Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

BALANÇO E EXPOSIÇÃO DA SITUAÇÃO DO CLUBE

Por Sporting CP
22 Fev, 2019

Conselho Directivo esclareceu momento em Conferência de Imprensa

O Conselho Directivo do Sporting Clube de Portugal, presidido por Frederico Varandas, faz o Balanço e Exposição da situação do Clube.

A conferência de imprensa começou com o Presidente Frederico Varandas a usar da palavra.

"Vamos dar os primeiros dados da auditoria, o relatório final ainda não nos foi entregue. A seguir a situação financeira, estratégia do futebol profissional e da marca Sporting. Segundo os dados recolhidos pela Auditora Baker Tilly:

Sociedade advogados MGRA

Esta era a empresa em que o ex-vogal Alexandre Godinho do Conselho Directivo, à data, trabalhava. Em 2018 contrataram o sogro de Bruno de Carvalho para associado. O Sporting gastou, em três anos, com esta empresa 1,7 milhões de euros, mais 50% do que gastou com todas as outras em 16 anos. O departamento jurídico do Sporting não obteve evidência sobre o trabalho que foi faturado pela MGRA.

Segundo a descrição das facturas o Sporting pagou 1,7 milhões por trabalhos como: Assuntos da presidência; Agenda reunião SCP; Preparação de reunião; Vários contactos com Bruno de Carvalho; Ponto de situação; Correspondência com senhor presidente; Contactos com presidente; Aconselhamento ao presidente.

Chow Lda (China)

Pagou-se a esta empresa 60 mil euros de brindes e ofertas promocionais e 20 mil euros por serviços de “Divulgação da marca Sporting na comunidade Chinesa”. O departamento de merchandising não conhece a empresa. A empresa fechou atividade após o pagamento.

Batuque Futebol Clube (Cabo Verde)

Foi celebrado com este clube um contrato conferindo o direito de preferência do Sporting Clube de Potugal sobre sete jogadores pré-identificados. Não existe qualquer relatório, do Clube ou de terceiros, sobre jogadores daquele Clube; Em Janeiro de 2018 foi solicitado pela Administração da SAD ao departamento jurídico uma minuta de acordo de resolução daquele contrato. Não obstante esse pedido, o valor de 330 mil euros foi liquidado em Maio de 2018 e nunca foi restituído.

Claques

Segundo o Protocolo analisado, as claques tinham direito a 875 bilhetes grátis e podiam comprar outros 1000 ao preço mais barato do estádio. Por outro lado, têm direito a receber 50% da quotização dos sócios do Sporting que estão inscritos nas claques.

A dívida passou de 115 mil euros para 746 mil euros, sendo a quase totalidade referente à Juventude Leonina.”

Neste ponto o Presidente Frederico Varandas fez uma ressalva: “É legítimo as claques criticarem a exibição da equipa? É. Mas também é legítimo eu criticar a claque. Não gostei da atitude nos dois últimos jogos em casa. Querem um grupo com maior talento da formação? Nós também. Mas sabem a principal razão de não termos um grupo assim? Eu lembro; 15 de maio de 2018. Hoje quando o clube se está a reerguer, voltamos a receber ameaças intimidatórias. Vejo exigências de elementos de claques a protestarem com sócios anónimos.  Nos anos 90 fiz parte da Juventude Leonina. Havia excessos mas um amor puro pelo clube. Um dar sem receber, hoje não vejo esse espírito. Vejo um negócio. Enquanto aqui estiver, o Sporting não será refém de ninguém nem dos seus sócios que pagam bilhete.”

Sócios

“A 9 de Setembro o Sporting tinha 84 mil sócios pagantes. À data este foi o número mais alto de sempre de sócios pagantes. Existiam 93 mil sócios com as quotas em atraso. Destes 39 mil não pagam quotas há mais de 5 anos; 51 mil não pagam quotas há mais de três anos.  O nosso objectivo é crescer, mas crescer com a verdade, mas subindo com sócios pagantes e temos a ambição de subir em 50% o número de sócios pagantes.”

Compras de jogadores

“O Sporting desde 2013 comprou 108 jogadores. O clube que em 2013 tinha uma das melhores escolas de formação do Mundo conseguiu comprar mais de uma centena de jogadores. Para quê? Sabem quantos destes jogadores jogaram menos de 1000 minutos na equipa A? 68!  O Sporting comprou 38 jogadores diretos para a equipa B, nenhum deles chegou sequer a jogar pela equipa A e a equipa B conseguiu descer de divisão.”

Diagnóstico e Estratégia Financeira

“Quando tomámos posse encontrámos um clube numa situação de tesouraria difícil, pela necessidade premente de um revolving da emissão de empréstimo obrigacionista que tinha vencido em maio e foi estendido para novembro. Fizemo-lo numa conjuntura adversa, tivemos apenas um par de meses. Herdámos também uma dívida a fornecedores até junho de 2019 de mais de 40 milhões, a maior parte, claro está, com clubes e agentes. Herdámos o pagamento de metade do plantel do Sporting. Sou franco, a gestão feita em 2018 foi completamente irresponsável. Em janeiro de 2018 o Sporting estava a antecipar receita futura para comprar um jogador e um par de meses depois não ter dinheiro para pagar salários e ter de recorrer à conta reserva para comprar VMOCs”, relatou o vice-presidente e administrador da SAD para a área financeira, Francisco Salgado Zenha.

E continuou: “O que foi pedido a esta direção foi que fizesse aquilo que devia ter sido feito numa série de anos. Nós fizémo-lo num ano. Foi feito aquilo que no póquer se chama um all in para ver se ganhavam o campeonato. O Sporting não é um jogo de póquer. Temos um plano financeiro feito, é um plano que vai permitir e permite que o Sporting seja sustentável a longo prazo, ser eterno se cumprir. Perguntam-nos porque contratámos em Janeiro. Porque os planos de pagamentos são feitos de forma a que sejam interessantes para o Sporting. Fizemos uma redução da massa salarial, o que poupámos de salários em termos líquidos permite cobrir os salários dos jogadores que entraram mas também a transferência dos mesmos ao longo do prazo de pagamentos. Permitiu-nos preparar o próximo ano. Acreditamos que as mexidas permitem criação de valor a nível desportivo e financeiro.”

Diagnóstico e Estratégia para Futebol Profissional

“Nas últimas duas épocas o Sporting  teve os dois maiores orçamentos da história, venceu uma Taça da Liga, nos últimos cinco anos ficou três vezes em terceiro lugar. Em Junho de 2018 o clube viu-se confrontado com a perca de cinco dos seus internacionais e da maior esperança da formação, o Rafael Leão. Felizmente a comissão de gestão conseguiu trazer de volta três das nossas estrelas. No entanto, herdámos um plantel desequilibrado, com jogadores quase sem minutos, mas com um custo salarial muito elevado. Esta não é a nossa estratégia. Nós queremos um plantel equilibrado, em que existem as figuras principais, mas que todos os jogadores podem acrescentar qualidade, todos têm condições de jogar. Esse é o plantel que nós idealizamos e com redução de custos”, referiu o Presidente Frederico Varandas..

Diagnóstico e Estratégia para Futebol de Formação

“Nos últimos cinco anos foram contratados 38 jogadores directamente para a equipa B, os miúdos perderam espaço e perdeu-se capital para investir na equipa principal. Destes 38 jogadores da equipa B nenhum chegou à equipa principal. Hoje em dia a pirâmide está invertida. Temos mais miúdos na academia do que no pólo universitário. Mas o abandono da academia não foi só na matéria humana, foi também nas infra-estruturas. É ali que eu oiço o meu treinador a queixar-se todos os dias das condições do relvado. Os juniores treinam em campos com buracos. O ginásio da formação está igual desde 2002, aquando da inauguração da Academia. O Sporting vendeu num ano João Mário e Slimani, encaixou 70 milhões. Tinham esse dinheiro e deixaram a academia assim. Nós estamos a expandir a academia. Este CD não acredita na sorte, acredita no trabalho, esforço, conhecimento e inteligência. Implementámos uma direção técnica na academia, unidade de performance física coordenada por Francisco Tavares. Hoje um treinador tem toda a informação diária de todo o atleta, nunca se tinha feito isto. Novo relvado sintético concluído. Expansão é uma realidade, vamos construir mais quatro ou cinco campos. Nem Roma nem a Academia se constroem num dia. Estas medidas vão ter frutos a médio e longo prazo. Não se compra na formação, semeia-se e depois colhe-se estragar é muito rápido”, sintetizou o Presidente Frederico Varandas.

Diagnóstico organizacional – o futuro do Sporting

Infra-estrutura para além da Academia

“A cobertura não tinha manutenção nos últimos 13 meses, nem sequer se acautelou a segurança dos adeptos. Já adjudicámos este serviço. A nível de experiência - A zona corporate está ultrapassada, velha. Ainda existem televisões em caixotes”, revelou o administrador SAD Miguel Cal.

As pessoas

“Não há avaliações de desempenho, não há prémios de performance, não há formação dos RH. O Sporting é uma organização orgânica, de pessoas para pessoas. se não se valorizam os RH a máquina que suporta o desporto não irá funcionar.”

A gestão

“Não há processos. Não há sistemas - vive-se em Excel e com programas obsoletos, sem qualquer flexibilidade. Por exemplo o armazém não tem sistema automático ligado às vendas, o stock para as lojas é feito manualmente. O equipamento informático está em fim de vida. Há máquinas tão obsoletas que as peças têm de ser compradas na sucata. A gestão era completamente amadora a que se mostrava a todos os níveis:

- Não havia estratégia digital. A app do Sporting vendeu 400 bilhetes o ano passado

- O dinheiro da bilheteira era transportado em mochilas pelo Sr. Orlando, que chegava a levar 200 mil euros para o banco.

- As boas ideias demoravam séculos a serem implementadas. Exemplo, criou-se uma experiência para os sócios visitarem a Academia. Desde o dia em que os sócios ganharam a experiência até conseguirem visitar a Academia demorou 18 meses!”

Visão Marca Sporting

“Novo programa de Sócios com uma dimensão de fidelização, uma dimensão de experiências para se viver o clube, uma dimensão de vantagens, com descontos que façam a diferença, que sejam recebidos com maior facilidade; a relação num cartão único.

- Digital deste os sistemas primários até website e app. Dar flexibilidade à organização para ser mais ágil e inovadora nas suas soluções e no que permite aos sócios fazerem; desenvolvimento de conteúdos únicos behind the scenes

- Novo posicionamento comercial para acrescentarmos mais valor aos nossos parceiros. Sermos claros na nossa proposta de valor, sermos inovadores e diferenciadores;

- Estratégia internacional posicionando-nos junto de marcas internacionais e fazer verdadeiras Academias que potenciem o know how do Sporting no mundo

- Núcleos – novo programa que irá ser lançado em breve. Sistema informático e sistema de uniformização dos núcleos e votação

- Merchandising com uma gama mais alargada da marca lifestyle, melhorando a distribuição para estar mais próximo dos sócios

- Museu no centro da experiência

- Concurso de catering que irá ser lançado nas próximas duas semanas e que irá melhorar toda a experiência no estádio

Para terem uma ideia quando chegámos estávamos com receitas 10% abaixo do ano anterior. Agora estamos 3% acima. Como é que o fizemos? Com uma gestão diferente”, concluiu Miguel Cal.

Em conclusão. “Ganha-se com qualidade. É a qualidade que nos faz ganhar. Mas para haver qualidade é preciso trabalho. E para se poder trabalhar bem é preciso estabilidade. Impossível vencer sem estabilidade. Impossível lutar pelo quer que seja sem estabilidade. Vejam quantos anos têm os nossos rivais de estabilidade e vejam também os anos que demoraram a vencer. O rumo está definido, estamos muito seguros do rumo que estamos a percorrer”, finalizou o Presidente Frederico Varandas.