Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto Pedro Zenkl

56.ª Gala dos Prémios Stromp

Por Sporting CP
19 Dez, 2019

Cerimónia juntou centenas de Sportinguistas e distinguiu atletas e equipas em 41 categorias

Realizou-se na noite desta quarta-feira, no Sheraton Lisboa Hotel & Spa, a 56.ª cerimónia de entrega dos Prémios Stromp, evento que galardoou atletas e equipas pelos seus feitos desportivos no último ano. Divididas em 41 categorias, 14 das distinções foram votadas pelos membros do Grupo Stromp e as outras 27 foram atribuídas por inerência, ou seja, por mérito, numa das noites mais memoráveis e importantes do universo Sportinguista.

O Presidente do Grupo Stromp, Tito Arantes Fontes, falou ao Jornal Sporting no momento da chegada dos convidados e agradeceu a presença de todos.

“É uma noite de grande festa do Sporting Clube de Portugal. Tivemos um ano verdadeiramente extraordinário, temos 41 Prémios, 14 de escolha de escolha e 27 prémios europeus e mundiais de variadíssimas modalidades que demonstram bem o ecletismo vencedor que este Clube tem e teve, particularmente, durante este ano. Ganhámos oito títulos europeus em modalidades colectivas, o que faz com que seja o ano em que ganhámos mais títulos europeus. Cerca de 20% dos títulos europeus que o SCP tem foram conquistados neste último ano.”

“Esta época ganhámos duas Taças no futebol, algo que já não sucedia há muitos anos. A Taça da Liga e, em Maio, numa memorável e épica final, a Taça de Portugal. Nas outras modalidades, tivemos vitórias extraordinárias, por exemplo no futsal, o triunfo na Liga dos Campeões, algo que nunca tínhamos vencido. O triunfo no hóquei em patins, as vitórias no judo, no atletismo e no goalball são diversas modalidades nas quais os nosso atletas e equipas marcaram de uma forma extraordinária a época 2018/2019.”

“É mais uma grande noite em que fazemos este enorme jantar para entregar prémios. Temos a sala cheia, é uma noite de festa, orgulho Sportinguista e bem demonstrativa do que é o Sporting Clube de Portugal, um Clube gigante, lendário e, seguramente, uma das grandes potências mundiais do desporto”, referiu.

Também Frederico Varandas, Presidente do Clube, disse algumas palavras num discurso dirigido a todos os Sócios do emblema de Alvalade.

“Gostaria de agradecer ao Grupo Stromp o prémio que me foi atribuído. É uma honra recebê-lo de um grupo com tanta tradição e peso na história do Sporting CP. Mas este prémio, por uma questão de justiça, é também do Francisco Salgado Zenha, da Maria Serrano, do Filipe Osório de Castro, do João Sampaio, do Pedro Lancastre, do Miguel Afonso, do Alexandre Ferreira, do Miguel Nogueira Leite, do Rahim Ahamad, do Francisco Rodrigues dos Santos, do André Bernardo, do André Cymbron. É de todos eles, mas também dos funcionários que deram corpo às medidas tomadas por esta direção e administração, de todos os atletas, treinadores e staff que todos os dias deram o seu melhor por este Clube.”

“Quando a época passada terminou, perguntaram-me qual tinha sido o momento mais importante. Muita gente estava feliz com os dois títulos conquistados no futebol, muitos valorizaram muito os sete títulos europeus. Essas vitórias devem, de facto, ser muito valorizadas, até se tivermos em conta o histórico e o contexto.”

“Seguir este caminho exige coragem e desprendimento face ao lugar que ocupamos. É fácil dizer que se vai servir o Sporting Clube de Portugal, mas difícil mesmo é fazê-lo. Servir o Sporting CP significa pôr os interesses do Clube à frente dos nossos. Nestes 15 meses, já tomámos várias medidas que, para as nossas pessoas, são muito pouco saudáveis e muito pouco populares, mas são medidas necessárias e boas para o Sporting CP.”

“Ninguém tem mais ambição do que esta Direcção e é por termos essa mesma ambição que gostaria de vos dizer que era possível ter feito tudo isto que foi feito e de ter, já em Junho passado, reforçado ainda mais a nossa equipa. Adorava, mas não era possível e não hesitámos em tomar este caminho que vai permitir o Sporting CP ser sustentável, produzir cada vez mais talento, ser mais competitivo e vencer. Esse é o nosso foco e objectivo.”

“Quero dedicar este prémio aos Sócios que, ao longo destes meses, depois de tudo o que o Clube sofreu, estiveram sempre presentes. Quero dedicar este prémio aos que nunca desistiram, aos que nunca deixaram de apoiar as nossas equipas, aos que resistem a tudo, aos que, sem pedirem nada em troca, apoiam sempre e amam incondicionalmente o Sporting CP.”

 

PRÉMIOS STROMP 2019

1. Prémios por escolha (14)

O atleta do ano - Jorge Fonseca (judo)

A atleta do ano - Fernanda Silva (voleibol)

Futebolista - Bruno Fernandes (futebol)

Revelação - Tomás Silva (futebol) e Erick Mendonça (futsal)    

Academia - Joelson Fernandes (futebol)

Técnico do ano - Paulo Freitas (hóquei em patins), Nuno Dias (futsal) e Pedro Soares (judo)

Seccionista - João Alves (hóquei em patins)

Dedicação - Nelson Pereira (antigo futebolista e treinador de guarda-redes)

Dirigente - Frederico Varandas (presidente do Clube e da Sporting CP, SAD)

Saudade - Rui Jordão (antigo futebolista, falecido em 18 de Outubro de 2019)

Especial - Jorge Maria (funcionário do Clube)

 

2. Prémios por inerência (27)

 

2.1. Europeus (17)

EUROPEU: Equipa feminina atletismo corta-mato – Campeã da Europa

EUROPEU: Equipa feminina atletismo pista – Vice-campeã da Europa

EUROPEU: Equipa masculina atletismo corta-mato – Medalha de bronze

EUROPEU: Equipa masculina futsal – Vencedora da Champions League

EUROPEU: Equipa masculina de hóquei em patins – Vencedora da Champions League e da Taça Continental

EUROPEU: Equipa masculina de goalball – Bicampeã da Europa

EUROPEU: Equipa feminina de goalball – Campeã da Europa

EUROPEU: Equipa masculina de judo – Campeã da Europa

EUROPEU: Madjer, Belchior, Rui Coimbra e Tiago Petrony - futebol de praia – Campeões Europeus por Portugal

EUROPEU: Nuno Pereira - atletismo – Campeão Europeu 1500 m sub-20

EUROPEU: Wilsa Gomes - judo – Medalha de bronze no Campeonato da Europa sub-23 (-57 kg)

EUROPEU: Diogo Carvalho - ténis de mesa – Vice-campeão Europeu por Portugal

EUROPEU: João Soldado - ténis de mesa adaptado – Campeão da Europa IAADS ITTAD singulares, pares e pares mistos

EUROPEU: João Vaz - Natação adaptada – Campeão Europeu nos 200 m bruços e mais sete medalhas conquistadas, dois recordes europeus e cinco nacionais.

 

2.1. Mundiais (10)

MUNDIAL - Ângelo Girão - hóquei em patins – Campeão Mundial por Portugal

MUNDIAL - Diogo Ganchinho - ginástica/trampolins – Vice-campeão Mundial “all around” por Portugal

MUNDIAL - Diogo Abreu – ginástica/trampolins – Vice-campeão Mundial “all around” por Portugal

MUNDIAL - Pedro Ferreira – ginástica/trampolins – Vice-campeão Mundial “all around” por Portugal

MUNDIAL - João Vieira - atletismo – Vice-campeão Mundial 50 km marcha

MUNDIAL - Naide Gomes - atletismo – Medalha bronze salto em comprimento Campeonato Mundial 2009

MUNDIAL - André Santos – kickboxing – Vice-campeão Mundial WAKO Low Kick (-63,5 kg)

MUNDIAL - Ricardo Fernandes - Kickboxing – Vice-campeão Mundial WAKO Low Kick (-81 kg)

MUNDIAL - Carolina Duarte - atletismo – Vice-campeã Mundial 400 m - T13

MUNDIAL - Carolina Paim - atletismo – Medalha de bronze - 400 m - T20