Carlos Álvarez é reforço para os Bicampeões Nacionais
14 Jul, 2025
Ponta direita vem do Ademar León. Foi o melhor marcador da Liga espanhola nas duas últimas temporadas.
Carlos Álvarez é reforço para o andebol do Sporting CP. O ponta direito espanhol de 22 anos, melhor marcador da Liga ASOBAL nas duas últimas temporadas, deu conta da alegria por passar a equipar de Leão ao peito, nas primeiras declarações para os meios do Clube.
“Estou muito contente por passar a fazer parte da família do Sporting CP. Para um jovem é um sonho poder jogar num Clube como este e na verdade a expectativa é máxima porque sei da competitividade que existe no Clube, a vontade de ganhar sempre e isso para mim é muito entusiasmante, num projecto muito ambicioso, do qual quero desfrutar ao máximo e aproveitar muitíssimo”.
Depois, Carlos Álvarez passou em revista a trajectória até agora percorrida no andebol. “Comecei a jogar com cinco, seis anos, também graças à família, porque era tradição jogar andebol. Sou de Pontevedra e formei-me num clube de Pontevedra e há ano e meio dei o passo de ir para o Ademar de León, uma equipa da Liga ASOBAL. Esta época pude jogar provas europeias, também e estou super-entusiasmado por vir para um clube tão grande como é o Sporting CP. Como disse antes, estou com muitíssima vontade de continuar a crescer e de proporcionar o máximo possível”.
Melhor marcador da Liga de Espanha nas duas épocas anteriores, MVP da prova e já Campeão da Europa de sub-20 por Espanha, Carlos Álvarez quer continuar a comprovar as credenciais e explicou as ambições que espera levar para a equipa Leonina.
“Espero continuar a crescer, a aprender e que melhor sítio do que uma equipa como é o Sporting CP, com gente muito jovem e sobretudo muito competitiva, que quer ganhar sempre, que quer continuar a crescer. Identifico-me na perfeição com esses valores de competitividade máxima, de procurar ganhar sempre, independentemente do adversário ou das circunstâncias. Para mim é um sonho fazer parte da família do Sporting CP”.
Depois, o novo ponta Leonino descreveu-se como jogador. “Sobretudo sou super-competitivo. Qualquer pessoa que me conheça sabe que não gosto de perder nem às cartas e isso também é uma uma filosofia do Clube, a competitividade, nunca me dar por vencido, então isso é o que me define mais com pessoa e como jogador e vou estar sempre à disposição da equipa, companheiros e equipa técnica. Sou bom companheiro e como disse antes, de dar sempre o máximo”.
Carlos Álvarez enunciou quais os objectivos individuais e colectivos que transporta com a vinda para o Sporting CP. “Primeiro que tudo, encaixar bem. Para todos os jogadores é importante sentir-se cómodo, sentir-se a gosto. Sei que a equipa é como uma família, falaram-me muito bem do grupo, por isso o primeiro objectivo é encaixar bem e depois conseguir o máximo de títulos possíveis, porque sabemos da ambição que tem o Clube, quem tem todo o plantel e a verdade é que o objectivo é o de competir sempre, ser competitivos como equipa e como família”.
Carlos Álvarez desvendou que foi a primeira vez em que esteve no Pavilhão João Rocha, o qual impõe respeito, revelando ainda que já havia visto o recinto Leonino a partir da televisão em jogos europeus e que sentiu sempre os adeptos muito identificados com a equipa e com os jogadores, acrescentando que isso dá “uma inveja boa". "Fazer parte disso na próxima época e ser artífice desta história e destes momentos dá muita expectativa e muita vontade”.
Companheiro de equipa de Jan Gurri em selecções mais jovens espanholas e na principal, o agora internacional A Carlos Álvarez desvendou que várias pessoas lhe disseram que o Sporting CP é o “clube perfeito para continuar a crescer, competir ao mais alto nível". "Sobretudo, o importante é ser um grupo jovem, do qual todos dizem maravilhas e que se sentem como uma família. Tenho muita vontade de participar e de ser companheiro de todos eles”, acrescentou.
Além disso, o estilo de jogo da equipa de andebol do Sporting CP ‘casa’ bem com as características do reforço Leonino, considerou o próprio. “Sou um jogador rápido, que gosto muito de correr, tanto para a parte ofensiva como defensiva e creio que poderei encaixar muito bem, fazer as coisas e juntos conseguirmos coisas muito bonitas”.
Para terminar, Carlos Álvarez dirigiu uma mensagem aos Sportinguistas. “Vou dar o máximo, quero fazê-los disfrutar muito e estou certo de que vão a dar-me todo o apoio para que adapte me bem, sentir-me cómodo e que vou recompensá-los a dar o melhor de mim a todo o momento”.
Carlos Carneiro, coordenador de andebol do Sporting CP, falou também sobre Carlos Álvarez e vincou a qualidade do reforço Leonino. “Estamos muito contentes com esta contratação. Já seguíamos o Carlos [Álvarez] há algum tempo e a última época parecia que nos podia complicar um pouquinho a vinda dele. Confirmou toda a qualidade, é um atleta que sabe muito bem o que quer, muito seguro de si, é um atleta super-competitivo, no discurso dele não está só a vertente dos golos, estão todas as vertentes e isso demonstra bem aquilo que ele é enquanto jogador de equipa. Além da qualidade técnica individual que tem, e muita, é um jogador que vem encaixar perfeitamente no nosso espírito, na nossa filosofia e que certamente será mais um jogador de que todos os adeptos vão gostar porque deixa tudo em campo”.
Carlos Carneiro falou ainda da linha orientadora do andebol do Sporting CP, com um plantel para o presente e para o futuro. “A nossa intenção é essa, tentar segurar os melhores jogadores, continuar a alimentar o projecto com jovens talentos, neste caso do Carlos [Álvarez], apesar de ser um jovem talento já é uma afirmação, está muito perto da Selecção A e na posição dele é bastante difícil. Acho que é uma aposta segura, tendo em conta a qualidade e também o futuro, por isso enquadra-se perfeitamente naquilo que queremos continuar a alimentar”.