Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Lorvão

Resposta de Leão e ultrapassagem na tabela

Por Sporting CP
23 Mar, 2024

Triunfo importante sobre a UD Oliveirense (5-3)

No Pavilhão João Rocha, a equipa principal de hóquei em patins do Sporting Clube de Portugal recebeu e bateu a UD Oliveirense por 5-3, este sábado à tarde, no jogo de cartaz da 21.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional. Rafa Bessa, João Souto (dois), Gonzalo Romero e Facundo Bridge marcaram os golos Leoninos.

No passado domingo, os Leões de Alejandro Domínguez tinham sido eliminados da Taça de Portugal em Oliveira de Azeméis (5-1) e, agora, deram a resposta que se impunha diante do mesmo adversário para ultrapassá-lo e subir ao segundo lugar (51 pontos) do campeonato – a um do agora líder FC Porto.

Depois de uma primeira parte de parada e resposta no marcador (2-2), a turma de Alvalade, que nunca esteve em desvantagem, soube sofrer e marcar nos momentos certos, contando com um Ângelo Girão intransponível na baliza e muita eficácia nas bolas paradas (três convertidas em três hipóteses).

Para este embate sempre exigente, o treinador Alejandro Domínguez apostou num cinco inicial Leonino composto por Ângelo Girão, ⁠Matias Platero, ⁠Alessandro Verona, ⁠João Souto e ⁠Rafael Bessa e decorridos apenas os primeiros quatro minutos – com uma abordagem calculista de parte a parte – o Sporting CP deu o primeiro golpe na partida.

Aproveitando uma bola parada, Rafa Bessa foi eficaz e levou a melhor sobre o guardião Xano Edo na conversão do penálti para fazer cedo o 1-0 – 17.º golo do reforço e camisola 7 dos Leões. Antes disso, Girão já tinha sido obrigado a fazer uma defesa, travando depois também a resposta da UD Oliveirense, através de uma perigosa tentativa de Facundo Navarro.

A disputa ficaria mais agressiva na pista, com as faltas a multiplicarem-se e os ataques cada vez mais sucessivos e ameaçadores para ambas as balizas. Para o Sporting CP, Verona e Gonzalo Romero protagonizaram stickadas fortes, mas ambas ligeiramente ao lado, enquanto a formação de Oliveira de Azeméis teve mais pontaria e fez o empate por Facundo Navarro a 11 minutos do intervalo.

No entanto, o 1-1 duraria somente escassos segundos, porque ‘Nolito’ também afinou a sua pontaria e, de longe, lançou um ‘míssil’ que só parou para fazer balançar as redes - 30.º golo da época para o ‘todo-o-terreno’ argentino, 20.º no campeonato.

A turma de Alvalade continuou a carregar, mas nem Souto – duas vezes -, nem Verona conseguiram bater Xano Edo, voltando a UD Oliveirense de Edo Bosch a ‘atacar pela certa’ e, assim, castigar o maior desperdício verde e branco. Franco Platero, a sete minutos do fim da primeira parte, recolocou o empate no marcador que vigorou até ao soar da buzina.

Já o segundo tempo não podia ter começado melhor para os Leões de Alejandro Domínguez. Menos de três minutos decorridos, a equipa visitante – depois de muito resistir – atingiu a décima falta e João Souto assumiu a responsabilidade para finalizar com classe e relançar o Sporting CP, mais uma vez, na liderança do resultado.

E para a manter intacta, de seguida, foi determinante o contributo de Ângelo Girão, que emergiu na baliza verde e branca com uma série de defesas - quatro, duas delas com o capacete. Já no ataque, Matias Platero teve a melhor chance Leoninas, porém falhou o desvio à boca da baliza.

Mais tarde, a UD Oliveirense desperdiçaria a décima falta do Sporting CP e ainda ficou com menos um em pista devido a um cartão azul a Diogo Abreu – num momento mais ‘quente’ do jogo -, mas nada mudou no duelo. Os vaivéns sucederam-se, Girão continuou a brilhar lá atrás e na frente Toni Pérez desaproveitou uma oportunidade flagrante.

Os derradeiros dez minutos encheram-se de incerteza e de oportunidades a um ritmo frenético nas duas balizas até que o Sporting CP deu a estocada final na partida já perto do fim. Primeiro, de ângulo apertado, Facundo Bridge apontou o quarto dos Leões e, depois, João Souto, novamente de bola parada - 15.ª falta dos visitantes -,

Pelo meio, para lá do esforço final visitante, aguentado com sucesso, Rafa Bessa e Henrique Magalhães falharam na finalização de dois rápidos contra-ataques e Marc Torra, capitão da UD Oliveirense, apontou o 5-3 a poucos segundos da última buzina.

À terceira foi de vez esta temporada, o Sporting CP venceu a UD Oliveirense e, depois da pausa internacional, vai deslocar-se ao recinto do HC Turquel.

Sporting CP: Rafael Bessa, Alessandro Verona, Matias Platero, João Souto, Toni Pérez, Ângelo Girão [GR] [C], Facundo Bridge, Henrique Magalhães, Zé Diogo [GR] e Gonzalo Romero.