Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Campeão Europeu reforça andebol

Por Sporting CP
29 Jun, 2022

​Sporting CP contrata guarda-redes Leo Maciel

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal conta com o primeiro reforço para 2022/2023. Leo Maciel, guarda-redes que recentemente venceu a EHF Champions League ao serviço do FC Barcelona, vai defender a baliza verde e branca.
 
Internacional argentino de 33 anos, Leo Maciel tem uma longa carreira em Espanha. Antes dos catalães, que representou durante 2021/2022, já havia jogado com as camisolas de SD Octavio, CB Zamora e CB Ciudad Encantada, assim como de várias equipas do seu país natal.
 
 
Depois de assinar o contrato em conjunto com Miguel Afonso, membro do Conselho Directivo, e Carlos Carneiro, director do andebol verde e branco, Leo Maciel falou aos meios de comunicação do Sporting CP, um emblema que considera "muito grande".
 
"É uma experiência nova para mim depois de muito tempo em Espanha. O Sporting CP era uma das melhores opções que tinha e estou entusiasmado para ajudar a equipa, conhecer a cidade e os adeptos", começou por dizer, explicando também a influência de Natán Suárez, central do conjunto de Ricardo Costa com quem actuou no CB Ciudad Encantada, na decisão que tomou.
 
"Já ouvi falar dos adeptos, do Pavilhão João Rocha. Joguei com o Natán [Suárez], que foi a minha referência para a decisão final de vir para o Sporting CP. Sei que aqui se vive intensamente o andebol e as outras modalidades", frisou.
 
Já tendo visitado o Pavilhão João Rocha ("cheio, deve ser uma loucura"), Leo Maciel considera que a mudança para o Sporting CP foi "um passo em frente na carreira": "Começar num Campeonato novo e continuar a crescer, que é o que procuro. Tenho experiência na selecção nacional, na Liga Espanhola e no FC Barcelona e, por isso, quero partilhá-la com os meus companheiros".
 
 
Quem também falou com o novo Leão foi Luís Frade, jogador do Sporting CP entre 2018 e 2020 que hoje representa o FC Barcelona. "Aconselhou-me muito a vir e estou seguro de que vou desfrutar muito de Lisboa e de Portugal", referiu Leo Maciel.
 
Apresentando-se como "um guarda-redes mais mental que antecipa bem a trajectória da bola", o sul-americano procura "trabalhar muito em conjunto com a defesa", com quem gosta de "falar muito".
 
Por fim, Leo Maciel dirigiu-se aos Sportinguistas: "Espero que nos acompanhem e que estejam sempre aí. O Sporting CP está a dar passos para crescer".
 
No palmarés, para além da EHF Champions League, Leo Maciel conta com uma Liga Espanhola, uma Taça de Espanha, uma Taça da Liga Espanhola e uma Segunda Liga Espanhola, para além de várias participações em provas como Campeonatos do Mundo ou Jogos Olímpicos ao serviço da selecção nacional da Argentina. Em 2021/2022, na Liga Espanhola, Leo Maciel conseguiu uma percentagem de defesas de 34,07% (231 em 678).