Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Penálti e superioridade numérica ajudam ao triunfo do Gil Vicente

Por Jornal Sporting
10 Set, 2017

Sporting B comandou territorialmente, mas não conseguiu aproveitar as poucas oportunidades de jogo. Boa resposta, ainda assim, às adversidades da partida

O Gil Vicente triunfou por 1-0 em Alcochete na sexta jornada da Ledman LigaPro, beneficiando de um penálti, logo no princípio do jogo, e da superioridade numérica em quase toda a segunda parte.

A partida iniciou com a melhor oportunidade do Sporting CP em todo o jogo. Após canto, Rui Sacramento ficou distante da bola e foi um alívio na confusão da área que evitou o desvio vencedor.

Aos cinco, a resposta do Gil Vicente fez-se com golo. Rui Miguel cobrou uma grande penalidade, conquistada após um remate que embateu no braço de Ary Papel, extremo na altura em tarefas defensivas. O lance é duvidoso e as bancadas de Alcochete mais se insurgiram quando, aos 12', Pedro Delgado desfere um remate semelhante na outra área. Desta feita, a barreira do braço oponente não foi considerada intencional.

O Sporting CP reagiu bem à adversidade e viveu o seu melhor momento. Aos 14', Pedro Delgado apontou de longe, mas a mira falhou por pouco, ele que rompia com facilidade em zonas interiores partindo da direita. Aos 19', de novo Delgado a obrigar Sacramento a uma boa estirada em livre directo. Aos 25' e 27', a opção de Sualehe a lateral-esquerdo deu frutos momentaneamente, com dois bons cruzamentos em jogadas de envolvimento. Dala esteve perto de empatar o jogo.

Paz garantia estabilidade na direita, Sualehe arrancava na esquerda e o Sporting CP dominava territorialmente, perante um Gil Vicente focado na transição ofensiva e no uso quaso exclusivo dos corredores laterais. Ainda assim, os leões não conseguiam furar o bloco entre linhas, já que Ponde continuava a não dar sucessão, na posição de segundo avançado, aos passes de Barbosa, Delgado e Bubacar Djaló.

Aos 30', Kiki cabeceou com perigo e, também de livre, Tinoco perigou Stojkovic, chegando ao intervalo a vantagem dos de Barcelos.

Ary Papel começou a aparecer no jogo, galgando metros na ala esquerda. Delgado voltou a ficar perto do golo em novo cruzamento rasteiro, isto antes de Stojkovic ser chamado à defesa da tarde aos 50'.

A supremacia dos verdes e brancos dissipou-se a partir dos 56' com a expulsão de Kiki. O central foi imprudente na abordagem e Fábio Piló considerou a entrada violenta o suficiente para um cartão vermelho. Luís Martins ajustou a equipa, deixando três na frente, abdicando do segundo avançado.

O Gil Vicente não procurou aumentar a vantagem, tentando conservar a posse de bola. Luís Martins percebeu-o e apostou em Pedro Marques e em Kenedy, deixando Barbosa e Delgado sem trinco num miolo criativo, claramente com a intenção de que o esquerdino ganhasse espaço com a condução de bola. No entanto, só aos 85' o perigo regressou. Rui Sacramento sacudiu mal um canto da direita cobrado por Delgado e Merih Demiral ficou perto do empate.

Os visitantes ainda dispuseram de duas oportunidades, mas Jonathan não aproveitou o risco total dos leões em busca de pelo menos um ponto.

A partida primou pelas quezílias e a capacidade individual acabou condicionada pela estratégia defensiva dos de Barcelos, que agora ultrapassam o Sporting CP na tabela, passando a ocupar o quarto posto.

Depois do empate na Madeira, diante do União, o Sporting CP volta a não vencer, descendo ao sexto posto, ainda como melhor equipa B.  A 16 de Setembro, há a deslocação a Coimbra para o embate com a Académica.