Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Sporting CP vence dérbi e está na final da Taça de Portugal

Por Sporting CP
23 Mar, 2024

Triunfo por 3-1 sobre o SL Benfica em Viana do Castelo

A equipa principal masculina de voleibol do Sporting Clube de Portugal venceu, este sábado, o SL Benfica por 3-1 e apurou-se para a final da Taça de Portugal, na qual vai defrontar a AJ Fonte do Bastardo, que venceu o Leixões C (3-2).

Os Leões orientados por João Coelho assinaram nova excelente exibição e voltaram a vencer o SL Benfica, à semelhança do que tinha acontecido na semana anterior, na última jornada da 2.ª fase da Liga (3-0).

Desta vez, em campo neutro - em Viana dos Castelo, onde se realiza a final four da prova - e também com forte apoio dos Sportinguistas nas bancadas, a equipa do Sporting CP voltou a ser mais forte, com um primeiro set, em que depois de uma vantagem inicial das águias de 6-9, a ida de Jan Galabov para a zona de serviço começou a fazer a diferença para o lado Leonino, com a força e técnica na bola de saída do checo a fazer a diferença e o compatriota Martin Licek a conseguir um bloco importante. Vanberkel no centro da rede, e também no serviço, ajudou a conquistar uma vantagem, que esteve nos 16-12, Licek no bloco e os remates de Wagner Silva ajudaram a construir essa diferença. Já entrada dos 20 pontos e com diferenças entre quatro e cinco pontos de vantagem, o Sporting CP fechou o set nos 25-21, com um remate de Wagner Silva na pequena diagonal que ainda foi revisto pelo sistema de vídeo, mas que validou (foi dentro) a execução do oposto Leonino.

No segundo set, o Sporting CP esteve menos certeiro nos serviços - alguns falhados - e a recepção também esteve mais irregular. Depois de equilíbrio até aos 12 pontos jogados (cinco para o Sporting CP e sete para o SL Benfica), os serviços de Pablo Machado começaram a fazer a diferença no marcador para o lado dos encarnados, que ampliaram ao 11-17, fase na qual se acentuavam algumas dificuldades na recepção no lado verde e branco. Os serviços de Vanberkel e os remates de Wagner ajudaram a equipa verde e branca a deixar o ‘score’ nos 18-22, mas o Sporting CP cederia o set nos 20-15, com Tiago Barth a tentar forçar no serviço, mas a bola a ficar na rede para o ponto final.

Com tudo empatado, o Sporting CP voltou à mó de cima no terceiro set, com Jan Galabov e Tiago Barth a assinarem os dois primeiros pontos. Com Licek a fazer o 5-2 e o 6-2 (muito bem o checo no remate e também no bloco), a equipa verde e branca começou a disparar no marcador, com Vanberkel verdadeiramente espectacular no bolo. Numa equipa Leonina digna dos maiores elogios e como colectivo bastante forte, o Sporting CP foi alargando a vantagem – muito boa exibição do distribuidor Armando Velásqauez a solicitar os atacantes e também no serviço. A vantagem do Sporting CP de 18-8 pré-anunciava que o Sporting CP ganharia o terceiro set, o que aconteceu nos 25-20, depois de o SL Benfica ainda ter conseguido reagir e recuperar de alguma da desvantagem (esteve nos dez pontos), a partir dos serviços de Eshenko.

No quarto set, que seria o último, o Sporting CP continuou a ‘carregar no acelerador’. Com Martin Licek em grande evidência no remate, o Sporting CP chegou à vantagem aos 6-5, mas depois o SL Benfica fez quatro pontos seguidos e virou para 6-9. O Sporting CP não desmoronou e passou de 7-10 para 10-10, com três grandes serviços de Imanol Tombión - excelente a entrada em jogo do central argentino. Com sucessivos empates até aos 17 pontos, um serviço de Licek que passou para o campo do SL Benfica deu vantagem aos Leões, que a partir daí deram a fuga para a vitória. Galabov deu um recital nos últimos pontos - excelente no bloco e um fantástico contra-ataque fechado por Lucas Vanberkel lançou o 22-18. A entrada de Kelton Tavares foi também muito importante para o serviço e o Sporting CP ganhou uma vantagem e 24-19, para o se fechar nos 25-20, depois de um serviço falhado pelo SL Benfica.

Mais uma excelente vitória da equipa de voleibol do Sporting CP, num excelente momento de forma e com a possibilidade de erguer este domingo mais uma Taça de Portugal. A final é este domingo às 17h00.

Sporting CP: Tiago Pereira [C], Jan Galabov (15), Kevin Kobrine (1), Vinícius Lersch, Kelton Tavares, Gonçalo Sousa [L], Gil Meireles [L], Lucas Vanberkel (12), Martin Licek (15), Wagner Silva (14), Tiago Barth (4), Imanol Tombión (3), Armando Velásquez (1), Chema Carrasco.