Empate a abrir a UEFA Youth League
07 Set, 2022
Jovens Leões dividiram pontos com o Eintracht Frankfurt
O Sporting Clube de Portugal empatou, esta quarta-feira, 1-1 em casa do Eintracht Frankurt, na Alemanha, na primeira jornada da fase de grupos da UEFA Youth League.
No jogo de estreia nesta edição da competição europeia, os Leões defrontaram um emblema que nunca havia disputado a UEFA Youth League. No Sportpark Dreieich, que serve como complemento ao centro de treinos do Eintracht Frankfurt e que se localiza a sul da cidade, Diogo Pinto, João Muniz e Afonso Moreira foram os titulares que também somaram os primeiros minutos na prova. A eles, o treinador Filipe Çelikkaya juntou Diogo Travassos, Gilberto Batista, Flávio Nazinho, Dário Essugo (capitão), Samuel Justo, Mateus Fernandes, Diogo Cabral e Rodrigo Ribeiro.
Começou melhor o Sporting CP, que rapidamente assumiu o controlo do desafio e dominou o meio-campo. O Eintracht Frankfurt percebeu isso rapidamente e começou a apostar no contra-ataque, sendo que o relvado, que não estava na melhor das condições, ia sendo o ponto negativo.
A primeira investida verde e branca aconteceu aos nove minutos, quando Diogo Cabral atirou para defesa fácil do guarda-redes Matteo Bignetti. Foi um ligeiro aviso para o 0-1, que chegou logo a seguir.
Numa grande jogada do Sporting CP, a bola passou por vários jogadores antes de chegar a Mateus Fernandes, que picou para Samuel Justo na área. Este descobriu Rodrigo Ribeiro, que estava na cara do golo com muito tempo e espaço e não desperdiçou, provocando a festa Leonina em solo germânico.
Continuou mais forte o conjunto visitante, que ficou perto do 0-2 com os remates de Samuel Justo, pouco ao lado, e de Dário Essugo, para boa defesa de Matteo Bignetti. Do outro lado, Gianluca Schäfer ia sendo o mais inconformado, mas Diogo Pinto, guardião do Sporting CP, nunca teve muito trabalho.
Já perto do intervalo, o emblema de Alvalade voltou a criar perigo pela, com Diogo Travassos, lançado por Diogo Cabral, a cruzar com perigo, mas o guarda-redes agarrou. No final da primeira parte, 0-1 para o Sporting CP, que dominava na posse de bola (58%), nos ataques (36 contra 22), nos remates (quatro contra três) e nos cruzamentos (nove contra quatro).
No segundo tempo, a superioridade do Sporting CP não foi tão visível e o Eintracht Frankfurt, mesmo não conseguindo estar perto do golo em ataque organizado, foi tendo mais bola. Continuava ser o contra-ataque a principal arma, como se viu aos 52 minutos, quando Gianluca Schäfer rematou, mas Gilberto Batista bloqueou para canto.
Na resposta, tanto Mateus Fernandes como Afonso Moreira tentaram a sua sorte com tiros de fora da área, mas foram os visitados a chegar ao empate. Aos 62 minutos, um ataque rápido viu Ignacio Ferri Julia a servir Gianluca Schäfer (quem mais?) para o 1-1.
Filipe Çelikkaya mexeu na equipa a pouco mais de 15 minutos do fim, lançando Marco Cruz (em estreia na UEFA Youth League) e Isnaba Mané para os lugares de Samuel Justo e Diogo Cabral, e as alterações podiam ter mudado o resultado logo a seguir: pela esquerda, Flávio Nazinho assistiu Rodrigo Ribeiro, que por sua vez deixou para Isnaba Mané finalizar, mas um defesa fez de guarda-redes e, com o corpo, defendeu.
Aos 84 minutos, saiu Afonso Moreira e entrou Rafael Nel, mais um estreante na UEFA Youth League, e o Sporting CP dispôs de mais uma grande oportunidade, já perto dos 90. Depois de um bom cruzamento de Diogo Travassos, Rodrigo Ribeiro cabeceou para as mãos de Matteo Bignetti quando estava em excelente posição.
Até ao final, destaque para a expulsão - com segundo cartão amarelo - de Louis Kolbe, do Eintracht Frankfurt, já em tempo de compensação. O empate manteve-se intacto e cada conjunto somou um ponto no arranque da fase de grupos.
Na próxima jornada da UEFA Youth League, o Sporting CP recebe o Tottenham Hotspur FC em Alcochete.
Sporting CP: Diogo Pinto [GR], Diogo Travassos, Gilberto Batista João Muniz, Flávio Nazinho, Dário Essugo [C], Samuel Justo (Marco Cruz, 74'), Mateus Fernandes, Diogo Cabral (Isnaba Mané, 74'), Afonso Moreira (Rafael Nel, 84') e Rodrigo Ribeiro.