Andebol volta a ser feliz em Serpa
01 Ago, 2025
Leões recebidos na Câmara Municipal no final do estágio
Pelo terceiro ano consecutivo, a equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal realizou o habitual estágio de pré-temporada em Serpa, no Baixo Alentejo, tendo sido recebidos esta sexta-feira na Câmara Municipal.
No penúltimo dia do estágio, que vai terminar com um jogo de preparação contra a AA Avanca, os Bicampeões Nacionais estiveram na autarquia para uma camisola autografada pelo plantel e receber, também, uma lembrança, para além de uma troca de cumprimentos e palavras de agradecimento de parte a parte.
Carlos Carneiro, coordenador do andebol Leonino, comentou a realização de mais um estágio em Serpa. "Os três anos que cá estamos demonstram as relações que temos tido, a forma como nos tratam e o quanto gostamos de cá estar. Para além disso, temos excelentes condições de trabalho numa fase tão importante", disse aos meios de comunicação do Sporting CP.
Para o dirigente, "este estágio tem vários factores importantes": "Primeiro, as condições que facilitam os treinos bi-diários e o descanso dos atletas. Depois, serve para integrar novos atletas e reforçar o espírito de equipa para preparar uma época muito longa. Temos de ter este ambiente saudável para os momentos bons e maus".
Lembrando que "o Sporting CP tem de ajudar o desporto, principalmente no interior, para que os jovens olhem para os atletas profissionais e vejam um exemplo", Carlos Carneiro definiu, também, os objectivos para 2025/2026.
"Temos a bitola muito alta. Os dois últimos anos foram fantásticos, mas sabemos que cada ano é um ano. Os objectivos passam por vencer todas as provas internas e fazer uma boa campanha na EHF Champions League. Não podemos olhar para o ano passado porque o que fizemos foi extraordinário e difícil de repetir, mas temos de ter a mesma ambição e pensar jogo-a-jogo", concluiu.
Edy Silva, jogador do plantel verde e branco, lembrou que se trata do "terceiro ano com o apoio da Câmara Municipal de Serpa". "A equipa ganha com isso pelo espaço, pelo momento da época, por integrarmos os que vão chegando. Começa a ser marcante para nós porque conseguimos iniciar a época com o pé direito. A Câmara reconhece isso e somos gratos por todo o apoio. Favorece o Sporting CP e Serpa", explicou.
O pivô garantiu que já pode tirar "muitos pontos positivos" da pré-temporada, principalmente por ser numa casa bem conhecida.
"A semana [de estágio em Serpa] foi muito longa e de trabalho árduo. O facto de já conhecermos Serpa torna tudo mais fácil e permite-nos cumprir as actividades a 100%, assim como ter alguns momentos de lazer. Sentimo-nos em casa".
Odete Borralho, vereadora da Câmara Municipal de Serpa, destacou o "motivo de muito orgulho para o Município" albergar "jovens que representam coragem, determinação e foco e são um exemplo para toda a comunidade".
"Recebermos a equipa de andebol do Sporting CP pelo terceiro ano consecutivo tem um sabor muito especial. Têm sempre um grande sorriso quando chegam a Serpa. (...) Queremos transmitir o nosso apoio. É uma equipa com provas dadas, é Bicampeã. Desejamos que continue a ter muitos projectos vencedores", referiu a autarca.
Bento Gemas, proprietário do Serpa Hotel, onde a equipa ficou hospedada, também não escondeu a satisfação: "É sempre uma grande honra ter uma equipa como esta no nosso espaço. Espero que voltem a ser Campeões Nacionais. É um prazer enorme ter esta gente muito simpática e fácil de lidar. É bom para o hotel e para a cidade de Serpa, que sempre teve tradição no andebol".