Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto FPF

Desaire nos Açores

Por Sporting CP
05 Mar, 2023

Equipa B derrotada pelo GD Fontinhas (2-0)

A equipa B de futebol do Sporting Clube de Portugal deslocou-se, este domingo, à ilha Terceira, nos Açores, onde caiu por 2-0 diante do GD Fontinhas na 21.ª - e penúltima - jornada da série B da Liga 3.

Só um pontapé de penálti favorável aos açorianos, aos 65 minutos, foi capaz de desbloquear um jogo muito equilibrado no Estádio João Paulo II, em Angra do Heroísmo, antes de os jovens Leões ficarem reduzidos a dez e sofrerem o 2-0 já na compensação.

Para enfrentar o 11.º - e penúltimo – classificado, que, porém, chegava motivado de uma vitória em casa da UD Leiria (1-2), Filipe Çelikkaya, treinador da equipa B verde e branca fez três alterações relativamente ao onze que bateu o Oliveira do Hospital FC (2-1): Diego Calai, David Monteiro e Flávio Nazinho foram titulares, saindo Diogo Pinto, Diogo Travassos e Gonçalo Esteves.

Desde o apito inicial, o ascendente pertenceu ao GD Fontinhas, que entrou melhor e logo a abrir testou Diego Calai por três vezes, com o guardião a mostrar-se sempre atento e pleno de reflexos – na segunda ainda contou com a ajuda da barra. Foram várias as dificuldades sentidas pela equipa B para impor o seu jogo, nos primeiros instantes, frente a uns açorianos muito objectivos.

Depois, o Sporting CP reequilibraria a partida e seguir-se-ia uma fase de maior encaixe entre as duas equipas, com mais luta a meio-campo e pouca acção perto de ambas as balizas.

Já na recta final dos primeiros 45 minutos, os jovens Leões soltaram-se e mostraram as garras até então escondidas: primeiro, Diogo Abreu, de fora da área, rematou forte mas ao lado e, a seguir, Joelson Fernandes irrompeu pela área para obrigar Rodolfo a fazer a sua primeira defesa no jogo.

Apesar dos altos e baixos das duas equipas ao longo da primeira parte, o nulo seguiu inalterado para o segundo tempo.

O reatamento, desta vez, trouxe uma formação verde e branca mais controladora com bola, porém o GD Fontinhas mostrou-se capaz, mesmo assim, de causar estragos. Numa bola parada um cabeceamento saiu ligeiramente ao lado e, depois, só uma mancha de Calai evitou males maiores.

Çelikkaya não esperou mais e realizou uma dupla cartada a partir do banco de suplentes: Rodrigo Ribeiro e Samuel Justo assumiram os lugares de Francisco Canário e Rodrigo Marquês. Não estava fácil para os Leões encontrar espaço entre a defesa açoriana e tudo se complicou aos 65 minutos. Uma má abordagem de David Monteiro dentro da área resultou num pontapé de penálti para o GD Fontinhas e Princebell encarregou-se de fazer o 1-0.

Do lado Leonino, deu-se mais uma dupla mexida com as entradas de Afonso Moreira e João Ferreira para correr atrás do prejuízo. Daqui em diante, o Sporting CP subiu mais as suas linhas e foi à procura de uma resposta, mas apesar do esforço continuou com dificuldades para ultrapassar a resistência terceirense, que passou também a jogar cada vez mais com o relógio.

Por fim, tudo se torceu definitivamente quando Chico Lamba viu um cartão vermelho directo cinco minutos depois de ter entrado. Assim, já nada mais puderam fazer os jovens Leões, que em período de descontos ainda viram Bonkat acertar na trave e, pouco depois, fixar o 2-0 final. Já em cima do apito final, Ragner viu o segundo amarelo por simulação e também acabou expulso.

Com este desfecho, a equipa B verde e branca segue no quinto lugar, com 31 pontos, e na próxima jornada, encerra a série B, em casa, frente ao Caldas SC.

Sporting CP: Diego Calai [GR], David Monteiro, João Muniz, Jesús Alcantar, Flávio Nazinho (João Ferreira 69’), Diogo Abreu, Mateus Fernandes [C] (Chico Lamba 79’), Rodrigo Marquês (Samuel Justo 56’), Abdul Fatawu, Joelson Fernandes (Afonso Moreira 69’) e Francisco Canário (Rodrigo Ribeiro 56’).