Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Frederico Varandas: "É um dia histórico para o Sporting CP"

Por Sporting CP
04 Mar, 2022

Sporting CP recompra VMOCs e garante a maioria do capital da SAD

Frederico Varandas, presidente do Sporting Clube de Portugal, anunciou esta sexta-feira em conferência de imprensa que o emblema de Alvalade concluiu o acordo para recomprar os VMOCs detidos pelo Millennium BCP, o que permite garantir a maioria do capital da SAD.
 
A comunicação teve lugar no Auditório Artur Agostinho do Estádio José Alvalade e contou também com a presença de mais seis membros do Conselho Directivo: Francisco Salgado Zenha, João Sampaio, Alexandre Ferreira, André Bernardo, Maria Serrano e Miguel Afonso.
 
“É um dia histórico para o Sporting Clube de Portugal. Está fechado o acordo para a compra dos VMOCs detidos pelo Millennium BC, operação que garante a maioria do capital da SAD. Como era sabido, o Sporting CP tinha a hipótese de comprar os VMOCs até Dezembro de 2026 e, caso não o conseguisse, perderia o controlo da SAD. Quatro anos e nove meses antes dessa data, o Sporting CP garante a maioria do capital da SAD”, começou por dizer o líder Leonino. 
 
“Esta operação teve início há cerca de três anos e foi uma operação longa, dura, complexa e sempre conduzida segundo a nossa forma de trabalhar: sem ruído, com discrição e eficácia. Este era um dos grandes objectivos do nosso mandato e ficamos muito felizes por ter conseguido cumpri-lo. Amanhã há eleições e quem quer que seja o vencedor terá este problema resolvido”, sublinhou, antes de deixar uma palavra de agradecimento.
 
“Quero agradecer aos nossos parceiros e, sobretudo, à equipa que trabalhou directamente neste longo processo. À equipa financeira e também à equipa jurídica, muito obrigado pelo fantástico resultado desta operação. Felizmente, hoje o Sporting CP tem grandes equipas desportivas, mas também nos seus quadros. O Sporting e os seus Sócios estão de parabéns”.
 
“Gostaria muito de ter resolvido esta questão no primeiro dia do mandato e não no último. Infelizmente, não depende só do Sporting CP, foi uma operação de anos e com alguns avanços e retrocessos. Até podia muito bem não ter acontecido neste mandato, mas conseguimo-lo”.
 
 
De seguida, Francisco Salgado Zenha, vice-presidente do emblema de Alvalade com a pasta financeira, entrou em maior detalhe relativamente aos números que compõem esta operação.
 
“O Sporting Clube de Portugal passa a deter hoje 83 milhões, 563 mil e 849 VMOCs, ou seja, 61,9 % dos VMOCs A e B. Isto significa que, num cenário em que o Sporting CP decida converter os VMOCs em acções, passa a deter 83,9% dos direitos de voto da SAD. Significa também que num cenário em que a totalidade dos VMOCs seja convertido, inclusive os VMOCs que não são detidos pelo Sporting e pela SGPS, o Sporting CP continuará a deter uma participação muito próxima daquela que detém hoje em termos de direitos de voto”, explicou, antes de frisar: “Esta operação é fundamental para o futuro dos Sócios do Sporting CP”.