Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Igualdade permite apuramento para play-off

Por Jornal Sporting
22 Nov, 2017

Sporting CP empata com Olympiacos na Youth League e Barcelona deu uma ajuda, batendo a Juventus

Na quinta jornada da  UEFA Youth League, o Sporting CP empatou em casa 1-1 com o Olympiacos. Os leões sabiam que uma vitória bastava para confirmar o apuramento para o play-off rumo os oitavos de final da UEFA Youth League, mas precisaram de uma ajuda do Barcelona, que venceu em Turim a Juventus, por 1-0. Os leões cedo perceberam que teriam de superar uma organização defensiva com 10 homens atrás da linha da bola, tal como acontecera em Atenas, na primeira volta.

Aos quatro minutos, Pedro Ferreira cabeceou a bola para a barra, a passe de Daniel Bragança. Aos 11’, foi a vez de Elves Baldé perigar a baliza do Olympiacos, só que Karadais resolveu um remate de longe do extremo, que alinhou na esquerda, sempre procurando a diagonal. Aos 14’, o primeiro susto para o Sporting. O Olympiacos, notoriamente focado em explorar os lances estratégicos ficou perto de marcar.

Sem oportunidades de registo, era o Sporting CP a comandar as rédeas do jogo, ainda que sem espaço entre linhas para fazer diferenças. No entanto, também bem munidos na bola parada, os leões, aos 27’, acabaram por se adiantar. Depois de um canto curto, Abdu Conté colocou na área. Pedro Ferreira usou o porte físico para ganhar um ressalto e atirar rasteiro para golo. A resposta não tardou e Voilis finalizou de cabeça, aproveitando uma transição ataque-defesa lenta dos verdes e brancos, em que Elves não compensou aquando da subida do lateral contrário. Até ao fim da primeira parte, Baldé ficou na cara de Karadais, mas deslumbrou-se perante um guardião que brilharia a nível superlativo, aos 43’.

Sucedendo a uma má abordagem na área, Baldé teve a oportunidade de converter uma grande penalidade por mão na bola, mas o guarda-redes Karadais voou para negar os intentos do extremo. Luís Maximiano ainda teve de intervir a bom nível para impedir que os gregos fossem em vantagem para o intervalo. A bola parada continuava a assustar as hostes leoninas.

No segundo tempo, Tiago Fernandes arriscou com Elves Baldé como avançado móvel, mas a equipa perdeu lucidez no meio-campo, cedendo mais espaço aos gregos, que continuavam a apostar no jogo directo. O primeiro remate do segundo parcial aconteceu aos 72’, passando por cima da baliza de Luís Maximiano.

Aos 77’, Elves Baldé dispôs da melhor oportunidade da segunda parte, mas o remate cruzado saiu desviado. Maximiano resolveu potencial problema aos 79’ e, até final, apesar do domínio territorial verde e branco, só por duas vezes voltou a haver perigo. Diogo Brás, aos 83’, rematou à figura do guardião e, aos 90+2’, Miguel Luís atirou por cima.

O Sporting CP voltou a não vencer os gregos (empatara a dois em Atenas] e tem agora oito pontos, suficientes para um apuramento histórico na competição, ainda com uma jornada por disputar. No play-off, a uma volta, disputará a contenda com um adversário saído do apelidado de caminho dos campeões nacionais-