Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Rúben Amorim: "A equipa tornou o jogo mais tranquilo"

Por Sporting CP
30 Set, 2022

Técnico elogiou ainda a dinâmica ofensiva apresentada

Após o apito final na vitória sobre o Gil Vicente FC (3-1), Rúben Amorim, treinador dos Leões, esteve em conferência de imprensa a analisar o encontro e começou por salientar a importância “de marcar primeiro” para regressar aos triunfos, antes de frisar também a “identidade vincada” da sua equipa.

"É sempre importante entrar bem, mas o marcar primeiro ajuda sempre a tranquilizar uma equipa. Ainda assim, o que me deixa feliz é que a identidade e a forma de jogar da equipa estão sempre lá. A ideia está bem vincada e isso é sempre bom para dar a volta a maus resultados", disse aos jornalistas presentes no Auditório Artur Agostinho, no Estádio José Alvalade.

A seguir, o técnico comentou a estreia como titular de José Marsà no centro do trio defensivo, sublinhando "não se se sentiu a falta dos centrais que jogam mais vezes". "Já tinha feito a pré-época connosco e precisamente esta linha defensiva tinha jogado frente ao Villareal CF. Tem jogado na equipa B e tem a escola do FC Barcelona, e isso nota-se no jogo. Tem capacidade para jogar e, da sua formação, vêm também alguns problemas defensivamente. É muito inteligente, mas falta-lhe, uma ou outra vez, alguma agressividade e experiência de central de equipa grande, algo que vai ganhar jogando. Fez uma grande exibição", sentenciou, debruçando-se, depois, sobre a segunda parte, onde considerou que o Sporting CP "poderia e deveria ter feito mais golos".

"Existe um problema de eficácia, não só no remate, mas também nos cruzamentos, por exemplo. Tivemos mais oportunidade porque havia mais espaço, apanhando a defesa do Gil Vicente a meio do caminho, mas o último passe não surgiu. Depois, o terceiro golo tranquilizou a equipa, mas não podemos sofrer golo no último lance do jogo", alertou Rúben Amorim, acrescentando: "A equipa tornou o jogo mais tranquilo, mas para mim nunca o é. Não poupei ninguém, o Ugarte veio da selecção e o Sotiris entrou bem e dinâmico, com alguns toques de bastante qualidade".

Além disso, o treinador verde e branco referiu que o avançado Paulinho regressou à titularidade "com um bom jogo", deixando, de seguida, vários elogios às dinâmicas ofensivas apresentadas. "Melhorámos muito na agressividade na profundidade, algo que tínhamos muito no primeiro ano e agora menos, porque 'empurramos' mais os adversários. Se olharmos para o Gil Vicente FC, eles estavam subidos e foram muitas as vezes em que o [Ricardo] Esgaio e o Nuno Santos ganharam as costas, bem como Pedro Gonçalves, que cansa bastante as defesas. Tivemos mais tempo para preparar o jogo e nesse aspecto melhoramos", disse.

Amorim falou também sobre Hidemasa Morita, que com um golo – o seu primeiro no Clube – e uma assistência acabou considerado o Homem do Jogo. "Tem um timing e uma resistência muito boas, tem chegada à área e é inteligente nesse aspecto", referiu, antes de responder, em inglês, a uma pergunta da imprensa japonesa também sobre o médio: "Ofensivamente, eu não lhe ensinei nada, simplesmente encorajo-o nesse sentido. Trabalha muito, é mérito dele e é um grande jogador".

Por fim, o técnico destacou que “ganhar este jogo era a melhor preparação para Marselha”.