Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

Eduardo Quaresma: "Estou a aprender com os melhores"

Por Sporting CP
12 maio, 2020

Defesa-central em entrevista à Sporting TV

Eduardo Quaresma, defesa-central do Sporting CP que faz parte do lote de seis jogadores da formação que passaram a integrar o plantel principal, concedeu esta terça-feira uma entrevista à Sporting TV em que abordou temas como o regresso aos treinos, o técnico Rúben Amorim, a interacção com os colegas ou o dia-a-dia no quartel-general da formação verde e branca.

Temporada que agora terminou

“Foi uma das minhas melhores épocas, senão a melhor. A pré-época com a equipa principal ajudou-me e motivou-me porque é sinal de que reconheceram o trabalho que tenho feito ao longo dos anos. Tenho de continuar a trabalhar no máximo e com muita ambição para ser chamado mais vezes e um dia ter a oportunidade de me estrear oficialmente”.

Regresso aos treinos

“Fiquei muito feliz quando soube que íamos regressar aos treinos, tem sido bom estar novamente com a equipa. Estou a aprender com os melhores e era disso que tinha saudades, de sentir a bola e o relvado”.

Ajudado pelas referências

“Já quando vinha treinar com a equipa principal, o Luís Neto, o Sebastián Coates, o Jérémy Mathieu e o Ilori ajudavam-me muito nos treinos. Sempre senti que o grupo me ajudava muito. São todos ‘cinco estrelas’, é um grupo muito unido. Receberam-me muito bem, sempre com risadas. (…) Alguns deles são referências para mim pela posição em que actuam, mas outros são também referências para o grupo. Ajudam-me muito em termos posicionais e na concentração. Sempre que acerto dão-me moral para não ficar nervoso”.

O ídolo Jérémy Mathieu

“O Mathieu é o meu maior exemplo no Sporting CP, é incrível. Quando o vi pela primeira vez no treino pensei que não era real. Fui-me habituando e cada vez gosto mais de o ver jogar e de treinar com ele”.

O treinador Rúben Amorim

“Desde o primeiro dia, o treinador disse-nos que ia ser exigente, mas que nos ia dar liberdade. É exactamente isso que se tem visto nos treinos, ele exige muito de nós. Mesmo não sendo um treino conjunto, ele exige sempre o máximo e diz que temos de correr e querer mais do que os outros porque somos o Sporting CP”.

Aposta na formação

“O Sporting CP sempre foi muito bom a formar jogadores e ao longo dos anos tem demonstrado que continua a fazê-lo. É bom ter um treinador que aposta na formação, mas não é por chegar aqui que está tudo garantido. Tenho de continuar a trabalhar arduamente e de forma humilde para mais tarde poder jogar na equipa principal. Não basta que o treinador diga que somos bons, é preciso mostrar isso”.

Jogadores que subiram à equipa principal

“O Nuno Mendes é um lateral-esquerdo incrível. É muito bom defensivamente e é muito difícil passar por ele. É rápido e inteligente a jogar e, para mim, é dos melhores laterais-esquerdos no momento da tomada de decisão. O Gonçalo Inácio é um central incrível, muito agressivo, forte, veloz e com bom passe. O Tiago Tomás é um ponta-de-lança muito batalhador, que pressiona e não desiste. Depois, tem aquele faro pelo golo que só os avançados têm. O Matheus Nunes é um ‘monstro’ no meio-campo. Tive oportunidade de jogar com ele nos sub-23 e gostei muito. Toma boas decisões, é um médio que progride com a bola e isso é bom porque nos dá um grande caudal ofensivo. É um ‘monstro’, assusta. O Joelson Fernandes é o mais novo, mas não é pela idade porque é um grande jogador. É muito forte no um contra um e já está melhor a defender. Está muito comprometido e tem uma enorme qualidade técnica”.

Academia Sporting como segunda casa

“Esta é a minha segunda casa, estou aqui desde os dez anos e nunca me faltou nada. Conheço quase todos os que trabalham aqui, desde os treinadores aos empregados da limpeza. Este é o meu espaço, tenho um grande amor pelo Sporting CP”.