Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

O Furriel… A Cláudia… E o TAD!!!

Por Tito Arantes Fontes
18 Mar, 2021

Somos uma equipa! Todos contam! Todos ajudam! Próximo sábado é no nosso José Alvalade, com o Vitória SC! Força Sporting CP! Onde Vai Um Vão Todos!!!

Mais uma semana, mais uma jornada, mais uma vitória! Na garra, no querer, na fé, na esperança! Esta equipa não falha… e nós, todos, Sportinguistas, também não! Os jogos têm 90 minutos… e nós aproveitamos bem esses 90 minutos… lutamos sempre, do primeiro ao último minuto de jogo! E se não for o TT (como foi neste sábado, depois de – pouco antes – ter sofrido um “pisão” para penálti não sancionado pelo árbitro!) é outro jogador… desde o “goleador” Pote ao “patrón” Coates! Passando por todos os demais, todos os que possam… chamem‑se Porro, Nuno Santos, Jovane, João Mário, Matheus Nunes, Nuno Mendes, Feddal ou Palhinha! Ou qualquer outro jogador! Somos uma equipa! Todos contam! Todos ajudam! Próximo sábado é no nosso José Alvalade, com o Vitória SC! Força Sporting CP! Onde Vai Um Vão Todos!!!

Ora, falando de Palhinha… que fantástico dia hoje (terça‑feira, quando escrevo)! Então não é que o TAD decidiu… e decidiu a favor do João Palhinha! E contra – concomitantemente – a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), mais concretamente o Conselho de Disciplina – Secção Profissional (CD)! Ou seja, contra a badalada sua presidente… a Cláudia! O TAD resolveu, aliás, ir à substância do tema, pondo mesmo “as mãos no assunto” e sentenciou – com base no depoimento do árbitro Fábio Veríssimo (peça fundamental neste assunto, pois “confessou” não ter “visto bem, na sua plenitude” o lance no terreno de jogo!) – que o quinto amarelo mostrado ao Palhinha no jogo do Bessa foi mal mostrado! E que – consequentemente – a suspensão por um jogo não poderia proceder! Isto é, nesta decisão do TAD nem importa – por ora – o que é dito sobre a questão constitucional do Palhinha ter sido ou não ouvido previamente à sua suspensão pelo CD! Porque o que agora importa é o descalabro da doutrina “field of play doctrine”, pelo menos no modo como a mesma foi peregrinamente aplicada (mal, como ora se vê!) pela Cláudia e seus correligionários! A Cláudia ficou “possessa” com a decisão – isso sabe bem o SCP – e vai daí foi logo anunciado que a FPF recorrerá da decisão do TAD… e recorre para onde? Ora bem, para o Tribunal Central Administrativo do Sul… ou seja, o mesmo Tribunal que tanto serviu para atacar Palhinha (e houve quem – com responsabilidades! – dissesse que nesse “criminoso erro” tinha igualmente incorrido o próprio SCP!) por significar que este tinha ido para fora da “justiça desportiva” ao ter convocado, ao arrepio de tudo, a “justiça estadual”!… e quem é que agora “convoca” essa mesma “justiça estadual”? A FPF! A Cláudia! Ela própria! Ela, que tanto se queixou – desde logo ao Conselho Superior dos Tribunais Administrativos (que topete!) – por o cidadão Palhinha ter ido requerer a providência cautelar que ganhou ao mesmo Tribunal para o qual ela agora recorre! Sempre quero ver o que dirão os “comentadores do regime” sobre este recurso da FPF aos “tribunais estaduais”… como é que este “crime” será agora enfrentado, dissecado, comentado? Será que vai passar incólume… sem mácula, sem referência… ui, ui… sempre quero ver como se comportam agora esses “defensores da justiça desportiva”!

Continuemos com a Cláudia… é que, por si só, esse é um “tema” inesgotável e que merece mesmo continuar a ser glosado… olhemos, pois e agora, para a sua relação com o “furriel”! Explicando, o “furriel” – ou seja, o ora “famoso” e antes desconhecido treinador que há oito anos deixou a sua profissão (não vale rir, por favor!) para ser presidente da cinzenta, manipulada e parcial ANTF (Associação Nacional de Treinadores de Futebol) – queixou‑se o ano passado à FPF do “insurrecto” Rúben Amorim! E, agora, um ano depois, o que fez a Cláudia? Pois bem, recebeu a acusação perpetrada contra Rúben Amorim e a Sporting CP SAD, o que no imediato foi logo anunciado mediante garrafais paragonas, divulgando o facto dos mesmos serem arguidos em processo disciplinar com vista à punição e suspensão do Rúben por um a seis anos! E tudo isto é anunciado um ano depois da queixa do “furriel”! Ou seja, num momento oportuno, seleccionado, escolhido a dedo… de modo a perturbar e influenciar o SCP na sua elogiada e vitoriosa campanha no Campeonato Nacional! É sinal do muito bom que estamos a fazer! E do descontrolo, da raiva, da inveja que grassa nos nossos adversários… os que conhecemos e os que não conhecemos! Estão mesmo desolados, de cabeça perdida!

Certo é que a resposta a esse execrável processo disciplinar começou já a ser dada! E – desde logo – por quem? Pois, nada mais nada menos que pelos próprios treinadores das demais equipas da Liga NOS! Sim, estes treinadores, na sua maioria portugueses, dos clubes do primeiro escalão do futebol nacional, aquele onde todos os treinadores querem mesmo estar… pois, eles próprios treinadores elegeram Rúben Amorim como melhor treinador da Liga em Fevereiro, conforme foi anunciado pela própria Liga… o “Prémio Vítor Oliveira – Treinador do Mês” foi mesmo e justamente atribuído a Rúben Amorim! Na mesma semana do anúncio do abominável processo para expurgar o futebol nacional desse “infractor”… e suspender Rúben Amorim! Se o ridículo matasse… sim, se o ridículo matasse, o “furriel” e a Cláudia bem que se teriam querido “enfiar por um buraco abaixo”… escondendo a sua vergonha, para escaparem à chacota popular em que tudo isto se transformou, fruto de uma absurda acusação feita no âmbito de um néscio e monstruoso processo disciplinar!

O “furriel”, é bom lembrar, para melhor se aquilatar da sua “isenção” e “sentido de equilíbrio, imparcialidade e independência”, comandava a ANTF aquando da saída de José Peseiro do SCP, em Novembro de 2018, situação que – como todos estamos lembrados – mereceu ruidosa tomada de posição por parte da associação… ao ponto de – desde essa altura – se esperar também vigorosa actuação da ANTF cada vez que um treinador é dispensado do clube onde estiver a trabalhar… mas nada, nunca mais se ouviu a ANTF sobre temas idênticos…é ver, desde logo, o “silencio sepulcral” que tem mantido esta época quanto às saídas de treinadores… todos à espera das posições públicas da ANTF… e esta caladita, sempre caladita, no seu canto, sem nada fazer… ó “furriel” Zé Pereira… assim não… é que “dois pesos e duas medidas” tão descarados dão mesmo má impressão! Imperdoável!

Última nota: que orgulho Nuno Mendes! Que orgulho João Palhinha! Que orgulho Pedro Porro! Os dois primeiros na selecção nacional e o terceiro na “La Roja”… todos no cume dos melhores jogadores dos dois países ibéricos! Parabéns!

Viva o Sporting Clube de Portugal!!!