Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Fama comprovada e muito proveito

Por Sporting CP
23 Mar, 2024

Exibição categórica em casa do FC Famalicão vale quarta vitória seguida (1-4)

A equipa principal feminina de futebol do Sporting Clube de Portugal visitou e venceu o FC Famalicão por 1-4, este sábado de manhã, na partida que inaugurou a 18.ª jornada da Liga.

As Leoas estão em grande nesta fase da época – quarta vitória consecutiva – e voltaram a prová-lo, em casa do décimo e antepenúltimo classificado, com mais uma exibição categórica – na primeira parte revelaram-se imparáveis (0-3 ao intervalo). Um ‘bis’ de Olivia Smith e dois belos golos, um de Diana Silva e outro de Joana Martins, voltaram a mostrar a capacidade goleadora da equipa – 15 golos nos últimos quatro jogos – e mantêm viva a perseguição ao primeiro lugar do campeonato.

Ainda sem poder contar com as lesionadas, Fátima Dutra, Fátima Pinto e Maiara Niehues, a treinadora Mariana Cabral promoveu duas alterações no onze inicial apresentado na goleada ao Clube Albergaria (5-0) na jornada anterior: Olivia Smith e Diana Silva foram titulares em detrimento de Cláudia Neto e Ana Capeta, ambas no banco de suplentes.

O ‘aflito’ conjunto famalicense vinha de quatro derrotas consecutivas, enquanto o Sporting CP – objectivo e dominador desde o apito inicial – não tardou nem dez minutos em dar continuidade ao seu excelente momento de forma: na primeira situação real de golo as Leoas foram implacáveis e inauguraram o marcador.

O 0-1 nasceu de um remate de fora da área e colocado de Joana Martins, que a guardiã Andrea Neves até conseguiu defender, mas de forma incompleta, permitindo que Olivia Smith, lesta a surgir na recarga, atirasse para o fundo das redes.

Daqui em diante, o Sporting CP continuou a controlar com bola, envolvendo o FC Famalicão numa ‘camisa-de-força’ muito difícil de contrariar. Ainda assim, na única vez que a formação da casa conseguiu soltar-se na primeira parte, Ana Rocha aproveitou uma recuperação em zona alta e ameaçou com um remate de fora da área que saiu ao lado do poste.

O cerco das Leoas à área adversária - sempre com bola - foi constante e, depois de remates bloqueados e alguma indefinição no último momento, à passagem da meia hora, Diana Silva dilatou o marcador para 0-2 – e que golo! A avançada internacional portuguesa, de muito longe, teve tempo para pensar e executar, acabando por desferir um grande pontapé que colocou a bola ‘na gaveta’. Assim, igualou as colegas Olivia Smith, Capeta e Cláudia Neto como melhores marcadoras da equipa verde e branca na Liga – todas com oito golos.

Logo a seguir, Maísa Corria ficou muito perto de fazer o 0-3, que embora não tenha chegado logo, seria desenhado ainda antes do intervalo. Depois de um passe longo perfeito de Andreia Bravo, Olivia Smith atirou, primeiro, para uma nova defesa incompleta de Andrea Neves, mas voltou a ‘facturar’ na recarga. ‘Bis’ para a jovem internacional A pelo Canadá, que já é a melhor marcadora Leonina no campeonato, fechando da melhor forma uma primeira parte de superioridade absoluta verde e branca.

Por sua vez, os segundos 45 minutos só não começaram com mais um golo das Leoas porque o cabeceamento de Maísa Correia saiu demasiado à figura.

O ritmo da partida, embora mais baixo, continuou a ser ditado pelas orientadas por Mariana Cabral, que chegariam naturalmente ao 0-4 quando se cumpriu a hora de jogo – e novamente com nota artística.

Com um passe longo magistral, Brenda Pérez isolou Joana Martins, que, na passada e com apenas um toque para a recepção, tirou a guarda-redes adversária do caminho, antes de concluir a bel-prazer na baliza deserta famalicense.

A seguir, o FC Famalicão voltou a aproximar-se da área de Hannah Seabert, mas sem sucesso para reduzir a desvantagem. Por sua vez, as recém-entradas Jacynta Gala e Ana Teles responderam com remates muito perigosos, mas ambos defendidos por Andrea Neves - por esta altura, também Rita Fontemanha e Cláudia Neto tinham entrado, embora esta última fosse substituída 15 minutos depois por Bruna Lourenço.

O triunfo já estava entregue, contudo, graças a um lance de insistência na área verde e branca, Neuza Besugo (ex-Sporting CP) marcou o 1-4 para o FC Famalicão – mais vivo - já em cima do minuto 90 e impediu que as Leoas – mais permissivas na recta final - somassem o seu terceiro jogo consecutivo com a baliza a zeros.

Assim, a quatro jogos para o fim da Liga, o Sporting CP de Mariana Cabral chegou aos 42 pontos e pode aproximar-se mais da liderança do SL Benfica (44) e/ou distanciar-se ainda mais do SC Braga (32), uma vez que estes dois emblemas estarão frente-a-frente nesta jornada.

Além disso, para as Leoas segue-se uma deslocação a casa do SL Benfica para disputar a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, num dérbi marcado para as 18h15 de 31 de Março, domingo - o primeiro de três embates consecutivos com as águias, intercalando-se um dérbi para o campeonato entre as duas mãos da prova-rainha (estes últimos dois serão em casa do Sporting CP).

Sporting CP: Hannah Seabert [GR], Olivia Smith, Ana Borges [C], Andrea Norheim, Alícia Correia, Maísa Correia (Jacynta Gala, 63’), Andreia Bravo (Rita Fontemanha, 71’), Brenda Pérez, Joana Martins, Diana Silva (Cláudia Neto, 63’/ Bruna Lourenço, 78’) e Brittany Raphino (Ana Teles, 63’)