Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Sabor amargo em Bérgamo

Por Sporting CP
30 Nov, 2023

Sporting CP empatou num jogo em que merecia mais

A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal empatou, nesta quinta-feira, a uma bola frente à Atalanta BC em jogo da quinta jornada do grupo D da Liga Europa, disputado em Bérgamo.

Assim, os Leões, que beneficiaram do resultado no outro jogo do grupo, garantiram o segundo lugar no grupo e dependem apenas de si mesmos para seguirem em frente na prova, mas para chegaram aos oitavos-de-final da Liga Europa vão ter de jogar o play-off com uma equipa que até aqui jogou a Liga dos Campeões.

Para esta partida em Itália, Rúben Amorim apostou de início em Antonio Adán, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita, Matheus Reis, Pedro Gonçalves, Viktor Gyökeres e Francisco Trincão.

O Sporting CP teve algumas dificuldades para se impor nos primeiros minutos do jogo, tendo de defender mais e conseguindo apenas a espaços chegar à área da Atalanta BC, enquanto a formação italiana foi criando várias oportunidades para se adiantar no marcador.

Ainda assim, os Leões conseguiram estar perto de abrir o marcador, aos 20 minutos: Morten Hjulmand desmarcou Viktor Gyökeres e o sueco, que ganhou em velocidade a Berat Djimsiti, entrou na área e rematou em jeito, mas o esférico saiu rente ao segundo poste.

A Atalanta BC respondeu logo a seguir e de forma mais certeira, abrindo o marcador aos 23 minutos com um golo de Gianluca Scamacca. O avançado já tinha, inclusive, colocado a bola na baliza de Antonio Adán anteriormente, mas o lance tinha sido anulado por fora-de-jogo.

O Sporting CP viu-se assim em desvantagem, mas, na realidade, até começou a jogar melhor e mais tranquilamente após o marcador ter sido aberto. Os Leões cresceram na partida, defendendo melhor e conseguindo também chegar com maior perigo ao ataque. Aos 36 minutos, Pedro Gonçalves teve tudo para marcar, depois de receber de Viktor Gyökeres, mas o remate saiu mal e Juan Musso segurou sem problemas.

Assim, a turma de Alvalade foi para o intervalo a perder pela margem mínima e Rúben Amorim aproveitou para fazer duas alterações para o início da segunda parte: saíram Francisco Trincão e Ricardo Esgaio e entraram Marcus Edwards e Geny Catamo.

Essas mudanças fizeram-se sentir desde logo, com o Sporting CP a começar a segunda metade a conseguir explorar melhor o corredor e a desequilibrar mais, com o jogador inglês a mostrar logo qual era o objectivo, mas o primeiro remate foi interceptado por Berat Djimsiti.

Não foi aos 47, acabou por ser aos 56 minutos, que Marcus Edwards fez o golo e empatou a partida: primeiro entregou para Viktor Gyökeres e, após a devolução, fugiu a Berat Djimsiti e correu até ao centro da área, rematando certeiro para o 1-1.

O empate deu, naturalmente, ainda mais ânimo ao Sporting CP que, a conseguir mostrar-se superior à Atalanta BC, foi conseguindo criar mais oportunidades de golo e Pedro Gonçalves teve duas excelentes ocasiões para o fazer, mas o primeiro remate bateu no poste direito e depois no esquerdo e o segundo saiu pouco ao lado.

Fruto da ameaça do Sporting CP em virar o resultado e de a Atalanta BC estar com maiores dificuldades para criar perigo, o técnico da formação italiana começou a mexer, mas Rúben Amorim também não tardou e, pouco depois, tirou Morten Hjulmand e apostou em Nuno Santos, com Pedro Gonçalves a recuar no terreno.

À entrada para os últimos dez minutos, a última substituição verde e branca com a entrada de Sebastián Coates e a saída de Jeremiah St. Juste, com o capitão a mostrar-se decisivo em algumas das últimas investidas da equipa da casa, como também o fizeram Matheus Reis e Antonio Adán.

A partida ainda teve depois mais quatro minutos para jogar para lá dos 90, mas já não houve mais golos e o Sporting CP saiu assim do jogo com a sensação clara de que podia ter vencido e evitado mais dois jogos - os do play-off - até ao objectivo de chegar aos oitavos-de-final. O adversário dessa eliminatória só será conhecido a 18 de Dezembro e os jogos só serão disputados a 15 e 22 de Fevereiro de 2024.

Por isso, para já, o próximo jogo europeu é no dia 14 de Dezembro, em Alvalade, com o SK Sturm Graz para fechar as contas da fase de grupos.