Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto DR

Maior símbolo do ciclismo português faria 74 anos

Por Jornal Sporting
07 Abr, 2017

Joaquim Agostinho continua na memória leonina e a principal referência da modalidade

Joaquim Agostinho celebraria esta sexta-feira o seu 74.º aniversário e é merecedor de uma homenagem fruto do seu protagonismo no ciclismo português. Mesmo iniciando a carreira com apenas 25 anos, e logo no Sporting Clube de Portugal pela mão de João Roque, Agostinho obteve 96 triunfos no palmarés, sagrando-se campeão nacional por seis vezes (1968 a 1973).

Natural de Torres Vedras, destacou-se naturalmente na Volta a Portugal. Participou em cinco edições, venceu três classificações gerais (1970, 1971 e 1972) e triunfou em 18 tiradas, oito das quais na edição de 1971. 
Internacionalmente, Agostinho participou em 12 Voltas a França e quatro Vueltas. Em 1974, foi segundo na prova espanhola com duas tiradas ganhas e a 11 segundos do primeiro posto. No Tour, é ainda o luso com mais triunfos (quatro) e o que mais perto esteve de fazer história, com dois terceiros lugares (1978 e 1979). Foi ainda segundo na prova de uma semana Critérium do Dauphiné.

Na quinta etapa da 10.ª Volta ao Algarve (1984), Agostinho, que liderava a prova, sofreu uma queda a 300 metros da meta que lhe provocou uma fractura craniana. A inexistência de capacetes na modalidade e o atraso no diagnóstico (10 horas desde o acidente até chegar a Lisboa, após atendimentos em Loulé e Faro) ditaram a fatídica morte, aos 41 anos, confirmada após 10 dias de coma.

Joaquim Agostinho continua a ser o maior símbolo do ciclismo português e o Sporting CP, o seu primeiro e último Clube da carreira, não esquece a grandeza da sua pedalada.