Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

"Alto rendimento é mais e melhor. Não só em termos desportivos, mas em todos os aspectos da vida"

Por Sporting CP
13 Abr, 2019

A última Mesa Redonda do Sporting Summit teve como tema o "Alto Rendimento"

Na última Mesa Redonda do Sporting Summit - Cimeira das Modalidades, o Auditório Artur Agostinho foi palco de um debate moderado por Rui Miguel Mendonça, Director de Comunicação e Plataformas, e que contou com um quarteto de convidados para abordarem o tema "Alto Rendimento": Carlos Silva, Director Técnico do Atletismo; Paulo Freitas, treinador da equipa principal de hóquei em patins; Rui Gama, treinador de natação adaptada e Tiago Duarte, treinador de ginástica de trampolins do SCP.

Cada um dos intervenientes deu a sua visão do conceito de alto rendimento. Carlos Silva considera que é "o patamar acima em termos competitivos e de objectivos, incluindo a superação em termos internacionais". Paulo Freitas foi categórico: "Alto rendimento é mais e melhor. Não só em termos desportivos, mas em todos os aspectos da vida". 

Rui Gama defendeu que "é algo que não pode ser encontrado na internet. Mas há a fisiologia da motricidade como auxiliar, pois cada atleta tem a sua especificidade". Tiago Duarte considera dois aspectos: "Há as questões do esforço e da profissionalização. Na primeira, um atleta com imenso potencial não pode achar que isso é suficiente, tem de se esforçar para render ainda mais. Em termos profissionais, os apoios não são muitos, pelo que a questão muitas vezes nem sequer se coloca".

Os últimos temas que causaram motivos de curiosidade entre os assistentes prendeu-se com a evolução do material e dos equipamentos dos atletas de cada uma das modalidades, desde fatos de banho até calçado de corrida, passando pelas rodas de patins e mesas de saltos acrobáticos.

Nas últimas questões colocadas, os técnicos Leoninos ainda abordaram a utilidade da tecnologia nos atletas de alo rendimento e em que medida os factores psicológicos podem influenciar um desportista.