Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now

×

Foto João Pedro Morais

Dia de aniversário no Museu Sporting

Por Sporting CP
31 Ago, 2022

Cerimónia e programação especial assinalaram os 18 anos do espaço

Inaugurado a 31 de Agosto de 2004, o Museu Sporting completou, esta quarta-feira, 18 anos de actividade, celebrando-os com um dia de festa à altura da ocasião, onde reuniu antigos e actuais dirigentes, atletas e presidentes, mas também representantes de diversas entidades desportivas e museológicas.

Depois da cerimónia institucional, que foi inaugurada pelos discursos de Isabel Victor, directora do Museu, e de Frederico Varandas, presidente do Sporting Clube de Portugal, cortou-se o bolo de aniversário e o decorrer do dia trouxe várias novidades e surpresas sob lema ‘O Museu já pode sair à noite’ - fruto da sua maioridade. Ora, por isso mesmo, as portas do emblemático espaço Leonino abriram-se pela noite dentro (até às 22h00), proporcionando experiências únicas com visitas nocturnas à sala de troféus e ao relvado do Estádio José Alvalade. Além disso, inaugurou-se também um espaço informativo dedicado ao futebol feminino – além do reservado às conquistas – sobre as suas origens e actualidade no Clube de Alvalade.

E o sucesso foi notório: formaram-se longas filas de visitantes no Hall Vip do estádio, onde a partir da mítica Porta 10-A iniciaram os seus percursos de visita, contínuas a partir das 18h30 e com entrada gratuita para o público com a mesma idade do Museu – 18 anos.

"O Museu faz 18 anos, atingiu a maioridade, portanto já podemos sair à noite (risos). A ideia partiu de proporcionar uma programação diferente, em horário alargado e para o público em geral", introduziu Isabel Victor em declarações aos meios de comunicação do Clube, continuando. "A adesão foi boa, gerou-se um clima de festa, reunimos muitos amigos, colegas e pessoas de várias entidades desportivas e museológicas. Foi um dia muito bom, feliz, para festejar, mas também já para sonhar. Quem faz 18 anos o que deseja é apresentar-se ao mundo e é isso que nós também queremos".

À frente do Museu Sporting desde 2017, a directora sublinhou o balanço extremamente positivo do dia de aniversário. "O dia está a correr maravilhosamente bem e está a ser de grande felicidade para o Museu. Atingiu a maioridade, o que para nós exige maior compromisso técnico, mais profissionalismo e continuar a chegar melhor aos Sportinguistas. Já estamos a pensar nos próximos anos, porque um museu também exige perspectiva, visão e futuro", sublinhou.

Isabel Victor aproveitou ainda a oportunidade para mostrar a sua “gratidão e reconhecimento” por aquilo que o Clube tem feito pelo Museu. “Investindo e ampliando a equipa e reforçando os meios para conseguir cuidar melhor do grande património do Sporting CP, que não são só os troféus. Há um património enorme de memória, conhecimento e emocional", enumerou, antes de concluir: "O Museu tem ganho cada vez mais preponderância e é reconhecido o valor que gera, não só financeiro, mas sobretudo para a identidade, cultura e coesão Sportinguista. Trabalhamos em conjunto com uma organização que é vastíssima e isso é uma força enorme. Para mim é um orgulho imenso vestir esta camisola".