Tomás Paçó: "Temos de encarar cada jogo como se fosse o último"
21 Jun, 2025
Final empatada volta ao Pavilhão João Rocha no domingo (19h00)
Com tudo empatado na final dos play-offs da Liga (1-1 em vitórias), a equipa masculina de futsal do Sporting Clube de Portugal recebe o SL Benfica, às 19h00 deste domingo, num terceiro jogo que vai voltar a desequilibrar a corrida pelo título.
Tomás Paçó, fixo dos Leões e autor de um dos golos na vitória conseguida recentemente na Luz (1-3), foi o porta-voz do grupo antes de mais um dérbi e, em antevisão feita aos meios de comunicação do Clube, realçou as melhorias conseguidas do primeiro para o segundo jogo destas finais. "Assumimos o jogo, mas de uma forma diferente do que tínhamos feito em casa. Cometemos menos erros, jogámos com mais segurança e cada um percebeu o que tinha de fazer. Até começamos o jogo com um erro [no 1-0 do SL Benfica], mas rapidamente reagimos e, depois, ficou muito difícil para o SL Benfica. O segredo passa por cada um fazer o seu trabalho e não entregar nada", sublinhou.
E foi em casa do SL Benfica que os Tetracampeões Nacionais assumiram pela primeira vez a liderança do marcador nesta final, um momento fundamental para conseguir empatar a decisão, considerou o futsalista verde e branco.
"Foi muito importante, até pela confiança com que encaramos o jogo a partir daí. A equipa estava a precisar de se pôr na frente do marcador. Depois soubemos gerir o jogo e na segunda parte até podíamos ter ampliado mais o resultado. É certo que o SL Benfica também teve as suas oportunidades, mas sem cometermos erros fica muito difícil para o adversário", reforçou Tomás Paçó, antes de apontar ao dérbi deste domingo: "A equipa que tiver melhor atitude e mais compromisso é a que vai ganhar. Nestes jogos é tudo muito equilibrado e a diferença está nas coisas mais pequenas e simples".
Embora ainda não seja decisivo, certo é que após este terceiro embate uma das equipas vai ficar a um último passo do título e a outra já sem margem de erro na final. "É um jogo importante, mas na mesma medida que os dois anteriores", considerou o fixo de 25 anos. "Acredito que nesse sentido não há muita diferença, porque temos de encarar cada jogo como se fosse o último. Se fizermos o que está ao nosso alcance e a atitude for a mesma que tivemos na Luz, é muito difícil ganhar-nos", completou.
Curiosamente, neste arranque da discussão pelo título, o factor casa ainda não se fez sentir decisivamente, uma vez que Sporting CP e SL Benfica somaram as suas respectivas vitórias em casa do rival. Agora, a final está de volta ao Pavilhão João Rocha e apesar de reconhecer o papel dos adeptos no dérbi, Paçó realçou que, primeiro, nestes duelos de muito equilíbrio as coisas têm de ser bem feitas dentro das quatro linhas.
"É sempre importante ter os adeptos, mas a este nível não faz tanta diferença. Quem errar menos vai ganhar o jogo e este ano tem provado isso. Quero que o Pavilhão João Rocha esteja sempre cheio, porque é muito difícil ganharem-nos aqui, mas as equipas estão cada vez melhores e mais preparadas para assumir este tipo de jogos", finalizou.