Ala na reacção ao triunfo no Troféu Cinco Violinos
Após a vitória diante do Villarreal CF (1-0) na 13.ª edição do Troféu Cinco Violinos, Geny Catamo, futebolista do Sporting CP, fez o rescaldo do encontro em declarações à Sporting TV.
“Tivemos muito tempo para preparar-nos durante a pré-época e hoje tivemos mais um teste para provar isso. A equipa está unida, com melhor conexão com as ideias do míster e agora só queremos que chegue a Supertaça”, apontou o internacional moçambicano, considerando que vencer na apresentação aos Sócios e adeptos “é sempre especial”.
“É importante vencer, porque também é um bom sinal para a próxima época e para provar aos Sportinguistas que estamos preparados”, acrescentou o ala.
Depois, Geny Catamo virou as atenções para a disputa da Supertaça com o SL Benfica, já na próxima quinta-feira. “Temos de estar muito concentrados e acredito que vamos estar a cem por cento para poder disputar o troféu”, sublinhou, antes de prometer a nível individual uma época de muito entrega.
“Darei tudo de mim dentro de campo, como tenho feito, e vou tentar superar a minha época passada”, concluiu.
Sporting CP venceu Villarreal CF (1-0) no Troféu Cinco Violinos
Precisamente dois meses depois de terem encerrado 2024/2025 a selar a ‘dobradinha’ no Jamor, os Leões voltaram ao Estádio Nacional, agora como anfitriões em ‘casa emprestada’, para apresentarem a sua versão 2025/2026 aos Sócios e adeptos com uma vitória. A equipa principal de futebol do Sporting CP bateu o Villarreal CF por 1-0, esta sexta-feira, na 13.ª edição do Troféu Cinco Violinos, realizada pela primeira vez fora do Estádio José Alvalade, ainda com obras em curso.
Um golo madrugador (8’) e de penálti de Morten Hjulmand acabou por resolver um jogo em que os comandados de Rui Borges se mostraram mais afinados e também mais sólidos, especialmente no primeiro tempo. No segundo, o quinto classificado da última liga espanhola - e participante na próxima UEFA Champions League – teve maior ascendente, mas não conseguiu traduzi-lo em golos. Está feito o último ensaio antes do arranque oficial da temporada com a disputa da Supertaça, o primeiro título em jogo, já a menos de uma semana de distância.
Como é habitual no Troféu Cinco Violinos, que é o primeiro momento de reunião da equipa com os Sportinguistas, antes do apito inicial do jogo deu-se a apresentação individual do plantel Bicampeão Nacional para a nova época: Rui Silva (1), Matheus Reis (2), Jeremiah St. Juste (3), Hidemasa Morita (5), Zeno Debast (6), Geovany Quenda (7), Pedro Gonçalves (8), Conrad Harder (9), Geny Catamo (10), Nuno Santos (11), o recém-contratado João Virgínia (12), Giorgi Kochorashvili (14), Francisco Trincão (17), Diogo Travassos (19), Maxi Araújo (20), Iván Fresneda (22), Daniel Bragança (23), Gonçalo Inácio (25), Ousmane Diomande (26), Alisson Santos (27), Rodrigo Ribeiro (28), Diego Callai (41), Ricardo Esgaio (47), João Simões (52), Eduardo Quaresma (72), Francisco Silva (99) e o capitão Morten Hjulmand (42) subiram, por esta ordem, ao relvado do Jamor, seguidos pela equipa técnica liderada por Rui Borges e constituída por Fernando Morato, Ricardo Chaves, Tiago Aguiar, José Meireles, Gonçalo Álvaro, Tiago Ferreira, Hugo Tecelão e Luís Neto.
Já para iniciar o encontro, os escolhidos do treinador verde e branco foram João Virgínia na baliza, Fresneda, Diomande e Inácio no trio de centrais, os corredores ficaram entregues a Matheus Reis e Geny Catamo, enquanto Hjulmand e Morita assumiram o meio-campo e Trincão e Pedro Gonçalves ficaram no apoio ao avançado Harder – Rui Silva e Maxi Araújo juntaram-se a Nuno Santos e Daniel Bragança nos indisponíveis para o encontro. E os Leões entraram com aproveitamento máximo, porque a primeira incursão na área visitante deu origem a penálti, por mão na bola de Kambwala, e ao 1-0. Na cobrança, Hjulmand mostrou muita frieza e enganou com sucesso o guardião Luiz Júnior, ex-FC Famalicão.
O Villarreal CF, que ainda tentou responder de imediato com um remate de fora da área - saiu à figura - de Yéremy Pino, teve muitas dificuldades, nos minutos seguintes, para suster sobretudo a mobilidade da ‘asa’ direita do Sporting CP com os desequilíbrios de Geny e a liberdade posicional de Fresneda para criar superioridades junto ao internacional moçambicano e a Trincão. No entanto, nem as arrancadas, nem os cruzamentos tentados originaram verdadeiro perigo junto da baliza groguet.
Depois, o encontro entrou numa toada mais morna, de equilíbrio e sem oportunidades até bem perto do intervalo, quando os Leões – cada vez mais afinados nas combinações - voltaram a mostrar-se ameaçadores. Aos 42’, Trincão foi à linha de fundo cruzar para um cabeceamento de Harder que saiu por cima da trave e a seguir, já em período de descontos, Geny fez tudo bem num lance individual, mas rematou ligeiramente ao lado.
Por sua vez, a equipa espanhola orientada por Marcelino Toral, nas poucas aproximações tentadas no primeiro tempo, esbarrou na solidez defensiva do Sporting CP e, quando foi preciso, nas saídas atempadas de João Virgínia - muito atento no controlo da profundidade. Assim, o 1-0 no marcador seguiu para os segundos 45 minutos, onde o reatamento trouxe duas novidades: Debast substituiu Diomande e a equipa Leonina estreou o novo equipamento alternativo totalmente preto.
Além disso, o ‘Submarino Amarillo’ - com várias mexidas – reentrou completamente transfigurado e até ficou logo muito perto do golo: o avançado Etta Eyong acertou, com estrondo, no ferro da baliza verde e branca e o recém-entrado Alberto Moleiro atirou a ‘rasar’ o poste, tudo nos primeiros minutos.
De seguida, Rui Borges apostou em St. Juste e Quenda e, pouco depois, lançou também Eduardo Quaresma, Ricardo Esgaio e Alisson Santos para refrescar a equipa perante um Villarreal CF mais controlador com bola e que não permitiu saídas Leoninas para o ataque.
No entanto, com posses de bola mais longas dos Leões, o fulgor ofensivo dos espanhóis também se dissipou com o passar dos minutos e a partida voltou a um ritmo baixo e mais dividido, embora com menos discernimento e, por isso, sem acção de realce perto de ambas as balizas praticamente até ao apito final. À entrada para os últimos dez minutos, os jovens João Simões, Rayan Lucas e Rodrigo Ribeiro também foram a jogo do lado verde e branco.
Ainda assim, já nos descontos, ainda houve tempo para mais um ‘susto’, só que a nova tentativa de Moleiro, agora de cabeça, voltou a sair ligeiramente ao lado do poste e o 1-0 vigorou no Troféu Cinco Violinos de 2025.
Agora é hora de começar oficialmente 2025/2026 e logo com um título em disputa. Na próxima quinta-feira, dia 31 de Julho (20h45), o Sporting CP tem encontro marcado com o SL Benfica, no Estádio Algarve, para disputar a Supertaça.
Apesar da segunda parte Leonina de luxo, os penáltis sorriram ao Sevilla FC
Pela primeira vez no Estádio José Alvalade em 2022/2023, a equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal apresentou-se a 31.075 adeptos Leoninos nas bancadas naquela que foi a décima edição do Troféu Cinco Violinos. Diante dos espanhóis do Sevilla FC, que começaram melhor (0-1 ao intervalo), os Leões impuseram-se de forma clara na sua segunda parte, chegando ao 1-1 através de Paulinho. Apesar da boa exibição verde e branca, tudo se decidiria a favor dos espanhóis no desempate por pontapés de penálti (5-6).
No entanto, este primeiro Dia de Sporting na nova época começou bem antes, primeiro com a Assembleia Geral no Pavilhão João Rocha e, a seguir, com a apresentação do plantel Leonino para a nova época. Ora, uma hora antes do apito inicial, como é habitual, os jogadores subiram ao relvado – sob muitos aplausos - um a um, por ordem numérica: do camisola 1 Antonio Adán até ao capitão Sebastián Coates [ver lista completa abaixo], seguindo-se ainda a entrada da equipa técnica liderada por Rúben Amorim, que fechou a apresentação antes da ‘foto de família’.
Já para a partida, o treinador verde e branco apostou num onze inicial composto por vários jogadores habitualmente mais utilizados, tendo sido o extremo Francisco Trincão, uma das caras novas do plantel, a grande novidade. Por sua vez, do lado andaluz, o Sporting CP reencontrou-se com Marcos Acuña (titular) e Nemanja Gudelj (banco de suplentes), ambos ex-Leões.
Depois de ter ecoado no estádio um ‘O Mundo Sabe Que’ especial - hoje tocado por cinco violinistas no relvado - iniciou-se o encontro e foi o Sevilla FC a assumir mais tempo a posse de bola. Apesar do ritmo morno, sem quaisquer aproximações às duas áreas, na primeira oportunidade, aos 15 minutos, Jesús Corona rematou cruzado para o golo da formação espanhola.
Com a turma de Alvalade à procura de reagir, pressionando e assumindo mais a iniciativa com bola, Manuel Ugarte saiu ‘tocado’, entrando o reforço Hidemasa Morita para o meio-campo. Ainda assim, os Leões foram crescendo e rondando a área sevilhana com alguns cruzamentos, ao mesmo tempo que os visitantes tentaram aproveitar, sobretudo, os contra-ataques ou ‘arrefecer’ o encontro com posses longas.
Na recta final do primeiro tempo, o ritmo do jogo aumentou por força das melhorias Leoninas, chegando também as primeiras oportunidades para o Sporting CP. Primeiro, Matheus Nunes tentou a sua sorte de longe, mas seria já em cima do minuto 45 que se daria o melhor momento verde e branco: só um corte à última hora evitou um remate, em excelente posição, a Pedro Gonçalves e, no canto que se seguiu, Nuno Santos ficou perto de marcar num remate cruzado. Ainda antes do apito, Matheus Reis caiu na área, mas nada foi assinalado.
Ao intervalo, o Sporting CP apresentou de forma original o terceiro equipamento para 2022/2023 e seria com esta nova ‘pele’ – camisola branca e calção e meias verdes – que o conjunto de Rúben Amorim subiria ao relvado para a segunda parte.
O Sevilla FC até ameaçou primeiro de forma repentina, mas o ascendente pertenceu, daqui em diante, totalmente à turma de Alvalade, com Morita a mostrar a sua qualidade com bola e Paulinho a dispor das melhores oportunidades. Primeiro, um desvio a um cruzamento perfeito de Pedro Porro – um dos mais activos - e, depois, um remate em zona frontal, acabariam ambos por sair ligeiramente ao lado do poste.
Nem a paragem forçada por alguns confrontos no relvado - depois de Acuña ter demonstrado pouco fair-play – diminuíram o ímpeto Leonino. Cada vez mais confortáveis em campo, os Leões impunham o seu jogo, pressionavam subidos e com agressividade, remetendo os andaluzes para o seu meio-campo defensivo. Já em cima da hora de jogo, Pedro Gonçalves, primeiro e, depois, Matheus Reis também ficaram perto do golo. Era a melhor fase verde e branca na partida e só faltava o golo para materializar essa clara superioridade – nas bancadas era bem audível o apoio Sportinguista.
A partir do banco de suplentes, aos 72 minutos, Amorim lançou mais dois homens de ataque, Rochinha e Marcus Edwards, recuando ‘Pote’ para o miolo – onde mostraria toda a sua visão de jogo. E o impacto foi quase imediato: Pedro Gonçalves recuperou a bola em zona alta, driblou um adversário e isolou o extremo inglês, que até ‘sentou’ o guardião, mas de pé direito atirou rente ao poste. Por sua vez, o 28 dos Leões também tentou a sua sorte de bem longe e não ficou longe do empate, que teimava em não aparecer – mas por pouco tempo.
Já dentro dos últimos dez minutos, Paulinho foi lançado em profundidade por ‘Pote’ e com um verdadeiro ‘míssil’ bateu a resistência sevilhana. Grande explosão de alegria em Alvalade, chegado, finalmente, o prémio merecido numa segunda parte de grande nível do Sporting CP.
Já com Fatawu e Bruno Tabata em campo – por Nuno Santos e Paulinho – Marcus Edwards trocou as voltas ao seu marcador directo e caiu dentro da área. Primeiramente assinalado, o pontapé de penálti seria anulado pelo árbitro António Nobre, após revisão do lance no monitor.
Até ao fim, foi a turma de Alvalade a procurar a vitória, que, no entanto, cairia para o Sevilla FC já no desempate por pontapés de penálti (5-6). Depois de cinco tentativas certeiras para cada lado, na ‘morte súbita’ foi a trave a parar o remate de Fatawu, dando o triunfo aos andaluzes.
Para ultimar o arranque oficial da nova época, para o Sporting CP segue-se um regresso ao Estádio Algarve para o derradeiro ‘teste’ de pré-temporada: contra o Wolverhampton WFC, um jogo marcado para as 18h45 deste sábado.
Sporting CP: Antonio Adán [GR], Pedro Porro, Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Matheus Reis, Nuno Santos, Manuel Ugarte (Hidemasa Morita 23’), Matheus Nunes (Marcus Edwards 72‘), Francisco Trincão (Rochinha 72‘), Pedro Gonçalves e Paulinho.
Técnico analisou conquista do Troféu Cinco Violinos
No final do triunfo da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal sobre o Olympique Lyonnais por 3-2, este domingo, que resultou na conquista do Troféu Cinco Violinos, Rúben Amorim analisou o desafio e admitiu estar feliz com o desempenho dos seus jogadores.
"Foi um excelente jogo da nossa equipa contra um adversário que não é um adversário qualquer. Estivemos mais soltos fisicamente do que no Algarve, o que é normal. Deu para toda a gente se preparar para o jogo que interessa, que é o da Supertaça. Estou, obviamente, satisfeito, mas sabemos que é pré-época. Não conta para nada a não ser para ganhar ritmo e criar rotinas para arrancar bem a época", começou por dizer o treinador Leonino à Sporting TV na zona de entrevistas rápidas.
Questionado sobre a exibição e o momento de Paulinho, autor de dois golos contra os franceses, Rúben Amorim elogiou o avançado, mas lembrou também Tiago Tomás, que entrou no segundo tempo: "É um jogador que tem mais tempo, mas há que realçar a entrada do Tiago Tomás e a forma como melhorou o seu jogo de cabeça para ganhar as primeiras bolas. Ia fazendo um golo, mas por centímetros não estava em jogo. Também a capacidade dele de entender o jogo e os timings de pressão. O Paulinho está mais entrosado e o Tiago Tomás está cada vez melhor, mais jogador. É o primeiro ano de sénior e fico muito satisfeito com a evolução deles".
Para Rúben Amorim, "o jogo da Supertaça", contra o SC Braga, no próximo fim-de-semana, "vai ser muito mais exigente do que este".
"Não sei se a nível de intensidade, mas sim a nível de pressão do jogo e da forma como o SC Braga nos conhece. Não nos vamos iludir com jogo, mas sim tirar ilações e melhorar o que temos de melhorar. Sofremos dois golos, o que não é bom, mas temos muitas coisas boas da pré-época para aproveitar e levar para a Supertaça", acrescentou.
Em relação aos jogadores que chegaram mais tarde à pré-temporada devido aos compromissos com as respectivas selecções nacionais, o treinador explicou que têm de existir cuidados acrescidos: "Chegaram muito em cima da hora. O Coates fez um excelente jogo e parece que não parou, mas temos de levar isto com cuidado. Estão preparados, mas há que salvaguardar os outros, que são o suporte da equipa. Não há titulares na nossa equipa, há um grupo. Estão todos preparados para a Supertaça. Agora, os jogadores que foram muito importantes na época passada e que vieram das selecções precisam de tempo e temos de ter cuidado com eles".
Por fim, Rúben Amorim comentou a saída de Nuno Mendes na segunda parte: "O Nuno Mendes é, talvez, o jogador que tem mais dificuldade porque esteve lesionado na selecção. Depois, veio e ainda fizemos alguma recuperação com ele. É um miúdo muito novo e de muito valor que, se calhar, demora um pouco mais do que os outros a voltar à forma. Vamos fazendo esse trabalho individual. Não é nada de grave, foi um choque com a cabeça".
Leões batem Olympique Lyonnais e vencem Troféu Cinco Violinos
A equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal venceu, este domingo, o Troféu Cinco Violinos ao receber e bater o Olympique Lyonnais por 3-2. Os Leões fecharam assim a pré-temporada da melhor forma.
Para além do regresso dos jogos ao Estádio José Alvalade, houve ainda o regresso de Islam Slimani à casa Leonina. O avançado argelino, agora jogador do Olympique Lyonnais, representou o Sporting CP entre 2013 e 2016 e, tanto antes como depois da partida, trocou palavras e abraços com caras bem conhecidas.
Rúben Amorim, por sua vez, apostou em Antonio Adán [GR], Gonçalo Inácio, Sebastián Coates [C], Zouhair Feddal, Ricardo Esgaio, Matheus Nunes, João Palhinha, Nuno Mendes, Pedro Gonçalves, Jovane Cabral e Paulinho para o onze inicial do último jogo de preparação antes da Supertaça, contra o SC Braga.
Com o equipamento listado na primeira metade, o Sporting CP apresentou-se no registo habitual: três centrais, dois alas, dois médios e três homens na frente. Logo aos seis minutos, um grande cruzamento de Ricardo Esgaio encontrou a cabeça de Paulinho, mas a tentativa do avançado não encontrou a direcção desejada. Na resposta, o Olympique Lyonnais inaugurou o marcador quando Houssem Aouar, no seguimento de um belo passe de Moussa Dembelé, rematou para o fundo das redes.
O tento sofrido não fez mossa nos Campeões Nacionais, que de imediato começaram a procurar o empate. À passagem do primeiro quarto de hora, Paulinho ficou muito perto e acertou no poste com um remate cruzado e, logo a seguir, Pedro Gonçalves colocou Anthony Lopes à prova.
Finalmente, aos 31 minutos, o Sporting CP fez o 1-1. Num contra-ataque fatal do emblema de Alvalade, Jovane Cabral desmarcou Pedro Gonçalves através de um vistoso passe de trivela. O camisola 28 assistiu depois Paulinho e Anthony Lopes ainda defendeu a primeira investida, mas, na recarga, o ponta-de-lança não falhou. 1-1 no Troféu Cinco Violinos.
Pouco tempo houve para relaxar porque a reviravolta e o 2-1 chegaram quando o duelo ainda estava na ressaca do golo de Paulinho. Agora, aos 35 minutos, foi Gonçalo Inácio a descobrir nos pés um passe perfeito para Pedro Gonçalves, umas boas dezenas de metros mais à frente, ficar isolado. O goleador verde e branco, desta vez, não perdoou Anthony Lopes e finalizou de trivela para colocar o Sporting CP na frente.
A pressão Sportinguista continuou a ser uma realidade, mas foi mesmo com 2-1 que o Troféu Cinco Violinos foi para intervalo.
Foram os mesmos 11 Leões que voltaram dos balneários, mas com roupa diferente. Em estreia estiveram os novos equipamentos alternativos do Sporting CP, apresentados este domingo, mas o ritmo e a toada não mudaram: conjunto de Rúben Amorim por cima e à procura de mais golos. Prova disso foi a grande arrancada de Jovane Cabral pela esquerda que só não deu golo de Pedro Gonçalves ao segundo poste por muito pouco.
A ameaça voltou a ser um aviso bem sério e o marcador passou a assinalar 3-1 aos 49 minutos. Numa magnífica jogada do Sporting CP, Nuno Mendes recuperou a bola no meio-campo, tabelou com Jovane Cabral e virou para Pedro Gonçalves do lado contrário. Este, de primeira, encontrou Paulinho, que, no coração da área, não desperdiçou.
Só dava Sporting CP e a diferença só não aumentou pouco depois porque Anthony Lopes respondeu com uma grande defesa à tentativa de Nuno Mendes. Rúben Amorim começou a mexer na equipa e, na primeira substituição, colocou Nuno Santos no posto de Pedro Gonçalves. Instantes depois foi a vez de Nuno Mendes dar lugar a Rúben Vinagre.
A cerca de 20 minutos do fim, nova substituição, desta feita de grande dimensão: saíram Sebastián Coates, João Palhinha, Jovane Cabral e Paulinho para entrarem Matheus Reis, Bruno Tabata, Gonzalo Plata e Tiago Tomás. Com a saída de Sebastián Coates, o guarda-redes Antonio Adán ficou com a braçadeira de capitão.
Tiago Tomás colocou a bola na baliza gaulesa logo na primeira intervenção que teve, após grande assistência de Rúben Vinagre, mas o golo viria a ser anulado por fora-de-jogo graças ao recurso ao VAR. Logo a seguir, Islam Slimani saltou do banco de suplentes do Olympique Lyonnais para voltar a pisar o relvado do Estádio José Alvalade.
O ritmo baixou ligeiramente até ao apito final, mas quase sempre com o Sporting CP em controlo e até com algumas oportunidades, como as de Tiago Tomás (para boa intervenção de Anthony Lopes), Zouhair Feddal (cabeceamento para defesa fácil) e Nuno Santos (tentativa de chapéu a sair por cima). Do outro lado, destaque para a prestação atenta de Antonio Adán numa das raras investidas adversárias aos 86 minutos.
Ainda houve tempo, contudo, para o Olympique Lyonnais reduzir no último minuto do tempo adicional por intermédio de Islam Slimani, mas, com naturalidade, o Sporting CP terminou a vencer por 3-2 e conquistou o Troféu Cinco Violinos, acabando a pré-temporada da melhor forma. Os Campeões Nacionais vão agora disputar a Supertaça, diante do SC Braga, no próximo dia 31 de Julho, em Aveiro.