Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Basquetebol já prepara 2023/2024

Por Sporting CP
24 Ago, 2023

Lançamentos ao cesto começaram para o plantel às ordens de Pedro Nuno Monteiro

A equipa masculina de basquetebol do Sporting Clube de Portugal já prepara a temporada 2023/2024. Um plantel com várias caras novas, mas uma ambição que não é diferente das épocas anteriores: ganhar e enriquecer o museu do Clube com mais troféus, projectou Pedro Nuno Monteiro em declarações aos meios de comunicação do Sporting CP.

“É um plantel com bastantes alterações. As expectativas estão em alta, os objectivos mantêm-se e tentaremos estar em todas as decisões, como estivemos na temporada passada. Ganhámos duas de quatro, gostaríamos de ganhar mais e vamos tentar dar mais um passo no sentido de podermos ganhar mais”, expressou o técnico, mostrando-se muito optimista quanto ao sucesso do plantel que orienta: “Estamos a iniciar, ainda é muito cedo para ter certezas, mas estamos muito contentes com o grupo e acho que vamos continuar a ser uma equipa que vai lutar por títulos e vai estar em momentos decisivos”.

Numa análise geral ao grupo que terá à disposição, Pedro Nuno Monteiro explicou as ideias-chave: “Seja nesta época ou noutras, tem de haver sempre um equilíbrio entre o jogo interior e o jogo exterior. Trouxemos um jogador que já ganhou a BCL [Basket Champions League], mas também trouxemos outros e acima de tudo temos de funcionar, não como individualidades, mas como grupo. Esse será o grande objectivo. Acho que recrutámos bem, mas temos de dar algum tempo para perceber se na realidade o fizemos. Estou confiante, estou muito contente com os jogadores, a postura como seres humanos, seriedade e profissionalismo e que assim continue até final da época”.

 
Pedro Nuno Monteiro tem bem claro que para ganhar há um primeiro passo indispensável: estar nas decisões. “No ano passado estivemos sempre nas decisões, fomos à final do campeonato, custou-nos imenso perder aquele jogo, principalmente depois do jogo três, muita coisa paralela ao jogo que aconteceu e que não era expectável. Perdemos o campeonato que era o nosso grande objectivo e vamos continuar a lutar por ele. Vamos trabalhar, vamos tentar trocar algumas coisas. Aliás, fizemos algumas mudanças em termos de plantel e o objectivo será sempre o mesmo: ganhar porque o Sporting CP não tem um ADN contrário a isso. Quem está no Sporting CP tem de querer ganhar e, eu próprio, quando participo, é para ganhar”. 

Nada se faz sozinho e no Sporting CP isso é tão mais verdade quanto o já conhecido apoio das bancadas que tem funcionado como alavanca para muitos sucessos. A receita é a mesma e, claro, inclui os Sportinguistas: “Que nos continuem a apoiar, que marquem presença no Pavilhão João Rocha, que sejam positivos, que puxem pela equipa. Somos mais uma equipa do Sporting CP, precisamos deles. Sem eles, nada faz sentido, mas seja no basquetebol, seja em qualquer outra das modalidades”.    

Marcus Lovett Jr, base que entra na segunda temporada de Leão ao peito, também apontou o caminho para a equipa de basquetebol trilhar em 2023/2024 e a ambição marca o discurso do jogador esquerdino norte-americano: “Ganhar, é disso que se trata no Sporting CP e é isso que quero fazer. Ganhar e fazer o máximo que conseguirmos. Treinar, treinar muito, adaptar os novos jogadores e treinar muito para mostrarmos nos jogos”. 

Lovett vincou a satisfação por poder ajudar a integrar quem chega: “Estou entusiasmado por receber os novos companheiros de equipa, vejo muita energia e vontade da parte deles, eles querem treinar, trabalhar duro por nós e precisamos desse espírito. Temos vários jogadores novos e é bom ter caras novas, uma nova energia. Agora é continuar a trabalhar”. 

Conhecer da importância dos adeptos, o jogador Leonino apelou também a que os Sportinguistas continuem a apoiar a equipa. “Gostamos muito dos adeptos, queremos tê-los no máximo de jogos possível e vamos lutar por eles ao longo da época. Pode haver altos e baixos, mas ok, vamos lutar sempre para ganhar o campeonato. Isso é o que prometemos fazer por eles”, disse, reforçando: “A tradição é tentar ganhar títulos, é isso que vamos tentar trazer para o Sporting CP e sabemos o quanto é importante”.

Arnette Halmann, reforço para esta temporada, retratou nas palavras os primeiros dias de trabalho de Leão ao peito: “É uma sensação muito boa. É sempre bom começar, conhecer caras novas, novas personalidades e é extremamente importante o que estamos a fazer agora. Nota-se que há muita união e espírito de equipa, também”.

Halmann destacou a importância de criar um grupo muito coeso em que as peças encaixem muito bem. “A base da pirâmide é o espírito de equipa, porque depois vão começar os jogos da FIBA Europe Cup, vamos estar a viajar, é muito importante fazer um grupo bastante forte e começarmo-nos a conhecer uns aos outros, porque vamos ter muito pouco tempo para preparar os jogos e quando isso acontecer, estando sempre em ‘correria’, o espírito de equipa será fundamental”, sentenciou. 

Para já, os primeiros dias indicam que o grupo se entende muito bem e que há muita sinergia. “A química é boa e os ‘ingredientes’ também. Temos muitos miúdos jovens, com muito boa qualidade, que estou a gostar de ver pela forma séria com que trabalham e nós, os mais ‘veteranos’ estamos cá para lhes dar uma força e fazermos também o máximo possível”. 

Arnette Halmann vai começar a jogar no Pavilhão João Rocha agora pela equipa do Sporting CP e sabe bem o quanto é especial o ambiente na casa das modalidades Leoninas. “Como adversário é super complicado jogar neste pavilhão. Agora no Sporting CP já sinto a energia a vir para os treinos. O pessoal envolve-se, fala, a energia é muito boa e isso está a nosso favor, o que é sempre bom: ter os adeptos no pavilhão nos jogos, a gritarem por nós, a cantarem e tudo mais. Eles são o sexto elemento da equipa, o que é muito importante e espero que continue a ser assim”, destacou. 

Por fim, Arnette Halmann deixou uma mensagem aos Sportinguistas: “Venham ao Pavilhão, venham apoiar-nos o máximo possível, vamos estar aqui para darmos o nosso máximo no sentido de vos dar muitas alegrias”.