Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Não há volta a dar: é para ganhar tudo!

Por Jornal Sporting
03 Dez, 2015

Leia mais no Jornal Sporting sobre o regresso do ciclismo do Sporting

“Em jovem via Voltas a Portugal em bicicleta com as camisolas do Sporting. O ciclismo pode ser a grande atracção de massas que o Clube precisa. Temos milhões de adeptos e muitos deles vivem afastados da grande Lisboa, não sendo viável verem a sua camisola ‘verde e branca’. A passagem dos corredores ao pé de casa é algo irresistível e o que nós queremos é que as camisolas do Sporting andem pelas estradas do País porque estamos a falar de um fenómeno de massas. É uma modalidade que está na memória de todos os Sportinguistas e faz parte da história do Clube”, já tinha referido em entrevista Vicente Moura, vice-presidente para as modalidades.

A primeira grande vitória do ciclismo ‘leonino’ já tem mais de 100 anos, quando Laranjeira Guerra ganhou o II Porto-Lisboa, mas teve continuidade durante décadas e décadas com pontos altos como a vitória de Paulo Ferreira numa etapa do Tour em 1984 ou os 13 triunfos colectivos e nove individuais alcançados na Volta a Portugal em bicicleta entre muitos outros títulos (cerca de 150). Em 1987, tudo acabou; em 2009 houve uma tentativa de projecto; muito em breve será uma realidade – o ciclismo vai regressar ao Sporting como modalidade oficial do Clube, tendo Jorge Mendes como coordenador e Nuno Ribeiro, antigo vencedor da Volta, no comando técnico de uma equipa que parte com ambições altas.

"Encontrámos um parceiro que fez com que fosse possível voltar às estradas. Estamos a dar passos seguros, com a premissa de ser auto-suficiente directamente ou através de sponsors, o que foi feito. Ainda nos recordamos do Benfica, que depois não foi capaz de aguentar e acabou mal, e por isso a nossa perspectiva para já são três anos. Gostava que o Sporting pudesse chegar a Paris nesta modalidade que, a seguir ao futebol, é a mais popular do País", comentou Vicente Moura na assinatura do acordo.

"Era um grande sonho dos Sportinguistas e desta Direcção. É uma modalidade que já nos deu 150 títulos e nos projectou pelo Mundo. Vai poder aumentar a grande Onda Verde pelo País, com o objectivo de vencer todas as provas nacionais. Ao mesmo tempo, vai aproximar o Clube dos Sportinguistas em qualquer lado. Estamos a recuperar modalidades com grande tradição, o que é bom pelo sentimento de pertença e pelo orgulho", salientou o Presidente do Clube, Bruno de Carvalho.

"É um projecto que será muito importante para a modalidade. Temos de defender a camisola do Sporting e entrar em todas as provas com o objectivo de ganhar. Será uma notícia que vai causar grande impacto. Na Volta a Portugal, também pelo facto de sermos a equipa que ganhou o ano passado, seremos o alvo a abater mas queremos vencer!", rematou Nuno Ribeiro, director desportivo do ciclismo 'verde e branco'.

Leia mais sobre o ciclismo do Sporting e o seu regresso nesta edição do Jornal Sporting, que já se encontra nas bancas.