Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto José Cruz

Alvalade recebeu as IV Jornadas Internacionais de Medicina Desportiva

Por Jornal Sporting
29 Abr, 2017

Frederico Varandas considera que se trataram das mais interessantes e enriquecedoras entre as quatro edições já organizadas pelos leões

Depois de ser palco da terceira edição do congresso internacional The Future of Football durante a semana, o Auditório Artur Agostinho recebeu neste sábado as IV Jornadas Internacionais de Medicina Desportiva organizadas pelo Sporting CP. Frederico Varandas, director clínico dos leões, e Pedro Pessoa, do departamento médico verde e branco, foram uma vez mais os organizadores do evento, que consideraram um sucesso.

"Do ponto de vista científico foram as melhores. Nós também já acumulámos alguma experiência na organização, na gestão do tempo, e foi muito, muito bom. Tivemos mais tempo para discussão: muitas vezes tínhamos um quadro científico rico, mas pouco tempo para discutir ideias, e desta vez não. Foi uma mais-valia quer para quem está a iniciar a carreira, quer para quem já tem experiencia acumulada", afirmou Frederico Varandas, que moderou o primeiro painel, além de ter realizado a abertura oficial das jornadas.

Em debate estiveram temas como a aptidão e inaptidão desportiva nos exames médicos, a lesão muscular do 1/3 proximal do recto anterior da coxa, o regresso à competição após rotura no ligamento cruzado anterior, a gestão das cargas de treino, o tratamento de lesões osteocondrais em atletas e as lesões em joelhos. Além do Clube da casa, também estiveram representados nos oradores, entre outros, o Anderlecht, FC Porto, Paços de Ferreira e Académica, bem como muitos profissionais da área que não deixaram de comparecer e participar activamente nas discussões, visto que todos os clubes de primeira e segunda Liga foram convidados para o evento.