Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Ginástica levou milhares ao Pavilhão João Rocha

Por Sporting CP
02 Jul, 2023

Fim de semana de espectáculo com o Sarau Anual

Sábado e domingo foram dias de mais um fim-de-semana de espectáculo no Pavilhão João Rocha, palco de mais uma edição do já tradicional Sarau Anual de Ginástica do Sporting Clube de Portugal

Mais de 1500 ginastas do Clube Leonino reuniram-se sob o tema CLICK, o mote para mais memoráveis momentos protagonizados pelas várias classes de ginástica que compõem a secção do clube, com uma presença de atletas entre os 2 e os 90 anos, numa oportunidade única de reunir todo o espectro de atletas Leoninos, que deram muita cor e vida a um evento que encheu de orgulho a família Sportinguista.

Em quatro sessões divididas por dois dias [duas no sábado e duas no domingo] as classes de Dança, Ginástica Geral, Ginástica Acrobática, Teamgym, Trampolins e Parkour mostraram a arte, talento e capacidade de trabalho que desenvolveram ao longo de todo um ano, sob o referido tema Click e uma introdução em que ficou a mensagem de que “este mesmo CLICK que nos pode fazer melhores pessoas é o mesmo que nos pode afastar da nossa essência! Da nossa vida e das nossas vidas! Como somos e como podemos ser! Como fazemos e como podemos fazer. Sejamos apenas nós! Felizes e contentes, lidando com os clicks da nossa vida de forma responsável e equilibrada.”

Feita a introdução, foi tempo de graciosidade, energia, esquemas gímnicos magníficos, que arrancaram muitos aplausos aos milhares de pessoas que nos dois dias do Sarau praticamente encheram o Pavilhão João Rocha.

Luís Duarte, responsável da secção de Ginástica do Sporting CP, era a imagem da satisfação pelo sucesso de mais uma iniciativa que já tem rótulo certificado de qualidade e de espectáculo ao longo dos anos.

“O tema foi a televisão, do mundo que nos rodeia e de estarmos sempre a fazer o click, o zapping de mudar o canal, à procura de qualquer coisa, é também a homenagem a um clube grandioso como o nosso, que tem um canal de televisão, que é a Sporting TV, mas é também sairmos daquele mundo em que só clicamos e em que por vezes nos esquecemos das relações, porque o mundo da ginástica não é feito a clicar. No fundo, foi também uma mensagem de que é tão bom fazer ginástica, é tão bom o exercício, a amizade, as relações que se estabelecem e que apesar da temática ter sido à volta da televisão, essa era a mensagem principal, das relações humanas.”

O Sarau juntou pessoas de diferentes idades, faixas etárias reunidas sob o denominador comum da Ginástica do Sporting CP, num evento que voltou a exaltar as virtudes da Ginástica, um desporto para todos.

“Foi um momento de convívio, de partilha, de ajuda, ter as pessoas mais velhas nas bancadas a ajudar as crianças enquanto esperam para actuar, tudo isso cria um clima que faz o que o Sporting CP é há muitos anos. Não é só a actividade física, mas também o que envolve as relações humanas. Através da ginástica do Sporting CP, formamos grandes homens e grandes mulheres”, referiu ao Jornal Sporting, Luís Duarte.

 

A ginástica do Sporting CP respira saúde. São quase dois mil atletas, divididos por espaços – Multidesportivo de Alvalade e Academia, na Portela de Sacavém – que espelham uma enorme procura, todos os anos, de atletas representarem o clube Leonino nesta modalidade, uma realidade que o Sarau deu a conhecer em exibições de classes que deslumbraram quem presenciou.

“Quatro sessões, em que alguns repetiram, desde classes de formação a classes de competição. Temos quase dois mil ginastas e este ano batemos recordes. O objectivo é sempre crescer em quantidade e qualidade, mas de maneira sustentável, para nunca pôr em causa a qualidade do Sporting CP. Temos crescido com Pólos fora do clube, com a Academia que nos tem ajudado a crescer muito em termos qualitativos, no Teamgym, os Trampolins, na acrobática, em todas as classes sejam mais de competição, ou de demonstração e neste ano, pulverizámos [vitórias e títulos], muito devido às condições fantásticas que temos em Sacavém, às magníficas equipas técnicas que temos,  os professores, os responsáveis de cada um dos grupos, muitos deles com o ADN  e cultura deste clube e que depois transmitem aos atletas, envolvendo, criando esta dinâmica, embora com diferenças e diversidade, mas o objectivo comum, com o lema do Sporting CP sempre presente de Esfoço, Dedicação, Devoção e Glória. Só se atinge a glória com esse Esforço, Dedicação e Devoção. E claro, à qualidade dos nossos ginastas. Nem sempre ganhamos, mas ficamos muito mais perto de ganhar se assim for. Por outro lado, a formação de base que temos, muito eclética e diversificada, permite-nos ter muitos miúdos que querem ir mais longe e ser como os ‘Diogos Abreus desta vida’ e fiquei muito feliz por, por exemplo, ver classes de adolescentes fazer muita coisa e muito bem, com uma alegria impressionante e todas as classes com um nível de execução altíssimo, desde os mais novos às classes de mais idade”, explicou

Ginástica é sinal de plenitude de vida, de força e até de vencer obstáculos. Esta modalidade poderia recorrer a este tipo campanha promocional, mas no Sporting CP a atracção à ginástica tem uma química bem mais imediata.

“Não precisamos de fazer grande promoção da ginástica do Sporting CP. Este sábado houve, por exemplo, uma classe de ex-ginastas que se apresentou e foi incrível pelo nível de execução e pela forma como as bancadas reagiram, apesar de estarem afastados de há alguns anos, porque têm, agora, 40 e mais de idade. Ginástica do Sporting CP é família, temos avós que foram ginastas, presidente do Clube [Frederico Varandas], tanta e tanta gente, esta família que vem à procura desse espírito e se sente realizada por fazer parte desta grande comunidade que proporciona tantos sorrisos e momentos de alegria”, finalizou.