Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Empate deixa tudo em aberto

Por Sporting CP
26 Out, 2022

​Leões estiveram a vencer até ao minuto 80 em casa do Tottenham Hotspur FC (1-1)

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou com o Tottenham Hotspur FC 1-1, esta quarta-feira, em encontro da quinta jornada do grupo D da UEFA Champions League. Com este resultado, os Leões continuam a depender apenas de si para chegarem aos ‘oitavos’, pois ocupam o segundo lugar com os mesmos sete pontos do terceiro, o Eintracht Frankfurt.

Sem poder contar com os castigados Pedro Gonçalves e Ricardo Esgaio, o técnico Rúben Amorim promoveu duas alterações no onze inicial. Apostou no regresso do capitão Sebastián Coates ao eixo defensivo e em Paulinho na frente de ataque, ele que se juntou assim ao trio formado por Francisco Trincão e Marcus Edwards, avançado inglês que foi formado precisamente nos spurs.

Depois de, há quase um mês e meio, terem vencido o encontro em Alvalade (2-0), os Leões voltaram a encontrar este adversário que, apesar de não ter entre as opções disponíveis figuras importantes do plantel como Richarlison ou Kulusevski, foi ainda assim a jogo com várias estrelas de renome do futebol Mundial, com destaque para duas delas: Harry Kane e Heung-Min Son.

Mesmo a jogar fora de casa, o Sporting CP foi a equipa que teve mais iniciativa e caudal ofensivo nos momentos iniciais, tentando várias combinações com os homens da frente. Apesar disso, o primeiro lance de perigo chegou por Coates, que cabeceou perto do alvo na resposta a um canto. Depois, foi Paulinho a ficar a centímetros do 0-1, num remate após cruzamento de Pedro Porro.

O Sporting CP ameaçava e conseguiu mesmo chegar ao golo à passagem dos 22 minutos de jogo. Edwards conduziu a bola desde o meio-campo, após um excelente lance a meias com Ugarte, e ainda antes de chegar à área puxou o pé atrás e disparou cruzado sem hipótese para Hugo Lloris.

À excepção de um remate de Son que Antonio Adán defendeu tranquilamente, já praticamente em cima do minuto 40, o Tottenham Hotspur FC nunca conseguiu colocar a defesa Leonina em sentido. Na verdade, foi até o Sporting CP a voltar a criar perigo e chegou mesmo ao 0-2, mas o lance foi anulado porque Coates inseriu a bola na baliza com o braço, após um canto na direita.

Já no regresso para a segunda metade, pela primeira vez na partida os ingleses conseguiram encostar o Sporting CP às cordas, com vários ataques sucessivos, mas Adán respondeu sempre à altura nas poucas vezes em que foi chamado a intervir. Pelo meio, na sequência de um contra-ataque, Trincão apareceu em boa posição na área, mas o disparo saiu ligeiramente por cima.  

À hora de jogo, Rúben Amorim fez as primeiras trocas ao colocar em campo Flávio Nazinho e Mateus Fernandes, com este último, de apenas 18 anos, a realizar a estreia na UEFA Champions League. Seguiu-se então uma fase do jogo marcada por muitos confrontos físicos e paragens por faltas, depois da qual também Arthur, Fatawu Issahaku e ainda Jeremiah St. Juste foram a jogo.

Sensivelmente a partir dos 70 minutos, o encontro ficou mais partido. Os londrinos obrigaram Adán a aplicar-se, em dois lances protagonizados por Son e o ex-Leão Eric Dier, mas o Sporting CP também respondeu na mesma moeda. Em duas transições quase consecutivas, primeiro foi Fatawu a rematar para defesa de Lloris, e depois Porro e Nazinho também viram o francês impedir o 0-2.

A velha máxima de quem não marca, sofre, acabou por confirmar-se ao minuto 80, com os homens da casa a restabelecerem o empate por Rodrigo Bentancur, num cabeceamento após canto. Depois disso, os spurs continuaram a rondar a baliza de Adán, criando alguns lances de perigo, só que Fatawu também podia ter marcado, só que Lloris conseguiu defender para canto.

Já em cima do apito final, no quinto minuto de compensação, o Tottenham Hotspur FC conseguiu chegar ao golo por intermédio de Harry Kane, mas a jogada foi anulada por fora de jogo e o árbitro apito para o término logo a seguir, confirmando-se a igualdade em Inglaterra.

A sexta e última jornada da fase de grupos será discutida dentro de menos de uma semana, na próxima terça-feira, dia 1 de Novembro, em casa diante dos alemães do Eintracht Frankfurt.

Sporting CP: Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Pedro Porro, Hidemasa Morita (Mateus Fernandes, 61’), Manuel Ugarte, Nuno Santos (Flávio Nazinho, 61’), Francisco Trincão (Arthur, 71’), Paulinho (Jeremiah St. Juste, 75’) e Marcus Edwards (Fatawu Issahaku, 71’).