Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Nota de condolências

Por Sporting CP
13 Jan, 2022

​Edgar Vital

O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Edgar Vital, Sócio número 1.444-0 (desde 16 de Abril de 1964) que faleceu esta quinta-feira aos 74 anos.
 
Figura ímpar do basquetebol verde e branco, Edgar Vital construiu um legado sem paralelo na modalidade e assumiu-se como uma das figuras mais importantes da secção Leonina durante várias décadas, tendo desempenhado as funções de jogador, treinador e também dirigente. 
 
Começou a praticar basquetebol com 15 anos, em 1962, nos infantis do Sporting CP, até ascender definitivamente aos seniores no fim da temporada 1965/1966. Ainda nessa década, destacou-se como um dos técnicos impulsionadores dos três centros de formação então criados, além de ter sido também treinador dos escalões de base e da equipa feminina.
 
Em 1984, foi um dos responsáveis pelo reactivamente do basquetebol, sendo que no espaço de apenas dois anos a equipa principal masculina ascendeu da terceira à primeira divisão.
 
Saiu em 1989/1990, mas regressou depois ao Clube na temporada 1990/1991, desta vez para assumir o cargo de director da modalidade até 1995, ano em que esta voltaria a ser suspensa. 
 
Em 2012, foi novamente determinante ao liderar o regresso do basquetebol pela segunda vez, agora como presidente da secção, conquistando o Campeonato Nacional feminino em 2014.
 
Aos familiares e amigos, o Sporting CP endereça as mais sentidas condolências, não deixando de agradecer os anos de dedicação e devoção ao Clube.