Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Tricampeões Nacionais de andebol de regresso ao trabalho

Por Sporting CP
20 Jul, 2026

Primeiro dia da nova temporada dedicado a exames médicos e testes físicos

A equipa de andebol do Sporting Clube de Portugal regressou esta segunda-feira aos trabalhos para a temporada 2026/2027, com a realização de exames médicos e testes físicos, na Clínica CUF e no Pavilhão João Rocha.

Com a incorporação de um reforço – o lateral esquerdo italiano Christian Manojlovic – os Tricampeões Nacionais deram assim o ‘tiro’ de partida’ para a nova temporada, marcada pela satisfação do reencontro com os companheiros de equipa e amigos, expressou o capitão Salvador Salvador aos meios de comunicação do Clube.

“As sensações são sempre boas de voltar a ver a ‘malta’ toda, ainda por cima temos praticamente o mesmo grupo, ‘matar as saudades de todos’, voltar a ver as caras que nós estamos mais do que habituados a ver, voltar ao trabalho, as sensações são sempre boas, foi um mês e pouco de férias e é sempre bom voltar a ver todos”.

A nova temporada volta a ser recheada de fortes ambições colectivas, reflectidas nas palavras do capitão da equipa Leonina e a defesa de mais um Triplete é motivo de entusiasmo para o grupo.

“A responsabilidade está sempre lá em cima. Quando jogamos pelo Sporting Clube de Portugal, a responsabilidade tem de estar sempre lá em cima. Jogamos pelo melhor clube do país, um dos melhores do Mundo, estamos a tentar cada vez mais garantir a entrada no top 8, que foi aquilo que fizemos nas duas últimas épocas e é nisso que nós nos focamos: continuar a atingir o sucesso a nível nacional e crescer cada vez mais a nível europeu. Sabemos das dificuldades, do trabalho que temos de ter, especialmente neste primeiro mês, que é a pré-época e que é a altura em que nos temos de preparar muito bem fisicamente, por isso a responsabilidade está sempre lá em cima”.   

O capitão da equipa de andebol do Sporting CP já olha para o início da temporada, que arranca com a Supertaça, a 23 de Agosto, frente ao SL Benfica, que será antecedida por uma pré-época que vai requerer total empenho. “Vai ser um mês giro para daqui a um mês estarmos prontos para competir”.

O jogador abordou ainda a importância de o Sporting CP manter quase todo o plantel da temporada anterior.

“Felizmente temos um grupo muito coeso, muito unido, um grupo de sucesso. Somos uma família, damo-nos todos super-bem, seja aqui dentro, seja lá fora, temos um à-vontade enorme para falar entre todos e acho que isso tem sido chave do nosso sucesso. Felizmente conseguimos manter 16 dos 17 jogadores que estavam connosco no ano passado, a integração do ‘Manolo’ vai ser fácil, tenho a certeza, já privei com ele umas quantas vezes, fala um pouco de espanhol, temos muitos espanhóis no balneário, tenho a certeza que vai correr lindamente, tal como aconteceu com os que entraram nos últimos anos, por isso estamos prontos para tudo o que a época nos der”.

Mamadou Gassama, ponta-direito da equipa Leonina, abordou também a época que começou esta segunda-feira, em declarações aos meios de comunicação do Clube. “Precisávamos de férias, porque a época passada foi muito dura. Foi um grande sucesso para nós, mas agora já estamos noutra época e só pensamos em estar preparados para os jogos que vêm agora”.

O canhoto espanhol lançou a nova temporada, com objectivos de uma temporada feita passo a passo. “Só estamos a pensar em ganhar jogo a jogo. Claro que queremos ganhar todos os títulos, mas a equipa pensa sempre em jogo a jogo e depois disso, virão os títulos”.

O jogador destacou a manutenção de praticamente todo plantel da época anterior. “Somos os mesmos da época passada, saiu um jogador, temos outro e estamos unidos. Vamos ter uma pré-época muito dura e vamos estar muito preparados para a época”, acrescentando: “Vamo-nos preparar, primeiro que tudo, para a Supertaça, é o primeiro título da época, é importante ganhar essa Taça porque ajuda a que a equipa cresça”.

Gassama estabeleceu ainda o objectivo de a equipa alcançar a final-four da EHF Champions League e deixou uma mensagem final aos adeptos Sportinguistas. “Estamos aqui, estamos prontos, vamo-nos preparar para encarar esta época com muita vontade e desejo que nos apoiem durante a temporada, porque haverá momentos fáceis, momentos difíceis e quando esses chegarem [difíceis], que nos ajudem. Sportinguistas, vamos com tudo”.