João Gião: "Tem tudo para ser um dos bons jogos desta jornada"
05 Dez, 2025
Equipa B defende liderança em Felgueiras (sábado, 11h00)
A equipa B de futebol do Sporting CP visita, este sábado (11h00), o FC Felgueiras para disputar o encontro da 13.ª jornada da Liga 2.
No topo da classificação, os jovens Leões estão em igualdade pontual (26) com o CS Marítimo, que tem mais um jogo disputado, enquanto o FC Felgueiras é 14.º (13 pontos), ligeiramente acima da ‘linha de água’. E, agora, chegam ao confronto em momentos de forma opostos, porque o Sporting CP está invicto há seis jogos (4V 2E), a mesma série que o FC Felgueiras acumula sem ganhar (3D 3E).
"Estamos numa boa fase, e ainda bem, mas aqui não podemos viver do passado e temos de olhar em frente", introduziu João Gião, treinador da equipa B, na antevisão ao encontro, realçando ainda que "a equipa encara o jogo tentando ser alheia à classificação".
Já com os olhos postos no adversário deste sábado, o técnico espera dificuldades perante “uma das boas equipas deste campeonato”, considerou, e de cuja ideia de jogo admitiu “gostar bastante”.
"É mais um jogo difícil, contra uma boa equipa no seu campo. Acho sinceramente que a classificação não reflecte a sua qualidade de jogo. É agressiva ofensivamente, encara os adversários olhos nos olhos, procura sempre a baliza adversária e, aqui ou ali, expõe-se muito e, se calhar, por isso tem sofrido alguns golos", analisou.
Além disso, as três vitórias que tem na Liga 2 foram conquistadas em casa, no Estádio Dr. Machado de Matos, onde João Gião não se coibiu de projectar "o ambiente mais adverso até à data", esperando também que a chuva dê tréguas ao relvado. "Eventualmente, poderá não estar nas melhores condições. Deixa-me alguma pena, porque tem tudo para ser um dos bons jogos desta jornada", salientou o técnico verde e branco.
Por esta altura, a equipa B é a melhor defesa da prova – apenas sete golos sofridos – fruto de um compromisso que é “mérito colectivo”, segundo João Gião. "Temos sido muito sólidos e competentes nessa fase do jogo, e não só pelos princípios da linha mais recuada, mas porque toda a gente dá muito ao 'pedal'. Os da frente pressionam e batem métricas de alta intensidade em quase todos os jogos e quem vem do banco mantém essa intensidade. Tudo começa na frente e na atitude mental da equipa", destacou, acrescentando: "Ofensivamente somos também o segundo melhor ataque e temos de valorizar todos os momentos do jogo por igual".
Por fim, o técnico garantiu ainda que a sua equipa vai "voltar a não repetir um 'onze'", algo que “faz parte do trabalho” de um "plantel aberto" como este, atentou.
Depois, o lateral José Silva também falou aos meios de comunicação Leoninos, sem dúvidas que a equipa confirmou o seu excelente momento com mais um “jogo bem conseguido” na jornada anterior - vitória por 3-1 sobre o SC Farense. E a intenção, claro, é para continuar.
“Estamos num lugar importante, que mostra a nossa qualidade e confiança, e sabemos que estamos numa boa fase, mas encaramos o jogo da mesma forma que os outros”, realçou, virando as atenções para o FC Felgueiras.
“Não podemos desleixar-nos por sabermos que estão numa fase menos boa. Temos de manter a seriedade. Estamos cientes de que vão querer fazer de sua casa uma ‘fortaleza’, mas nós vamos entrar com tudo para trazer os três pontos”, apontou José Silva, que acredita que tem “evoluído bastante”, pessoalmente, em 2025/2026. “O contexto Sporting CP faz-nos crescer diariamente”, justificou.