Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Leões a uma vitória da final da Liga

Por Sporting CP
23 maio, 2023

Triunfo na Dragão Arena sobre o FC Porto por 91-93

A equipa de basquetebol do Sporting Clube de Portugal está a uma vitória da final da Liga após vencer, esta terça-feira, no jogo dois das meias-finais dos play-offs, o FC Porto por 91-93. Esta sexta-feira, no Pavilhão João Rocha, há novo embate.

No primeiro quarto, o Sporting CP foi construindo vantagens, embora o FC Porto até tivesse entrado melhor e, como reflexo, a ganhar uma vantagem de 9-6 com um triplo de Max Landis, sensivelmente com metade jogada.

No entanto, a equipa Leonina recuperou no marcador e conseguiu mesmo passar para a frente, com Travante Williams em lançamentos de curta e média distância e António Monteiros, nos triplos, a  contribuírem para o Sporting CP estar na frente por 16-21 ou 18-25, e com Joshua Patton, dominador na zona interior, a ganhar ressaltos a a lançar com acerto, numa óptima exibição colectiva de equipa de Pedro Nuno Monteiro.

Final do primeiro quarto e vantagem do Sporting CP por 20-27, com António Monteiro a evidenciar-se com dois triplos marcados em duas tentativas e seis pontos averbados.

No segundo quarto, os Leões até sofreram o primeiro cesto, por Miguel Queiroz, mas bons movimentos interiores de Diogo Ventura e de Travante Williams garantiam uma liderança no marcador, com o FC Porto a mostrar acerto com dois triplos consecutivos que deixaram os dragões à distância de um ponto (30-31) a sete minutos e 40 segundos para o final da primeira parte, momento que levou Pedro Nuno Monteiro a pedir um desconto de tempo, pois Max Landis e Teyvon Myers estavam de mira afinada.

Regressou bem o Sporting CP do desconto de tempo, com Joshua Patton a assinar dois pontos, mas, a meio do segundo quarto, a produção ofensiva das duas equipas subia, embora o emblema de Alvalade ficasse com mais dificuldade para acertar da linha de três pontos.

Já dentro dos últimos cinco minutos, o Sporting CP estava na frente por três pontos (34-37) e conseguiu a maior vantagem (nove pontos, nos 36-45), a pouco mais de dois minutos para o final, com Joshua Patton, mais uma vez, dominador na zona perto do cesto e as penetrações de Marcus LoVett Jr. também a fazerem mossa na equipa azul e branca.

Marcus LoVett Jr. começava a abrir o livro e o Sporting CP chegou a ter uma distância de 12 pontos, com um lançamento triplo do base norte-americano a colocar os Leões na marca dos 50, contra os 40 do FC Porto, no final do segundo quarto e intervalo. Uma vantagem de dez pontos para o Sporting CP, com Marcus LoVett Jr. a ser o melhor marcador do jogo com 13 pontos, aos quais Joshua Patton juntou mais 12 para a equipa verde e branca.

No terceiro quarto, voltou a ser o FC Porto a abrir o marcador, mas Travante Williams e Eddy Polanco encarregaram-se de proporcionar uma vantagem de 12 pontos (44-56) com cerca de três minutos jogados e Marcus LoVett Jr. a assumir com mestria a batuta da equipa.

Eddy Polanco continuou muito influente, a marcar de dentro ou de fora da zona restritiva, em novo desempenho de enorme qualidade do extremo Sportinguista. A vantagem do Sporting CP era de 18 pontos, já com menos de três minutos para jogar (52-70), com os visitantes a serem muito mais equipa, mais solidários e a ganharem, inclusivamente, ressaltos ofensivos.

Apesar de quatro ataques consecutivos não concretizados (um turnover pelo meio) e de o FC Porto ter marcado um triplo, a vantagem do Sporting CP, já à passagem dos últimos 30 segundos, era de 57-70. Regressado de desconto de tempo, LoVett Jr. fez mais um lançamento - de dois pontos - ao melhor estilo e o terceiro quarto terminou com ascendente Leonino no marcador de 57-72.

No último quarto, o Sporting CP teve de enfrentar uma reacção do FC Porto, que se aproximou mais perigosamente no marcador e baixou da fasquia dos dois dígitos, mas uma falta técnica de Max Landis, que foi expulso, colocou LoVett Jr. da linha de lance livre para mais um ponto concretizado.

Estava mais errático o Sporting CP nos lançamentos de campo, com as percentagens Leoninas a baixarem, sobretudo nos triplos, mas, curiosamente, foi por esse meio que o Sporting CP voltou a pontuar, num lance de Isaiah Armwood, imitado logo a seguir por Marcus LoVett Jr. para um resultado de 69-81 a cerca de quatro minutos para o final.

LoVett Jr. voltava a estar com a mão a ferver e anotava consecutivamente, com o FC Porto a responder da linha de lance livre. Já mais carregado com faltas, o Sporting CP também foi para a linha de lance livre, num jogo que foi bastante físico, mas em que a formação de Pedro Nuno Monteiro mostrou sempre mais qualidade, que ficou bem evidente com um triplo sobre a buzina dos 24 segundos de tempo de ataque de Isaiah Armwood par os 72-86 a menos de três do fim.

14 pontos à maior que aproximavam e muito o Sporting CP do segundo triunfo consecutivo nas meias-finais dos play-offs. Cenário que se confirmou, com um triunfo final por 91-93, com a turma verde e branca a acumular diversos erros na parte final do último quarto que fizeram perigar um triunfo que parecia bem mais assegurado, mas a equipa de Pedro Nuno Monteiro a conseguir o mais importante: o segundo triunfo, em dois jogos, frente ao FC Porto na Dragão Arena.

Sporting CP: Travante Williams (12), Eddy Polanco (16), Marko Lonkovic (2), Diogo Ventura (5), António Monteiro (8), João Fernandes (2), Joshua Patton (14), Isaiah Armwood (11), Marcus LoVett Jr. (23).