Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto European Athletics

Auriol Dongmo é Campeã da Europa no lançamento do peso

Por Sporting CP
05 Mar, 2021

Marca de 19,34 metros foi alcançada no quinto ensaio

Auriol Dongmo, atleta do Sporting Clube de Portugal ao serviço da selecção portuguesa, conquistou, esta sexta-feira, a medalha de ouro na final do lançamento do peso nos Campeonatos da Europa de atletismo em pista coberta que decorrem em Toruń, na Polónia. Em estreia na competição, a Leoa de 30 anos conseguiu a marca de 19,34 metros no quinto ensaio, que valeu a primeira medalha para o Clube de Alvalade e para Portugal nestes Europeus.

A atleta Leonina abriu o concurso com um nulo, mas no seguinte assumiu a liderança com a marca de 19,21 metros. Nos dois ensaios seguintes, ficou ligeiramente abaixo (19,07 e 19,08) e seria, inclusive, ultrapassada pela sueca Roos (19,29 metros). Contudo, no quinto ensaio, Dongmo voltou a superar-se e atingiu os 19,34 metros que a tornaram a nova Campeã Europeia da disciplina.

Com o contrato renovado recentemente com o Sporting CP, Dongmo chegou a estes campeonatos como campeã nacional e no primeiro lugar do ranking mundial do ano, com a marca de 19,65 metros - recorde pessoal e nacional. 

Depois de ter batido diversos recordes nacionais e internacionais, Auriol Dongmo deu continuidade ao seu bom momento e somou mais um feito inédito em Toruń, na Polónia, naquela que foi a sua primeira prestação numa grande competição por Portugal. Aos 30 anos, Auriol Dongmo conta já com dupla nacionalidade desde 2019, mas só em 2020 foi autorizada a competir com o símbolo das quinas.

Mais cedo, de manhã, entraram em prova outras duas Leoas. Nos 400 metros, a portuguesa Cátia Azevedo ficou na quinta posição da terceira série da primeira ronda com o tempo de 53''28, sendo a sua melhor marca da temporada. Ainda assim, a sua participação nos Europeus ficou pelo caminho.

Nos 1500 metros, a romena Claudia Bobocea terminou a segunda série da primeira ronda no quinto lugar, tendo cortado a meta com o tempo de 4'18''00. Tal como Cátia Azevedo, Bobocea não conseguiu o apuramento para a fase seguinte.

No sábado, os primeiros Leões a competir serão Carlos Nascimento e Dorian Keletela na qualificação da prova de velocidade dos 60 metros (09h18). Ainda durante a manhã (11h05), Patrícia Mamona também iniciará a sua prestação em Toruń, na Polónia, com a qualificação no triplo salto.