirou de longe e viu Inês Pereira negar-lhe o golo.

A resposta verde e branca não tardou e Amanda Pérez – que entrou ao intervalo para o lugar de Andreia Jacinto - correspondeu ao cruzamento certeiro (mais um) de Joana Marchão, mas o cabeceamento saiu ao lado. Pouco depois, também Fátima Pinto ficou perto do empate. O Sporting CP carregava, mas tardava em chegar o golo. Susana Cova mudou as peças e arriscou: Nevena Damjanović subiu para a frente de ataque com a recém-entrada Carolina Mendes, jogando agora com três centrais atrás. 

Era o tudo ou nada Leonino, mas aos 83 minutos tudo ruiu, quando as águias foram mais eficazes e fixaram o 0-2, através de Cloé Lacasse. Antes do apito final, Ana Capeta ainda foi expulsa por acumulação de amarelos e a formação encarnada fez o 0-3 de pontapé de penálti.

Sporting CP: Inês Pereira [GR]; Mariana Rosa, Bruna Costa, Nevena Damjanović [C], Joana Marchão, Fátima Pinto, Andreia Jacinto (Andreia Jacinto 45'), Tatiana Pinto, Ana Borges, Raquel Fernandes (Carolina Mendes 75') e Ana Capeta.