Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Leões de regresso aos triunfos

Por Sporting CP
12 Fev, 2023

Sub-15 vencem dérbi frente ao CF “Os Belenenses” em Alcochete (2-0)

A equipa sub-15 de futebol do Sporting Clube de Portugal recebeu e venceu este domingo o dérbi lisboeta frente ao CF “Os Belenenses” por 2-0, no Estádio Aurélio Pereira, em partida a contar para a terceira jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional.

Vindos de um desaire contra o Vitória SC na última ronda, os Leões entraram em campo focados em regressar aos triunfos - diante de um adversário que consentira apenas duas derrotas em 20 jogos na presente temporada - e apresentaram quatro mudanças no onze inicial: Duarte Correia, Suleimane Baldé, Cleusio Garrafa e José Fernandes regressaram às opções de Bernardo Bruschy.

Após ser cumprido um minuto de silêncio em memória das vítimas dos sismos na Turquia e na Síria, a partida arrancou com sinal mais para o Sporting CP. Com mais bola, a formação Leonina dominou nos primeiros minutos e ficou duas vezes perto do golo: num remate de Júlio Vieira que acertou na malha lateral, e depois numa cabeçada de Ricardo Yordanov que rasou o poste.

No entanto, o conjunto do Restelo começou a libertar-se da pressão a partir dos 15/20 minutos, equilibrou o tabuleiro de jogo e também podia ter inaugurado o marcador. Na sequência de um libre batido para a área, Alexandre Tverdohlebov afastou a bola soco e Eduardo Ferreira atirou na direcção da baliza, mas Simão Soares cortou em cima da linha de golo e impediu assim o 0-1.

Em cima da meia-hora, José Fernandes saiu para dar lugar a Estefânio Rúben, numa fase em que o equilíbrio era a nota dominante, com as duas equipas muito encaixadas. Ainda assim, pouco depois, já com 33 minutos, Simão Soares desfez o nulo através de um forte remate cruzado que só parou no fundo da baliza da formação de Belém, facturando pela quarta vez esta temporada.

Já em vantagem, o Sporting CP voltou depois a assumir o controlo do desafio nos minutos que antecederam o intervalo, e até podia ter aumentado a diferença num remate de Cleusio Garrafa, mas o guarda-redes do CF “Belenenses” fez uma grande defesa e manteve tudo como estava.

No reatamento, os Leões voltaram a entrar melhor. Chris Grombahi deixou o primeiro aviso com um disparo à figura, mas o 2-0 chegaria logo depois, aos 55 minutos. Estefânio Rúben entrou na área depois de galgar vários metros e rematou rasteiro, com Ricardo Yordanov a desviar a bola e a enganar o guarda-redes. Foi o 14.ª golo do avançado de 14 anos na presente temporada.

Já com 2-0 no marcador, Bernardo Bruschy mexeu pela segunda vez ao lançar Manuel Lamúria na frente de ataque, num período em que o CF “Os Belenenses” demonstrava grandes dificuldades para sair a jogar. Os de Alvalade dominavam sem acelerar muito e voltaram a ficar perto de marcar pouco depois, com Cleusio Garrafa quase a aproveitar uma boa perdida na área.

À entrada para os últimos dez minutos, Salvador Santos e João Valente também foram a jogo. Estefânio Rúben, num pontapé de bicicleta, e Manuel Lamúria, num remate à figura, ainda tentaram o 3-0, e depois o conjunto da Cruz de Cristo também beneficiou da primeira e única oportunidade em toda a segunda metade, mas não conseguiu marcar e o duelo chegou ao fim.

Os Leões, que com este triunfo passam a somar seis pontos e ficam a apenas três da liderança, voltam a jogar daqui a duas semanas, no dia 26 de Fevereiro, na visita ao terreno do Vitória FC.

Sporting CP: Alexandre Tverdohlebov [GR], Júlio Vieira, Duarte Correia, Diego Coxi, Suleimane Baldé, Leonardo Tavares, Chris Grombahi (Salvador Santos, 72’), Cleusio Garrafa (João Valente, 72’), Ricardo Yordanov (Manuel Lamúria, 61’), Simão Soares [C] e José Fernandes (Estefânio Rúben, 29’).