Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Desatenção defensiva nos descontos trama leões

Por Jornal Sporting
13 maio, 2017

Sporting CP viu fugir dois pontos no dérbi frente ao Benfica, com um golo já em tempo de compensação

Os juniores leoninos empataram este sábado frente ao grande rival Benfica (1-1), em jogo referente à 11.ª jornada da fase de apuramento do campeão do Campeonato Nacional de juniores. Um golo já em tempo de compensação dos encarnados retirou dois pontos à equipa do Sporting CP.

O primeiro aviso dos leões surgiu logo aos quatro minutos. Boa jogada de entendimento pelo lado direito, com o lateral Thierry Correia a ganhar a linha e a cruzar para o segundo poste, onde apareceu Jovane Cabral, em boa posição, a rematar sem a melhor direcção. O Sporting CP, que dominava completamente as operações, não deixando a equipa do Benfica sair do seu meio-campo, insistiu e criou mais três situações no espaço de oito minutos. Os primeiros dois lances em situações de bola parada com Jovane Cabral, primeiro, e Demiral depois a não conseguirem concretizar com sucesso. A terceira e última ocasião surgiu dos pés de Rafael Leão, com o avançado a rematar forte, mas à figura de Daniel Azevedo. Só aos 16 minutos é que as águias conseguiram sacudir um bocado a intensa pressão exercida pelos pupilos de Tiago Fernandes e aproximar-se da baliza defendida por Diogo Sousa (titular com a ausência de Luís Maximiano, que recorde-se está na selecção de Sub-20).

O jogo entrou depois numa toada mais calma, em que os encarnados conseguiram equilibrar, sendo que há a destacar a excelente intervenção do defesa central turco Merih Demiral, aos 24 minutos, numa altura em que Filipe Soares se preparava para isolar. A partida decorreu depois até ao intervalo sem praticamente nenhum lance digno de registo, sendo que só dentro dos últimos cinco minutos é que voltou a animar. Primeiro, aos 42 minutos, Pedro Marques, dentro de área, cabeceou ao lado. Na resposta, o guarda-redes leonino Diogo Sousa evitou o golo com uma grande defesa a remate de Filipe Soares. Em cima do intervalo foi o defesa João Ricciuli a ficar perto do primeiro golo na Academia Sporting na sequência de um pontapé de canto, mas o cabeceamento passou a rasar o poste.

O segundo tempo começou como acabou o primeiro, ou seja com muita luta a meio-campo. Nenhuma das equipas conseguia ter o domínio, tendo sido através de um erro da defensiva do Benfica que os leões tiveram uma enorme oportunidade para se colocarem em vantagem. Jovane Cabral isolou-se e à saída de Daniel Azevedo rematou ao lado. Falhanço incrível do extremo dos verdes e brancos, que levou ao desespero o banco de suplentes do Sporting CP e os muitos adeptos que encheram o Estádio Aurélio Pereira. Não foi à primeira, foi à segunda que o extremo cabo-verdiano colocou a formação orientada por Tiago Fernandes em vantagem, levando à loucura os muitos Sportinguistas presentes nas bancadas. Grande jogada pelo lado esquerdo, com Pedro Ferreira a cruzar com conta, peso e medida para a cabeça de Jovane, que atirou a contar.

Em desvantagem, o Benfica tentou reagir e teve uma excelente ocasião aos 72 minutos. Cruzamento do lado direito, com o defesa central João Ricciuli quase a colocar a bola na própria baliza ao efectuar o corte. A partida entrou depois numa toada de muita luta a meio-campo, com os leões a tentarem manter a vantagem. A vitória parecia já não escapar à formação orientada por Tiago Fernandes, quando já em tempo de compensação surgiu o balde de água fria na Academia (93’). Jogada de insistência do ataque encarnado, com o lateral direito Diogo Cabral a cruzar rasteiro e a descobrir Zidane Banjaqui solto, com o número 11 a não perdoar. Nota para as provocações dos jogadores do Benfica na altura dos festejos, que se colocaram à frente do banco de suplentes do Sporting CP, numa atitude condenável, a que se juntou o treinador João Tralhão.

Logo a seguir, apito final, com os leões a verem escapar dois pontos mesmo em cima do final do encontro. Apesar disso, os verdes e brancos continuam isolados na liderança do campeonato quando faltam disputar três jornadas.