Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

... A propósito de... FREDERICO VARANDAS!!!

Por Tito Arantes Fontes
21 maio, 2021

Obrigado, Frederico Varandas!!! Trouxeste o SCP para onde ele tem de estar... no patamar da Glória!!! No fundo... conseguiste – tu e as tuas gentes – o reencontro do SCP com a sua própria História!!!

Época notável Campeões Nacionais (23.º título)! Vencedores da Taça da Liga! Campeões Europeus de futsal! Campeões Europeus de hóquei em patins (fantástica vitória neste domingo! Parabéns, Gilberto! Parabéns, Paulo Freitas! Parabéns, Equipa!)! E mais, muitos mais títulos nacionais... muitos já conquistados (atletismo, ténis de mesa) e outros a caminho (basquetebol e futsal)... época memorável!

É altura de agradecer! Agradecer a quem trouxe, três anos depois de Alcochete (“só” três anos depois...), o Sporting CP até este patamar de excelência. Frederico Varandas! O presidente do SCP!

Recordando e confessando... em Maio de 2018 estávamos todos desfeitos com os inenarráveis acontecimentos de Alcochete. O Clube mobilizou‑se. Os Sócios – a quem, depois de muita luta, se conseguiu dar voz – entenderam mudar! E apareceu a concorrer às eleições de Setembro de 2018 o médico do SCP, Frederico Varandas.

Nós não nos conhecíamos. Nunca nos tínhamos encontrado, nunca tínhamos falado um com o outro. Eu sabia, claro, que Frederico Varandas era o médico do futebol do SCP. Duvido muito que o actual presidente soubesse quem eu era.

Recordo‑me bem que estava em Madrid quando, nos “sites” desportivos em que incessantemente busco notícias do nosso SCP, caiu a notícia da carta em que Frederico Varandas anunciava a sua candidatura à presidência do SCP. Estávamos nessa altura, Verão de 2018, depois da destituição dos Órgãos Sociais, num período transitório de “orfandade”, sem percebermos bem que candidatos apareceriam para gerir os destinos do Clube.

Li com avidez esse manifesto inicial do Frederico Varandas. Senti – ao lê‑lo – um genuíno amor pelo SCP. Correu‑me, por isso, uma discreta lágrima pela cara... e telefonei para Lisboa, para o irmão do Frederico, o advogado João Pedro Varandas, que – esse sim – eu conhecia há muitos anos das vivências do nosso Clube e da profissão que ambos abraçámos. Queria saber quem era o irmão Frederico, se a candidatura era mesmo “a sério”... o João Pedro confirmou‑me tudo quanto tinha sido divulgado! E – muito importante – deu‑me nota do eterno e “louco” amor do Frederico pelo SCP! Falámos também do extraordinário episódio do Frederico a ouvir relatos de futebol em ondas curtas na Guerra do Afeganistão e a festejar golos do SCP no meio do deserto! Esse episódio fez‑me, desde sempre, pensar que o Frederico conseguia ser mais “louco” do que eu... o que, confesso, eu achava quase ou mesmo impossível!

Depois, depois resolvi apoiar o Frederico e estive presente nalguns eventos da sua campanha às eleições de 8 de Setembro de 2018. Numa dessas ocasiões fui‑lhe apresentado. Trocámos na altura palavras de circunstância e reiterei‑lhe o meu apoio. Tudo de modo educado e até algo cerimonioso, pois o nosso presidente é pessoa – pelo menos para estranhos e numa fase inicial – circunspecta.

Frederico Varandas ganhou as eleições! E começou a “aventura”. Uma época de 2018/2019 indiscutivelmente positiva no futebol e com vários títulos europeus nas modalidades. Uma temporada de 2019/2020 muito má e difícil, com várias vicissitudes. E – finalmente – uma época de 2020/2021 de Glória do SCP!

Frederico Varandas conseguiu obter a Glória para o nosso SCP à custa – eu sei! – de muito Esforço, de muita Dedicação e de muita Devoção! De muita resiliência! De uma vontade indómita! De um querer imenso! De um aprender contínuo! De uma fé inquebrantável! De uma confiança alicerçada no trabalho! Na competência! Na exigência! Na qualidade!

Frederico Varandas é o grande responsável pela vinda para o SCP de Rúben Amorim! Uma aposta sua! Frederico Varandas “aguentou” (no bom sentido) Hugo Viana... quando tantos pediam já a sua cabeça!

Frederico Varandas tem uma Direcção coesa e constituída por gente de indiscutível qualidade e Sportinguista! Uma palavra especial para Salgado Zenha (isto das “contas” tem mesmo muito que se lhe diga!), para André Bernardo (a comunicação do SCP dá cartas e é hoje motivo de orgulho dos Sportinguistas!), para João Sampaio (ui, o jurídico, como ele foi e tem sido importante e fundamental nesta época!) e para o Miguel Afonso (grande “monstro” das modalidades!). E todos, todos os demais! Também nos demais Órgãos Sociais! Equipa coesa! Equipas coesas!

Não tenho espaço para mais... (as gentes do Jornal Sporting “matam‑me”!)... por isso, terminando: Obrigado, Frederico Varandas!!! Trouxeste o SCP para onde ele tem de estar... no patamar da Glória!!! No fundo... conseguiste – tu e as tuas gentes – o reencontro do SCP com a sua própria História!!! E isso é uma “dívida” imensa e eterna que temos para contigo!!!

VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!

 

P.S. 1 – Cabo Delgado nas camisolas na Luz... que ideia mais genial!!! Que impacto, desde logo em Moçambique!!!

P.S. 2 – Pote!!! Melhor marcador da Liga!!! Genial!!!