Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Tiago Matos

Mariana Cabral: "Resolver rápido o jogo"

Por Sporting CP
22 Mar, 2024

Equipa Leonina joga sábado, às 11h00, em casa do FC Famalicão, na jornada 18 da Liga de futebol feminino

Com seis vitórias nos últimos sete jogos, a equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal desloca-se, este sábado, a casa do FC Famalicão para a jornada 18 da Liga BPI, com a intenção de somar mais uma vitória e confirmar a boa fase que as Leoas atravessam.

“Temos estado semana a semana a encarar os jogos com seriedade, com vontade, consistência e, essencialmente, é isso que temos de manter, sabendo que, em teoria, defrontamos um adversário que nos é inferior, mas isso não quer dizer absolutamente nada porque já anos aconteceu esta época ter algumas surpresas, uma vez é muito difícil desmontar um bloco com uma linha de cinco, com onze jogadoras atrás da linha da bola e num espaço muito curto de campo. Por isso, o nosso trabalho e a nossa responsabilidade é conseguir arranjar soluções para fazer isso. Temos feito isso nos últimos jogos e queremos voltar a fazer e ganhar”, referiu Mariana Cabral, treinadora da equipa de futebol feminino do Sporting CP em declarações aos meios de comunicação do Clube, na antevisão ao jogo frente à equipa minhota, marcado para sábado, às 11h00, em Famalicão.

Será o terceiro jogo entre o Sporting CP e o FC Famalicão esta temporada (triunfos das Leoas na meia-final da Supertaça e na Liga, no jogo da 1.ª volta), mas Mariana Cabral tem claro que não há jogos iguais: “O FC Famalicão tem uma forma também diferente de encarar os jogos, teve um início de época que não correu tão bem e acaba por ser difícil às vezes sair desse momento, mas a equipa tem crescido, feito jogos com maior qualidade e criado mais dificuldades a adversários de nível superior. Além disso, joga em casa e, portanto, cabe-nos a nós ter a responsabilidade de ultrapassar esse bloco baixo, arranjar soluções para continuar a criar muitas oportunidades de golo e, essencialmente, finalizá-las. Temos de ter eficácia para resolver o jogo cedo porque sabemos que nestes jogos quando o golo não surge, o adversário vai ganhando maior ânimo. Portanto, o nosso trabalho é o contrário: resolver o jogo rápido, criar oportunidades de golo, ‘matar’ as transicções e dominar o jogo”.

Só o triunfo interessa às Leoas, nesta partida na qual não estarão disponíveis Maiara Niehues, Fátima Dutra e Fátima Pinto, devido a lesão, mas em causa não está o facto de nesta jornada haver um conforto entre os dois adversários mais directos. “Todas as vitórias são importantes para nós e todos os jogos são importantes e têm de ter o mesmo nível de concentração e de dificuldade. Não podemos pensar nisso, em factores externos, no resultado, no tempo ou no que seja. Nós temos é de pensar em nós, na forma como queremos jogar, independentemente de tudo o resto que está à volta. Interessa-nos é jogar bem, continuar a crescer e ganhar os três pontos”, disse, desvalorizando também os jogos que se avizinham com o SL Benfica: “Esta semana só pensámos no FC Famalicão e só treinámos tendo em vista o jogo com o FC Famalicão. O que nos interessa é ganhar este jogo e pensar neste adversário, independentemente do que vem depois. Ainda faltam muitos jogos, competições diferentes e precisamos de pensar uma semana de cada vez. Se pensarmos numa semana mais à frente poderemos ter problemas e não é isso que nós queremos”.

Alícia Correia, defesa da equipa Leonina, também fez a antevisão ao jogo frente ao FC Famalicão e foi ao encontro das palavras da treinadora verde e branca: “Temos vindo em crescendo e queremos, acima de tudo, continuar com este bom momento”.

“Conhecemos o FC Famalicão já de há muitos anos e sabemos o valor que elas têm. Mas, seja como for, temos de continuar com o nível que temos tido, ter o mesmo compromisso e encarar o jogo para vencer”, referiu Alícia Correia, dizendo também que o foco das Leoas está apenas neste jogo: “A Liga BPI tem mostrado que nenhum jogo é garantido, que nenhum jogo é fácil. O FC Famalicão tem uma excelente equipa e nós queremos vencer. Claro que os jogos que se avizinham também vão ser importantes, mas pensamos num jogo de cada vez porque nos queremos manter nas três frentes [Liga, Taça de Portugal e Taça da Liga]”.